terça-feira, 21 de março de 2023

Montadoras param em função dos juros altos

Charge: Aroeira/247
Por Altamiro Borges


Nesta semana, cinco montadoras de automóveis anunciaram a paralisação de suas atividades e a concessão de férias coletivas aos metalúrgicos. Volkswagen, GM, Mercedes-Benz, Hyundai e Stellantis alegaram várias razões para a brusca parada, mas a causa principal é a alta dos juros. Até analistas da mídia rentista, que mais parecem porta-vozes dos banqueiros, concordam que este é o motivo maior das atuais dificuldades da indústria no país. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o Bob Fields Neto, é o principal vilão dessa história.

O site G1, que pertence ao Grupo Globo, postou nesta terça-feira (21) que a era Bolsonaro foi uma desgraceira para o setor. “Desde 2020, as montadoras sofreram paradas por falta de matéria-prima ou surtos de Covid-19. Agora, trata-se de uma redução da demanda por conta de empréstimos mais caros e condições financeiras mais apertadas da clientela... Os aumentos da taxa básica de juros, a Selic, feitos pelo BC desde 2021, começaram, enfim, a trazer consequências mais fortes para a economia. E uma delas é, justamente, a redução do consumo por meio da dificuldade de concessão de crédito”.

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) confirmam o desastre da política monetária ortodoxa do Banco Central. Em janeiro, houve uma queda de 34% nos emplacamentos de automóveis, caminhões e ônibus na comparação com dezembro. Em fevereiro, nova queda: 9% em relação a janeiro. Contra o mesmo mês de 2022, o acumulado também passou ao campo negativo: recuo de quase 2%. Considerando apenas automóveis, houve redução de 7% e 4,2%, respectivamente. 

Apesar dessa tragédia, o presidente-abutre do “autônomo” BC segue irredutível na manutenção dos juros pornográficos – com a Selic a 13,75% ao ano. Enquanto não se altera essa política monetária recessiva, a produção industrial continuará retraída e com anúncios de férias coletivas – que são um prenúncio de novas demissões. É preciso destravar a economia brasileira para gerar emprego e renda. Sob comando dos bolsonaristas, o BC sabota o desenvolvimento e alimenta o fascismo. É urgente reduzir os juros e enxotar Bob Fields Neto!

0 comentários: