terça-feira, 25 de junho de 2013

Reforma política é ato de coragem

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Confesso que fiquei surpreso quando entrei no táxi na tarde desta segunda-feira, depois de sair do dentista, e o motorista, que me reconheceu da televisão, já foi logo falando que a presidente Dilma Rousseff vai propor um plebiscito para fazer a reforma política, a tal reforma mãe que o país reclama há séculos.

A cada crise, desde que me conheço por gente, toda vez que o povo saía às ruas ou havia um impasse no governo, sempre se voltava a falar na necessidade de uma profunda reforma política no país, mas eu já tinha perdido as esperanças de ver isso acontecer ainda na minha geração.

Por isso, depois de tantos presidentes que passaram pelo Palácio do Planalto após a redemocratização do país, e não tomaram esta iniciativa vital para a nossa democracia, só me cabe dar os parabéns à presidente Dilma pelo ato de coragem de abrir a reunião com prefeitos e governadores apresentando a proposta de uma Constituinte exclusiva para, finalmente, se fazer a reforma política.

Ao chegar em casa, perguntei a um assessor próximo de Dilma de quem foi esta brilhante ideia, e ele riu: "Foi da presidente, claro...". Diante da enxurrada de críticas e reivindicações levadas às ruas nos últimos dias, contra tudo e contra todos, esta era a melhor, ou talvez a única, saída democrática e republicana que restava a uma presidente acuada pelo varejo das demandas da sociedade em confronto aberto com os políticos.

Se o povo dos monumentais protestos que ocuparam as praças e ruas do país queria retomar sua participação nas grandes decisões nacionais, das quais se sentiu afastado nos últimos anos, nada melhor do que um plebiscito para que este mesmo povo possa escolher as regras do jogo daqui para a frente.

De uma só tacada, Dilma deu razão aos manifestantes, colocou na roda os governantes de Estados e Municípios, deu um chega para lá nos radicais, e retomou a iniciativa do jogo, sem ter que brigar com ninguém. Sabemos todos que a maioria dos políticos do governo e da oposição não queria nem ouvir falar em reforma política para não perder os privilégios que o atual sistema político-partidário-eleitoral lhes dava para se perpetuarem no poder.

Qual político agora terá coragem de se manifestar contra o plebiscito da reforma política?

Dilma foi direto ao assunto principal antes de discutir outras medidas urgentes, nas áreas de combate à corrupção e investimentos em educação, saúde, transportes públicos e segurança, antes que a situação fugisse do controle, para evitar uma crise institucional, estimulada neste final de semana por comunicadores populares e revistas que pediam para o povo não sair nunca mais das ruas. Com qual objetivo?

"O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está. (...) Agora o povo nas ruas quer mais. Quer uma representação política permeável, uma sociedade em que o cidadão, e não o direito econômico, esteja em primeiro lugar. É bom que o povo esteja dizendo isso em alto e bom som. Cabe a cada um de nós ouvir", disse Dilma, que também propôs uma lei para transformar corrupção em crime hediondo.

O que ainda não está definido é como e quando Dilma pretende encaminhar a sua proposta de plebiscito para a reforma política, provavelmente por meio de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) . O plebiscito poderia ser feito junto com as eleições de outubro de 2014. Se dependesse só do governo, porém, seria convocado o mais rápido possível _ a melhor maneira de acalmar as ruas e levar o debate para as instâncias em que o povo decide pelo voto.

Para completar este ato de coragem e mostrar que não tem medo do julgamento das ruas, Dilma poderia incluir entre as questões do plebiscito a reeleição, implantada em meio ao primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso. Seria a melhor forma de saber de que lado está a maioria do povo que não aparece na televisão nem nas capas de revista.

Valeu, Dilma!

6 comentários:

Leandro Ramos Benfatti disse...

Miro a Dilma tá de parabéns pois é assi que vamos mudar o país com o povo sendo protagonista da História!!! Isso é só o começo!!!

Anônimo disse...

O assunto é reforma política? Quais as propostas? O quê vai ser? Voto em lista? Voto distrital? Presidencialismo? Parlamentarismo? Eleições diretas? Eleições para Chefes de Polícia,Presidentes de Tribunais, Promotores? Fim da reeleição? Reeleições sem restrições? Como será o financiamento de campanha? Poderá haver candidatos sem partido para o executivo e/ou o legislativo? E a fidelidade partidária? Congresso Unicameral? Extinção do senado? Como ficarão as atribuições do executivo, do legislativo, do judiciário?O presidente da república terá seus podes aumentados ou ao contrário? Como ficará o equilíbrio do poder?

Anônimo disse...


