terça-feira, 7 de outubro de 2014

Mídia explica indigestão de Alckmin

Por Altamiro Borges

Vários fatores explicam a folgada reeleição de Geraldo Alckmin em São Paulo, apesar da falta de água, do caos no transporte público, da violenta crise na segurança e de outras mazelas do “choque de indigestão” tucano. O livro “Os ricos no Brasil”, organizado por Marcio Pochmann, mostra que o Estado concentra os ricaços e a velha classe média e que estes setores se tornaram cada vez mais elitistas e reacionários. É preciso também analisar a ação das forças de esquerda, que partem do diagnóstico de que o eleitorado é conservador e adotam políticas conservadoras. Mas não dá para entender a vitória do “picolé de chuchu” sem analisar o papel nefasto da mídia hegemônica.

Na véspera do primeiro turno, em 29 de setembro, o jornalista Mario Welber, assessor do deputado tucano Bruno Covas foi detido no aeroporto de Congonhas com R$ 102 mil em dinheiro vivo e 16 cheques em branco assinados pelo parlamentar. Boa parte dos paulistas nem soube deste caso. Se fosse com um parlamentar do PT, por exemplo, fotos seriam exibidas no Jornal Nacional da TV Globo, as rádios mercenárias não parariam de falar sobre o escândalo e o tema estaria estampado nas manchetes dos jornalões e na capa da revista Veja. Como Bruno Covas é um dos chefões do PSDB e foi secretário de Meio Ambiente de Geraldo Alckmin, a notícia simplesmente desapareceu da mídia venal.

Nos últimos meses, milhares de famílias da região metropolitana de São Paulo convivem com a falta de água em suas torneiras. Até nos bairros dos ricaços há racionamento. As indústrias já demitiram mais de 3 mil operários em decorrência dos efeitos na produção. Restaurantes cessam suas atividades por problemas de higiene. Por falta de planejamento e de investimentos, os reservatórios do Sistema Cantareira, que abastecem mais de 8,8 milhões de paulistas, entraram em colapso e operam no chamado “volume morto”. A mídia venal, porém, evita tratar do assunto. Quando aborda, parece que a culpa é dos usuários e do ‘esquerdista’ São Pedro. Geraldo Alckmin simplesmente não tem culpa no cartório.

Há duas décadas o PSDB governa o Estado, mas a mídia hegemônica sempre foi complacente com seus erros de gestão e até com as denúncias de corrupção. O trensalão tucano, o bilionário esquema de propina que envolve multinacionais do setor de transporte e secretários dos governos tucanos, é adjetivado de “cartel dos trens” para limpar a imagem do PSDB. As denúncias dos desvios de recursos nos pedágios, na Sabesp e em outros órgãos públicos também são abafadas. A Assembleia Legislativa de São Paulo não consegue investigar nenhum escândalo e sabota todas as comissões de inquérito. Mas a mídia venal, que adora a escandalização da política e as CPIs, nada fala sobre esta criminosa omissão.

A blindagem da mídia ajuda a explicar a reeleição de Geraldo Alckmin. Ela nunca criticou a falta de alternância no poder no Estado. Pelo contrário. Sempre fez campanha, aberta ou dissimulada, pela manutenção dos tucanos no Palácio dos Bandeirantes. Ela transformou o direitista Geraldo Alckmin num típico “picolé de chuchu”, insosso e insípido – uma nulidade administrativa e política. Os barões da mídia paulista fazem este jogo por motivos políticos e econômicos. Os tucanos representam o seu ideário político e, ao mesmo tempo, garantem muita grana para sustentar os jornalões, revistonas e emissoras de rádio e tevê com anúncios publicitários, compras de assinaturas, cessões de terrenos e outros maracutaias.

Quando faltar água para as necessidades básicas, quando ocorrerem panes no Metrô, quando a violência sangrar as cidades, quando o “choque de gestão” tucano provocar ainda mais indigestão, o eleitor paulista deve se lembrar do papel desempenhado pela mídia venal neste desgraceira!

*****

Leia também:





1 comentários:

Anônimo disse...

Quando faltar água para as necessidades básicas, quando ocorrerem panes no Metrô, quando a violência sangrar as cidades, quando o “choque de gestão” tucano provocar ainda mais indigestão, o eleitor paulista deve se lembrar que A CULPA É DA DILMA, pois em sua maioria, são ignorantes políticos provincianos.