quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A luta pela democratização da mídia no RJ

Reproduzo matéria de Theófilo Rodrigues, publicada no blog Fatos Sociais:

Cerca de 70 pessoas de 50 entidades da sociedade civil estiveram presentes ontem (7) no Sindicato dos Jornalistas para reorganizar o movimento pela democratização dos meios de comunicação no Rio de Janeiro.

Com a presença do presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o jornalista Mauricio Azêdo, do professor de comunicação da ECO-UFRJ, Marcos Dantas, e do presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, a plenária aprovou como eixo central de luta para o próximo período a criação do marco regulatório das comunicações, o Plano Nacional de Banda Larga e a criação do Conselho Estadual de Comunicação, proposto pelo deputado Paulo Ramos (PDT) na ALERJ.

Para o presidente do DCE Facha, José Roberto Medeiros, o ponto alto da plenária foi sua representatividade: “Este encontro já é um sucesso por conseguir reunir entidades tão representativas em um único lugar”, afirmou José Roberto.

Já o Vice-presidente da UNE e Diretor de Comunicação da UEE-RJ, Edson Santana, elogiou o amadurecimento das entidades que agora conseguem se reunir em um fórum único: “A unidade é elemento central para conquistarmos mais vitórias para a democratização das comunicações”, ressaltou Santana.

O Secretário Estadual de Comunicação da UJS, Renato Oliveira, observou a importância do movimento voltar a se reunir: “Ou democratizamos os meios de comunicação no Brasil, ou as forças populares continuarão sendo reféns de meia dúzia de famílias”.

De forma descontraída, o encontro aprovou o indicativo de que as entidades que lutam pela democratização das comunicações participem do tradicional bloco carnavalesco “Imprensa que eu gamo” no bairro das Laranjeiras. O Fórum pretende se reunir no próximo mês para aprovar o planejamento de lutas deste ano.

0 comentários: