terça-feira, 28 de setembro de 2010

Jatinho de Tasso Jereissati em queda

Por Altamiro Borges

O Instituto Datafolha divulgou hoje (28) pesquisa sobre intenção de voto no Ceará. Para governador, não há novidades. Cid Gomes (PSB) deve vencer com folga no primeiro turno. A disputa esquentou mesmo foi para o Senado. O antes imbatível Tasso Jereissati, um dos tucanos mais raivosos da política nacional, despencou na pesquisa. No início da campanha eleitoral, ele aparecia com 59% das intenções de voto. Agora, está com 44%.

Já os candidatos da base de apoio de presidente Lula cresceram de forma sustentável nas últimas semanas. Eunício Oliveira (PMDB), que iniciou a jornada com 25% dos votos, subiu para 44%, num inédito empate com o tucano. Já José Pimentel (PT) soma agora 36%. A presença de Lula no horário eleitoral na TV, pedindo votos para os dois aliados, é apontada como fator determinante deste impressionante virada de jogo.

Inimigo das forças progressistas

Tasso Jereissati continua com chances de se reeleger, mas seu jatinho apresenta forte turbulência. O sempre petulante senador, que lembra os velhos coronéis, deve estar com enjôo. Nos últimos oito anos, ele ficou famoso por sua “valentia” contra o governo Lula e contra tudo o que há de progressista na sociedade. Atacou os “vândalos do MST”, os “pelegos do sindicalismo” e o “ditador populista” Hugo Chávez.

Num dos seus vários bate-bocas no Senado, quando criticado por ter usado R$ 469 mil dos cofres públicos para abastecer seu jatinho particular, ele esbanjou arrogância ao dar seus berros: “O jato é meu, é meu... O dinheiro é meu, é meu”. A cena foi transmitida ao vivo pela TV Senado e fez sucesso no Youtube. Agora, seu jatinho está em queda livre.

“Pega o beco galeguim”

Caso o grão-tucano não seja reeleito, a juventude cearense deverá sair novamente às ruas, desta vez para comemorar. No final de agosto, ela realizou passeata pelo centro de Fortaleza com a palavra de ordem “chegou a hora. Agora sim, pega o beco galeguim”, que é como o senador “branquela, de zói azul” é conhecido no estado. A manifestação irreverente serviu para criticar o ex-governador, que privatizou várias empresas estatais e nunca tratou como prioridade as áreas sociais, e também para denunciar o atual “senador da direita”.

Ela foi organizada pela União da Juventude Socialista (UJS), Centro Socorro Abreu, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Juventude do PT, Juventude Pátria Livre, União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Movimentos pela Livre Orientação Sexual e Associação Cearense dos Secundaristas. Agora, elas já se preparam para comemorar uma possível derrota do “coroné”.

.

3 comentários:

Claudinete Boquim disse...

Com o programa de TV, hoje, da DILMA, tendo inclusive a participação do LULA, e o povo já percebendo o jogo sujo do PIG, de dar destaque a Marina e os candidatos Nanicos na tentativa de eles conseguirem votos para forçar um segundo turno, no Traking de amanhá Dilma voltará aos 51%, Serra aos 22% e Marina aos 10%. Aguardem, mesmo com todo estardalhaço da Globo hoje à noite. Estamos apenas restabelecendo a verdade. Vamos divulgar mais o traking.

MUITOS ELEITORES, no desejo de ver a Marina ultrapassar o Serra, não estão percebendo ainda que votando na Marina (ou no Plínio) vão ajudar o Serra a tentar o segundo turno, ou seja, quem vota na Marina acaba votando no Serra.

Semiotizando disse...

Muito bom, Miro!!! huahuahuahua e a hastag continua a mesma #pegaobecogaleguim.

nina rizzi disse...

nossa, essa foi a melhor notícia que li hoje.

jerico, o crasso. argh, vade retro.