segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Globo inocenta Bolsonaro na tragédia Yanomami

Charge: Cau Gomez
Por Altamiro Borges


Em editorial publicado nesta segunda-feira (13), o jornal O Globo quase que inocentou o genocida Jair Bolsonaro pela matança dos povos Yanomami. Segundo o diário da famiglia Marinho, que sempre foi tão leviano ao satanizar os ex-presidentes Lula e Dilma e estigmatizar as forças de esquerda, é impossível culpar o fascista por mais este crime: “Será preciso provar a intenção de aniquilar os ianomâmis, condição essencial para tipificar o genocídio. Nada disso está claro”.

"A acusação que desperta a maior controvérsia é a de genocídio, bordão entre opositores de Bolsonaro, ouvido também em declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se do crime mais hediondo, definido nos textos legais como atos cometidos 'com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso'... Mas será difícil para as autoridades comprovar que essa era a intenção dele [Bolsonaro] ou de qualquer integrante de seu governo”, conclui o estranho editorial. Será que a Globo decidiu pegar mais leve com o fascista? Quais as motivações?

Fascista cortou a comida dos povos indígenas

O que mais falta para comprovar o crime bárbaro cometido pelo fascista contra os povos yanomamis? O que mais é preciso para condenar o “capetão” por genocídio e, inclusive, levá-lo ao Tribunal de Haia por crimes contra a humanidade? Neste domingo (12), o jornalista Carlos Madeiro postou no site UOL que o “governo Bolsonaro soube da fome e cortou comida de yanomamis”. A reportagem apresentou os ofícios que expõem mais essa crueldade. “Ofícios da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde, revelam que o governo cortou a alimentação doada a yanomamis, mesmo após alertado da grave situação e do pedido da manutenção de entrega de comida aos indígenas”.

“Os documentos foram enviados entre junho de 2021 e março de 2022 aos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Cidadania. Dois deles foram obtidos pela coluna e comprovam que tramitaram ao menos três pedidos com sérios alertas do órgão sobre a situação nutricional dos yanomamis. Eles relatam também os impactos de uma parada de distribuição de comida por meio do programa ADA (Ação de Distribuição de Alimentos a Grupos Populacionais Tradicionais)”. A matéria inclusive apresenta uma cronologia dos documentos, confirmando que o genocídio foi planejado pelo fascista. Mesmo assim, o jornal O Globo avalia que “não há provas do genocídio”. Sinistro!

1 comentários:

Anônimo disse...

A mídia hegemônica desde o inicio defendeu,⁸ ou melhor, protegeu a politica econômica de Paulo Guedes, não é de se extranhar que famílias ditas quatrocentonas venham agora dar guarita ao genocida, afinal de contas ele deu continuidade ao projeto dos colonizadores...