sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Lula não venceu para tudo ser igual

Foto: Ricardo Stuckert
Por Fernando Brito, em seu blog:

É curiosa a reação do “mercado financeiro” às declarações de Lula de que a austeridade fiscal não pode ser obtida à custa de que os brasileiros passem fome.

Afinal de contas, é algo tão óbvio que milhões de pessoas todos os dias o fazem, sacrificando tudo e mais um pouco para dar de comer aos seus filhos e duvido que qualquer um dos bem-educados senhores que administram fortunas, se precisassem, fariam em suas próprias casas.

Tudo, aliás, é investimento quando se trata de cuidar dos seus: a escola cara, o carro luxuoso, o apartamento espaçoso, a roupa de grife…

O que de absurdo disse Lula, para estarem agitados como formigas? Veja só:

“Não é possível que se tenha cortado dinheiro da Farmácia Popular em nome que temos de cumprir a meta fiscal, cumprir a regra de ouro. Sabe qual é a regra de ouro nesse país? É garantir que nenhuma criança vá dormir sem tomar um copo de leite e acorde sem ter um pão com manteiga para comer todo dia.”

O que há de diferente nisso do que faríamos em nossas próprias casas?

Porque escandalizar-se com isso, vindo de quem governou oito anos produzindo superávits primários e criando reservas cambiais como jamais o país teve, exceto, talvez, nos anos da 2ª Guerra, quando os fluxos comerciais e financeiros murcharam e pudemos “acumular gorduras”, logo dissipadas em negócio ruinosos para o Brasil?

Lula não poderia estar dando mais demonstrações de que pretende fazer um governo amplo, com todas as forças que, de boa vontade, estiverem dispostas a apostar na retomada do desenvolvimento nacional.

Mas o resultado das eleições e sua vitória, que ninguém duvide, vieram do povo mais pobre e não dos senhores do “teto acima de tudo”.

Há lugar para todos no “ônibus” deste governo, mas o volante está nas mãos de quem o povo brasileiro escolheu para dirigi-lo.

E que deu, hoje, uma “freada de arrumação”. Cabe todo mundo que quiser, mas o itinerário é o da justiça social.

0 comentários: