terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Nenhum terrorista bolsonarista foi preso

Charge: Nando Motta
Por Victor Dias, no Diário do Centro do Mundo:


Terroristas bolsonaristas deflagraram uma série de atos de vandalismo em Brasília na noite de segunda-feira (12). Carros e ônibus foram danificados e incendiados. Os golpistas entraram em confronto com a Polícia Militar. Nenhum apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso até a atualização desta reportagem.

Os atos de vandalismo começaram na frente da Polícia Federal, na Asa Norte, por volta de 19h30, após o cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o indígena José Acácio Tserere Xavante, apoiador de Bolsonaro.

A prisão do indígena aconteceu por determinação do STF e atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República. A PGR e o STF afirmam que o Tserere é investigado por participar de atos golpistas e reunir pessoas para cometer crimes.

Após a prisão, os terroristas tentaram invadir um prédio da PF. Parte do grupo seguiu pela Asa Norte, onde realizou novos atos de vandalismo.

Até a meia-noite, o Corpo de Bombeiros contabilizava oito veículos incendiados, incluindo dois ônibus, mas ninguém havia sido preso. Botijões de gás foram espalhados em ruas da cidade.

A Polícia Militar foi chamada e reagiu com bombas de gás e balas de borracha.

O secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo Souza Ferreira, afirmou que os participantes dos atos de vandalismo serão responsabilizados: “A partir de agora, temos imagens, filmagens, temos como identificar”.

A região do hotel onde Lula está hospedado teve a vigilância reforçada por equipes da PM. O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que já foram tomadas medidas para responsabilizar os culpados e que esse processo de identificar e punir os vândalos vai prosseguir nos próximos dias:

“Estamos aqui para consignar o fundamental. Em primeiro lugar, as medidas de responsabilização já adotadas - as que foram adotadas hoje e que vão ser adotadas a partir de amanhã - vão prosseguir”.

Mais de duas horas depois do início dos atos, o ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, disse que o Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, “manteve estreito contato” com a Secretaria de Segurança do DF e com o governo do DF “a fim de conter a violência e restabelecer a ordem”. Afirmou que “tudo será apurado e esclarecido” e que a situação está se normalizando”.

Os terroristas bolsonaristas declaram não aceitar o resultado das eleições. Os radicais defendem um golpe por meio de intervenção militar no governo.

0 comentários: