domingo, 20 de abril de 2014

Publicidade infantil: o que fazer?

Por Anna Beatriz Anjos, na revista Fórum:

No último dia 4, foi publicada no Diário Oficial da União resolução aprovada de forma unânime pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). O texto classifica como abusivas todas as formas de “publicidade e comunicação mercadológica destinadas à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço”.

Petrobras e os serviçais dos EUA

Por Dr. Rosinha, no site Vermelho:

Alguns podem achar que estou paranoico, mas tenho toda a fundamentação para levantar a seguinte suspeita.

Durante muitos anos, os golpistas negaram a participação dos Estados Unidos na construção do golpe militar dos dias 31 de março e 1º de abril de 1964. Hoje, 50 anos depois, está mais do que comprovado que os EUA patrocinaram, trabalharam e construíram o golpe. E todas as vezes em que se sentiram e se sentem ameaçados, interviram e interveem política e militarmente, não importando em que parte do mundo.

Páscoa, o que trazes pra mim?

Jo-Anne McArthur – We Animals/Peta
Por Laís Fontenelle Pereira, no site Outras Palavras:

Todo ano é a mesma coisa… Túneis de ovos de chocolate, coloridos e repletos de brindes, entulhando os supermercados. E os olhos da criançada anunciando que a Páscoa que se aproxima. São tantos os brindes recheando os ovos, dos mais variados tipos – de bonecos licenciados a mini-rádios e gloss labial –, que fica difícil, quase impossível para os pais, sozinhos, driblar os apelos das crianças. Difícil explicar o porquê não devemos comer tanto chocolate, ou simplesmente não escolher um ovo para ganhar o brinde.

Janio de Freitas rebate Barbosa

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Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Agora a coisa está ficando boa, ou, como diria Raul Seixas, chicotinho queimado está ficando quente. Jânio de Freitas rebate cartinha que Joaquim Barbosa enviou à Folha acusando o jornalista de fazer uma acusação imprópria e mentirosa ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

A maior crise na campanha de Aécio

Por Antonio Lassance, no site Carta Maior:

Uma crise se abate sobre a campanha de Aécio Neves. De todos os problemas que já enfrentou, a bomba de efeito retardado chamada "Pimenta da Veiga" é, sem sombra de dúvida, a maior até o momento.

Ela explodiu justo em Minas Gerais, onde Aécio esperava tirar parte da diferença de votos que Dilma terá em outros estados.

sábado, 19 de abril de 2014

Bombardeio da mídia tira votos de Dilma

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Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A velha imprensa, reunida em torno do Instituto Millenium, comemorou os resultados das últimas pesquisas eleitorais – que apontaram ligeira queda na intenção de votos em Dilma. Já os lulistas, pelo menos em público, preferiram destacar que Dilma seguiria a vencer a eleição em primeiro turno com os números atuais - já que os candidatos de oposição foram incapazes de capturar os eleitores que se desencantaram com o governo Dilma. No Ibope, Dilma tem 37%, Aécio 14% e Eduardo 6%. No Vox Populi, Dilma está com 40%, Aécio tem 16% e Eduardo 8%.

"Apanhe quieta", diz a mídia a Dilma

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A Folha de hoje noticia que “Dilma atende Lula e parte para o ataque“.

Título impróprio, pois o próprio texto diz que as recomendações feitas por Lula seriam de que “a ordem agora é não deixar nenhuma crítica sem resposta”.

Portanto, a de defender-se. E, no máximo, partir para o contra-ataque.

Doleiro é tiro no pé do PSDB

Por Vasconcelo Quadros, no site Último Segundo:

A empenho de figuras do PSDB para a criação da CPI da Petrobras pode se transformar em um tiro no pé dos próprios tucanos. A observação é do jornalista Amaury Ribeiro Jr, autor de “A Privataria Tucana”, livro que denuncia irregularidades na privatização das teles e um suposto esquema de evasão de divisas para paraísos fiscais durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

O Bolsa Família de Eduardo Campos

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Não se sabe o que o candidato à presidência Eduardo Campos pretende, ao prometer aumentar em 10 milhões de famílias o atendimento do Bolsa Família. Atualmente, são atendidas 14,1 milhões de famílias, ou cerca de 51 milhões de pessoas.

A promessa, e as maneiras de viabilizar o projeto, são inconsistentes.

"Gabo" foi solidário à revolução cubana

Por Vanessa Martina Silva, no site Opera Mundi:

“Gabriel García Márquez foi o intelectual mais comprometido da nossa época. Durante toda a sua vida foi um ativista político engajado com a América Latina, sempre solidário ao povo latino-americano e à Revolução Cubana”. Amigo íntimo do escritor colombiano, Fernando Morais, contou a Opera Mundi detalhes de sua relação pessoal com o Nobel da Literatura de 1982. E classificou como “lamentável” a morte de Gabo, ocorrida nesta quinta-feira (17/04).

