segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Barão de Itararé: balanço de 2010

Reproduzo balanço apresentado pela diretoria do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé:

Lançado oficialmente em maio de 2010, o Centro de Estudos Barão de Itararé já conseguiu se consolidar no meio político – particularmente entre as entidades e lideranças dos movimentos sociais, partidárias, do governo e do legislativo que estão mais diretamente ligadas ao tema da comunicação – como uma entidade referência na luta pela democratização das comunicações no país.

Esse prestígio – alcançado em tão curto espaço de tempo – se deve ao protagonismo que alguns de seus integrantes já acumulavam antes da constituição do Barão e, também, às iniciativas exitosas que deram mais visibilidade à nova entidade, colocando-a em evidência no cenário político de 2010.

O desafio da nova entidade, quando lançada, era o de lutar pela implementação das propostas aprovadas na 1ª Confecom, contribuir para ampliar a discussão sobre o tema da Banda Larga no Brasil e pautar o tema da comunicação de forma mais efetiva no principal embate político do ano: a disputa eleitoral.

Avaliamos que nestes aspectos a entidade foi bem sucedida. Tivemos agilidade em perceber a oportunidade das pautas e para tomar iniciativas (vide o ato contra o golpismo midiático que lotou o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo), acertamos em dar centralidade ao tratamento dos blogs e blogueiros com a realização do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas e tivemos iniciativas inovadoras como o lançamento do gibi “Eu quero Banda Larga”.

Apesar de ainda sermos poucos e contarmos com recursos muito exíguos, a diretoria do Barão se esforçou para abraçar temas variados, sem abrir mão de priorizar as questões mais importantes.

Algumas metas que foram traçadas no planejamento feito durante o lançamento da entidade – principalmente os mais diretamente relacionados com questões organizativas e de formação – não conseguiram ser executadas. Tinha-se o objetivo de oferecer cursos de formação para comunicadores dos movimentos sociais e cursos voltados para blogueiros. Constatou-se que a não execução destas tarefas se deveu à dinâmica da conjuntura política de 2010, às inúmeras atividades políticas desenvolvidas e a pouca estrutura do Barão.

Outro desafio que ainda está por ser integralmente encarado é o da estruturação material da entidade. É preciso dedicar mais esforços neste sentido, buscando parcerias e desenvolvendo projetos com instituições do terceiro setor e governamentais.

Um dos principais patrimônios políticos do Centro de Estudos Barão de Itararé é a sua diretoria e as personalidades e lideranças que compõem o seu Conselho Consultivo. É preciso dinamizar mais a relação da diretoria com o Conselho, envolvendo mais os conselheiros no desenvolvimento de atividades, pesquisas e estudos do Barão de Itararé.

A diretoria da entidade teve um funcionamento regular, realizando reuniões mensais e debatendo todos os temas relevantes da conjuntura e as iniciativas desenvolvidas pelo Barão.

A seguir, elencamos algumas das atividades que tiveram a participação do Barão de Itararé – seja como organizadora, co-organizadora ou apenas como participante – o que pode dar a dimensão do alto nível de envolvimento da nova entidade com o tema da comunicação.

Eventos:

1– Realização do “Seminário Mídia e Eleições” – 14 e 15 de maio – Sindicato dos Engenheiros (atividade de lançamento do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé. No dia 14 foi realizada a primeira reunião do Conselho Consultivo do Barão de Itararé).

2– Participação da 1ª Audiência Pública do Conselho Curador da EBC. Rio de Janeiro, 01 de junho.

3– Lançamento do CE Barão de Itararé em Belo Horizonte. 16 de junho, Sindicato dos Jornalistas-MG.

4– Participação da Plenária pós-Confecom organizada pelas entidades da Comissão Nacional Pró-Conferência – 1 de julho, em Brasília.

5– Organização e participação do debate “Liberdade de expressão x liberdade de imprensa” e lançamento do livro do professor Venício Lima – 19 de julho, no Sindicato dos Engenheiros-SP.

6– Participação no encontro realizado no Paraguai “Um diálogo necessário para democratizar a comunicação e impulsionar a integração”. Promovido pela Alai. 01 de agosto, Assunção.

7– Realização do 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas – 20, 21 e 22 de agosto, Sindicato dos Engenheiros-SP.

8– Organização e participação do ato contra o golpismo midiático nas eleições 2010, realizado no Sindicato dos Jornalistas-SP, em 23 de setembro.

9– Participação da atividade sobre "Indicadores do Desenvolvimento da Mídia: marco para avaliar o desenvolvimento dos meios de comunicação social", promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (NetCCon) –, UnB – Laboratório de Políticas Públicas de Comunicação (LaPCom) –, e Intervozes, em cooperação com a Representação da Unesco no Brasil. 14 de outubro, Brasília.

10– Organização e participação do “Ato em Defesa da Liberdade de Expressão”, no Sindicato dos Bancários, em São Paulo – 27 de outubro.

11– Participação no seminário internacional “Comunicações eletrônicas e convergências de mídias”, promovido pela Secom – nos dias 09 e 10 de novembro em Brasília.

12– Lançamento do Gibi da Banda Larga em Salvador, em parceria com a Anid. 09 de novembro.

13– Participação no II Fórum de Cultura Digital da Arena sobre Banda Larga, 17 de novembro em São Paulo.

14– Participação do Seminário de Desenvolvimento do IPEA – de 24 a 26 de novembro (com stand próprio do Barão de Itararé.

15– Participação na entrevista coletiva do presidente Lula aos Blogueiros. 24 de novembro.

16– Participação da 3ª Reunião do Fórum Brasil Conectado, em Brasília, 30 de novembro.

17– Participação da Audiência Pública do Conselho Curador da EBC em Belo Horizonte. 07 de dezembro.

18– Participação da Audiência Pública sobre a criação do Conselho Estadual de Comunicação na Assembléia Legislativa de São Paulo – 08 de dezembro.

19– Participação do debate “Wikileaks – O que está em jogo” – no Sindicato dos Engenheiros, 15/12.

Publicações:

– Publicação do Gibi – Eu quero Banda Larga.

Articulações e campanhas:

– Integra a iniciativa de entidades que estão organizadas em torno da Campanha pela Banda Larga.

- Participação nas articulações para o ingresso da ADI contra o Congresso Nacional por omissão pela não regulamentação dos artigos da constituição que tratam da comunicação.

- Participação nas articulações dos movimentos sociais para a eleição do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.Br.

Renata Mielli - secretária-geral do Centro de Estudos Barão de Itararé.

1 comentários:

antonio barbosa filho disse...

Miro, posso estar desinformado, por estar fora do Brasil há alguns meses. Mas não achei ainda uma conta para pequenas contribuições ou uma anuidade.
Também gostaria de saber se algum dirigente do Instituto poderia participar de um debate no interior de SP, e quais os custos. Sem capilaridade não vamos longe, o tema é importante para a população. Parece-me, e espero estar equivocado, que o Barão ainda está muito restrito aos fazedores e pouco aos receptores.
Sei que não dá prá fazer tudo, e vcs tem feito demais. Mas abram-se para os públicos, além dos blogueiros, se puderem.
Tamos juntos, companheiro!