SEN-SA-CI.O-NAL! SENSACIONAL! 'AS VOZES DAS RUAS' PODEM, SIM, SER OUVIDAS!... "TÁ PEGANDO AR!" ENTENDA

######################

Plebiscito
Barroso: o país precisa desesperadamente de reforma política
Na véspera da posse, o novo ministro do STF diz que a proposta de Dilma é constitucional e que o momento precisa ser aproveitado
por Agência Brasil — publicado 25/06/2013 16:5
(...)

em http://www.cartacapital.com.br/politica/barroso-pais-precisa-desesperadamente-de-reforma-politica-7146.html

########################

UM APELO: 'as vozes das ruas' "têm que ouvir essas [sábias, democráticas e patrióticas] vozes"!...

EM TEMPO: a DIREITONA está em absoluta polvorosa! Até o *Joaquim Barbosa "apoia o apoio da presidente Dilma às vozes das ruas"!...

*[JOAQUIM] BARBOSA INDICA SER A FAVOR DO PLEBISCITO
[E] Barbosa não quer que mulher nem genro advogue em tribunal de parentes. A quem se refere ?
(...)

em http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/06/25/barbosa-indica-ser-a-favor-do-plebiscito/

RESCALDO: ou é agora ou, provavelmente, nunca mais!...

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo



Anônimo disse...


DA SÉRIE “TÁ PEGANDO AR!”

########################

O CATEDRÁTICO JURISTA – E EMÉRITO CONSTITUCIONALISTA - LUÍS ROBERTO BARROSO DESMONTA MAIS UMA DISTORÇÃO DO PIG! ENTENDA PELO PRÓPRIO INTRÉPIDO COSTITUCIONALISTA, DE NOTÓRIO SABER JURÍDICO!

(...)
O advogado disse que a população não vive em um “um país convulsionado”. E acrescentou: “Temos instituições funcionando. Queremos manter o país, em grande parte, tal como está. Não vivemos um momento constituinte originário”.
Reforçou tese que publicou há dois anos sobre a reforma política necessária para o país: “Há dois anos escrevi que não achava quer era o caso, em nenhuma hipótese, de convocar uma Assembleia Constituinte para refundar o Brasil. Diferentemente, [a proposta colocada pela presidenta Dilma Rousseff equivale] à situação de um poder constituinte reformador, que é titularizado pelo Congresso”, concluiu.
Em http://www.cartacapital.com.br/politica/barroso-pais-precisa-desesperadamente-de-reforma-politica-7146.html
*Publicado originalmente em Agência Brasil.

Anônimo disse...


AINDA SOBRE DNA [DEMoTUCANO]

#######################

FHC esqueceu o que disse. De novo
Ex-presidente chama proposta de plebiscito para reforma política de característica de "regimes autoritários", mas apoiou ideia semelhante em 1998
(...)

http://www.cartacapital.com.br/politica/fhc-esqueceu-o-que-disse-de-novo-4544.html
por Redação — publicado 25/06/2013 14:15

Anônimo disse...


[... UMA DAS COISAS QUE "OS PROTESTANTES MILITANTES" DEVERIAM "OUVIR NAS RUAS" A RESPEITO DA PEC 37!]

MINISTÉRIO PUBLICO PERDE PRAZO DA SATIAGRAHA E DANTAS SE LIVRA DA CADEIA

O título que você lê acima não é uma piada. A Procuradoria Geral da República perdeu o prazo para recorrer no STJ da decisão que anulou as provas obtidas pela Polícia Federal na Operação Satiagraha. Isso mesmo, o nosso zeloso Ministério Público Federal vai deixar Daniel Dantas ficar livre simplesmente porque perdeu o prazo para recorrer de uma decisão que muitos ministros do STJ consideravam absurdas, e que cairia no Pleno do Tribunal. Não estamos falando de um processo trabalhista de 500 merréis. Estamos falando do processo penal mais importante em andamento no país, contra a quadrilha mais poderosa que se tem notícia. O maior absurdo disso tudo é que a PGR disse que não foi notificada, depois que passou para um subprocurador que teria se aposentado. Daqui a pouco vai colocar a culpa no contínuo. -

Se este fosse um país sério, neste momento o Procurador Geral, Roberto Gurgel, estaria demitido, e o responsável pelo processo estaria se preparando para dormir na prisão. Mas não, semana que vem nosso “Procurador” estará todo serelepe na televisão dando alguma entrevista em nome da moralidade, ou ainda articulando o aumento no seu salário, próximo de R$ 30 mil. E ninguém vai cobrar do magistral Ministério Público uma investigação para saber o responsável pela impunidade dantesca? Daniel Dantas já tinha dado a senha a seu advogado: “resolva meus problemas na primeira instância, que lá em Brasília eu resolvo”. Daniel Dantas pode bater no peito e dizer: “Este país tem dono…Eu sou o Dono do Brasil

http://brasilverdade.net/ministerio-publico-perde-prazo-da-satiagraha-e-dantas-se-livra-da-cadeia/