José Dirceu na Comissão da Verdade

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Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Num país que levou um mais de 40 anos para constituir uma Comissão da Verdade para apurar os crimes do passado do regime militar, talvez seja o caso de pedir a abertura de um novo item de sua pauta para investigar ataques aos direitos humanos que tem sido cometidos nos dias de hoje. O primeiro nome é José Dirceu.

G-20, Brics e a reforma do FMI

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Em seu comunicado final, ao fim da reunião da semana passada, os ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais da maioria dos países do G-20, mandaram um recado a Washington, declarando-se “profundamente decepcionados” com os Estados Unidos pela demora na ratificação dos acordos de reforma do FMI, aprovados em 2010.

Dilma e as turbulências no ar

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

A pesquisa do instituto Vox Populi, publicada neste número de CartaCapital, constata que não há, pelo menos imediatamente, uma relação de causa e efeito entre a queda na avaliação da administração Dilma Rousseff e as intenções de voto na candidatura dela à reeleição. A diferença da pesquisa de fevereiro, quando ela obteve 41% das intenções de voto e a de abril, com 40%, é uma variação desprezível e está dentro da margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.

Globo é barão ou coronel da mídia?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O jornal O Globo fez dois tipos de entrevista com os blogueiros que entrevistaram Lula: do tipo espontâneo e do tipo compulsório. Este que escreve aceitou fazer do jeito mais fácil, do tipo relaxa e goza, mas a maioria dos outros entrevistados teve que fazer na marra, do tipo estupra mas não mata.

Manual da Globo da Entrevista Picareta

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Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

As repórteres do Globo que interrogaram os blogueiros que participaram da entrevista com Lula usaram uma técnica meio macartista, meio pegadinha do Mallandro. Nunca escreveram uma matéria sobre política, mas isso não vem ao caso porque o que importa é que elas cumpram ordens. Conceição Lemes escreveu suas respostas ao longo questionário no site do Viomundo. Eu recebi três perguntas.

Mentiras sobre a censura na Venezuela

Por Mark Weisbrot, no site da Adital:

Além do fato de que o New York Times teve de fazer uma correção dia 26 de fevereiro por declarar que a Globovisión da Venezuela era a "única emissora de televisão que transmitia regularmente críticas ao governo,” Daniel Wilkinson, do Human Rights Watch (Observatório de Direitos Humanos), repetiu o mesmo erro no New York Review of Books (NYRB) dia 9 de abril, dizendo que:

Ibope, voto nulo e a mídia

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

A pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira (17) confirma que o fenômeno destas eleições estão sendo os votos brancos e nulos. Em primeiro lugar na pesquisa apareceu a presidenta Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de votos. Em "segundo lugar" vêm os votos brancos e nulos, com 24%, bem acima dos candidatos de oposição. Em terceiro, aparece o senador Aécio Neves (PSDB) com 14%. Em quarto, o ex-governador Eduardo Campos (PSB), com 6%. A soma dos demais candidatos, dos partidos chamados nanicos, é 5%. O quadro permanece praticamente o mesmo quando Campos é trocado por Marina Silva, mudando pouca coisa, dentro da margem de erro.

A tentativa de assassinato de reputação

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Os blogueiros sujos resistiram firmemente a mais uma tentativa de assassinato de reputação. Esta, aparentemente coordenada internamente nas Organizações Globo.

Quem é leitor diário da blogosfera pode abandonar a leitura aqui, já que este artigo é para os milhares de novos leitores que nos procuram, segundos estatísticas de nossa audiência, em função de recentes - e falsas - acusações, que envolvem também o nome do Viomundo.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Gabriel García Márquez e o jornalismo

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A morte de Gabriel García Márquez surpreendeu a imprensa de todo o mundo na quinta-feira (17/4), embora boatos tenham anunciado que ele esperava junto de sua família o desfecho da doença que o acometia. Gabo já não tinha vigor para outro combate com o câncer, que em 1999 havia interrompido um de seus projetos mais instigantes.

A “roupagem nova” de Aécio Neves

Do blog de Zé Dirceu:

O candidato do PSDB a Presidência da República este ano, senador Aécio Neves (MG), não só trocou o marqueteiro-chefe de sua campanha recentemente, como troca, agora, todo o tom e roupagem de sua propaganda no rádio, TV, palanque e tudo o mais na disputa eleitoral de outubro. Partiu para tudo o que os tucanos mais querem: lutar para evitar comparações entre governos deles, estaduais e da era FHC no Planalto e os do PT, principalmente os 12 anos de gestão Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014).