sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

RedeTV! serve comida com barata a funcionários

Por Altamiro Borges


A situação dos profissionais da RedeTV!, emissora comandada por dois empresários bolsonaristas e picaretas, é cada dia mais trágica. Nesta semana, os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas de São Paulo denunciaram a qualidade da comida servida no restaurante interno. Segundo o site Notícias da TV, “os funcionários relataram que passaram mal após comer no local e que já encontraram insetos como baratas e larvas na refeição”.

A reportagem teve acesso com exclusividade ao documento com as denúncias dos sindicatos e com trechos de depoimentos dos trabalhadores que comem diariamente no local. “As reclamações sobre o restaurante da RedeTV! não são novidade. Fontes da coluna relatam que a comida já não é boa há pelo menos cinco anos. Mas a situação se agravou nos últimos meses. Os representantes dos sindicatos na TV passaram a receber inúmeras queixas de que a comida servida era salgada e ficava com o gosto impregnado na boca durante horas”.

Lagartas, besouros e lesmas na salada

“São poucos os trabalhadores que não têm ou não tiveram pelo menos uma ocorrência de dor de estômago, barriga, diarreia ou intoxicação alimentar – como informam diversos relatos de colegas que foram contatados pelas entidades sindicais. O gosto da comida fica na boca durante horas. Impregna os dentes de tal maneira que mesmo depois de escová-los continua revesti-los”, afirma o documento.

"Uma pesquisa entre empregados e ex-empregados da emissora encontrou uma diversidade de depoimentos e testemunhos ricos em detalhes das doenças provocadas pela comida ou dos objetos e até mesmo bichos encontrados nos alimentos. Os entrevistados para esse relatório afirmam ter encontrado lagartas, besouros e lesmas na salada, cabelo, pedra no arroz e no feijão, além de caco de vidro”, diz outro trecho assustador.

Os sindicatos denunciam ainda que a emissora de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho é a única das cinco grandes redes de tevê que não disponibiliza vale-alimentação aos contratados. O restaurante da RedeTV!, no Centro de Televisão Digital (CDT) de Osasco, na Grande São Paulo, é terceirizado. Diante de mais essa conduta de ganância e desprezo dos patrões, os sindicatos tentaram negociar soluções para o grave problema.

Empresários bolsonaristas e picaretas

Na segunda-feira (12), as duas entidades apresentaram várias propostas concretas. “Sugeriram que a emissora ofereça mais um local para alimentação dos funcionários e abra concorrência entre duas empresas. Orientaram ainda que a RedeTV! ofereça R$ 29 por dia de tíquete alimentação a funcionários que trabalham com carteira assinada e para quem tem contrato PJ (Pessoa Jurídica). Por fim, pediram que a TV disponibilize pratos de comida ao custo de R$ 10 aos trabalhadores que ganham menos. Isso já acontece em outras emissoras, como Band, Record, SBT e Globo. Foi baseado na experiência das concorrentes que o documento foi elaborado”.

Os patrões picaretas da RedeTV!, porém, preferiram negar as acusações dos profissionais e dos seus sindicatos. “As informações causam espanto, pois não procedem”, afirma uma nota lacônica da empresa. Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho são conhecidos pela postura truculenta diante dos trabalhadores. Os ricaços gostam de esbanjar suas fortunas e suas relações íntimas com o presidente cessante Jair Bolsonaro. A emissora virou um palanque do fascista.

0 comentários: