quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Prates, “o elitista”, dançou na RBS/Globo



Por Altamiro Borges

O jornalista Luiz Carlos Prates, que ficou famoso ao criticar os “miseráveis que agora compram carro” num telejornal RBS, não terá mais espaço para seus comentários preconceituosos. Em nota divulgada nesta quarta-feira (12), a empresa informou que ele agora vai se dedicar aos seus “projetos pessoais”. Prates deixará de aparecer nas telinhas no Jornal do Almoço e de escrever para o jornal Diário Catarinense, também de propriedade da poderosa RBS, afiliada da Rede Globo na região Sul do país.

Tanto o colunista como os patrões tentam transparecer que a saída foi amigável, que não teve qualquer motivação política. Prates estava na empresa 23 anos. Mas há quem desconfie desta versão. O jornalista Sérgio Rubim, criador do Cangablog, garante que “a demissão do polêmico comentarista Luiz Carlos Prates foi decisão da direção da RBS em Porto Alegre. Prates voltava de férias e, imagino, não encontrou seu cartão ponto na parede da empresa. Ao perguntar para o porteiro pelo seu cartão deve ter sido aconselhado a passar no departamento de pessoal. Bem ao estilo da empresa”.

Vitima do seu próprio ódio

Ainda segundo Rubim, que conhece Prates desde os anos 1980, o motivo da demissão foi o seu comentário no Jornal do Almoço sobre os “miseráveis que tem carro”. Ele lembra que Prates mudava de comportamento na televisão. “Ele se transformava em um radical da oratória desempenhando um papel para o público conservador. É um bom ator. Fala com veemência, aos gritos, condena, critica, gesticula com competência e... nada!”. Para ele, “Prates foi vítima da sua própria atuação. Radicalizou tanto na fala que acabou perdendo a mão... e o emprego”.

De fato, o colunista exagerava na dose para seduzir o público conservador e agradar seus patrões da RBS/Globo. Em dezembro de 2009, ele fez rasgados elogios à ditadura militar, que “ensinou o caminho da verdadeira e legítima democracia”. No final do ano passado, porém, ele acusou o governo Lula de “espúrio” pela ampliação do crédito e ao lamentar que hoje “qualquer miserável tem carro”. A reação da sociedade foi imediata. O vídeo com suas declarações elitistas bombou na internet. Agora, ele dançou!

Boris Casoy, Willian Waack, Arnaldo Jabor e tantos outros "calunistas" das telinhas, que também gostam de destilar veneno preconceituoso, que fiquem espertos. Depois de sugar ao máximo, patrões costumam jogar o bagaço fora!

.

11 comentários:

Nilo Cabral disse...

Projetos pessoais? Do jeito que a coisa anda, acho que ele vai mesmo é criar uma seita pra pregar o evangelho segundo Prates.

Lourival Filho disse...

Boris Casoy, Willian Waack, Arnaldo Jabor, quero ver quando essa corja vão levar um pé no traseiro!

Rogério Queiroz disse...

É lastimável pessoas como este sujeito serem apenas demitidas. Nada o proíbe de fazer comentários preconceituosos em um blog ou em qualquer outro veículo, de novo. Se houvesse um pouco de cuidado com o que se é veiculado neste país, este pseudo-jornalista seria banido da profissão.

Profe Márcia disse...

Amei!! Os "calunistas" foi a palavra ideal. Diogo Mainardi já provou o veneno pela própria língua, agora é a vez de Prates... é bom que a gente comece mesmo a fazer pressão, obrigando a globo, grupo RBS, Abril e outros a colocarem um fim nesta ditadura midiática. Linkei teu blog ao meu, assim volto mais vezes. Abraços

Anônimo disse...

Tomara que a RBS tenha o mesmo destino que esse espúrio comentarista: cair no esquecimento...

Marcelo

Anônimo disse...

Bem feito!!!!! Isso e pouco.Se pensa que boca nao paga imposto esta muito engando.

Unknown disse...

Demissão foi pouco para esse velho rançoso,reacionário e preconceituoso.Mas é lamentável que tenhamos que constatar q/tanto qto ele, tem vários ainda na tv brasileira que continuam destilando seu veneno de cobra pestilenta desde a primeira até a última palavra que proferem.Será q/não dava p/os diretores dessa "respeitável e isenta"empresa,espandir essa ação p/tornar a tv brasileira mais leve,descompreconceituosa,solidáriae arejada?!

Maillena disse...

Espero que seja apenas o primeiro da fila! Bons novos tempos!

Cabelinho disse...

Graças...enfim uma boa noticia para começar o ano...
Ouvi dizer que ele vai ser gerente da lojinha de R$1,99 que os DemoTucanos vão abrir em SC.
kkkkkkkkkkkk

Sérgio Luiz disse...

Comenta-se em Florianópolis que ele abrirá um "lava carros"!!!

Anônimo disse...

Lamentável ter sido demitido, pois ele pregava os bons costumes, falava a verdade na cara desse povão sem cultura.