segunda-feira, 28 de maio de 2012

A força da comunicação em rede

Por Cris Rodrigues, no blog Somos andando:

Eita, chegou o dia. Hoje começa o 3º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, na capital dos baianos. Terceiro encontro, minha terceira participação. E o acompanhamento de uma evolução muito bacana, um crescimento nítido de participação e debate a cada edição, que refletem, como não poderia deixar de ser, um crescimento do papel da blogosfera como formadora de opinião.


Não gosto de superestimar as coisas, por isso não vou dizer aqui que a gente está empurrando os jornalões pra escanteio, encurralando as grandes emissoras de radiodifusão, que as pessoas estão trocando os meios grandes pelos blogs como fonte de informação.

Na verdade ainda faltam meios de mensurar o alcance da blogosfera nesse contexto. Em que medida os blogs influenciam na criação de pautas e na orientação com que essas pautas (ou outras pautas mais tradicionais) são tratadas? Pautas alternativas, como, no caso de Porto Alegre, o debate sobre a preservação do Morro Santa Teresa (que o então governo tucano do RS queria entregar de bandeja pra especulação imobiliária), que ganharam espaço nos veículos ainda de maior alcance, os grandes, podem ser consideradas uma vitória da blogosfera ou da mobilização popular, ou ambas. Até que ponto o mérito é de uma ou de outra é difícil saber. Mas que os blogs estão pressionando por novas abordagens é inegável, e é fundamental que se reconheça a relevância que essa (nem tão) nova forma de comunicar adquiriu e vem adquirindo cada vez mais no Brasil.

Uma pesquisa divulgou na semana passada que a internet já superou jornal impresso e a TV como o meio de comunicação mais importante para os brasileiros e também já é a segunda maior mídia em investimento publicitário (IAB Brasil). Ok, os blogueiros progressistas não podem ser considerados os responsáveis por esse cenário, evidentemente, mas eles (nós) estão lá contribuindo para esse resultado. De qualquer forma, com atuação direta da blogosfera que agora se encontra em Salvador ou não, o fato é que a comunicação em rede (sejam os agentes dessa comunicação quais forem) é que responde por essa realidade. E, como diria Caetano Veloso, isso é lindo!

0 comentários: