segunda-feira, 11 de julho de 2011

O cerco aos assassinos do blogueiro do RN

Por Altamiro Borges

O ativista digital Daniel Dantas, do blog “De olho no discurso”, informa que a polícia do Rio Grande do Norte deteve na semana passada nove suspeitos pelo assassinato do blogueiro Ednaldo Figueira, em 15 de junho passado. Presidente do PT de Serra do Mel, cidade próxima a Mossoró, ele denunciava em seu jornal e na sua página na internet as irregularidades na prestação de contas da prefeitura local, comandada pelo PSDB.



Crime com “motivação política”

Ednaldo chegou a receber ameaças anônimas por telefone e até retirou uma enquete contra o prefeito Josivan Bibiano (PSDB) do seu blog. Mas isto não foi suficiente. Ao sair do seu escritório, ele recebeu vários disparos de pistoleiros que chegaram em motocicletas. Além dos suspeitos, a polícia apreendeu oito armas, sendo quatro espingardas calibre 12 e quatro revólveres calibre 38, e farta munição.

O delegado Odilon Teodósio, responsável pela investigação, não quis antecipar ainda informações sobre o mandante do assassinato, mas confirmou que a motivação do crime foi política. O clima de violência política na cidade é tenso e há muita informação desencontrada. Mas o blogueiro Daniel Dantas avalia que o cerco está se fechando sobre os criminosos, fruto da ampla repercussão do caso.

Repercussão nacional e internacional

O bárbaro assassinado ganhou repercussão nacional e internacional. O episódio foi denunciado durante o II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, realizado em Brasília de 17 a 19 de junho, e rapidamente foi replicado nas redes sociais. Uma moção foi aprovada exigindo imediata e rigorosa apuração do caso. Até a ONG Repórteres Sem Fronteira (RSF) repercutiu o primeiro assassinato de um blogueiro brasileiro.

Segundo Nelson de Sá, da coluna “Toda Mídia”, vários veículos internacionais, como o respeitado Guardian, registraram a morte do blogueiro, “comparando-o ao iraniano Omid Reza Mir Sayafi, assassinado há dois anos”. O jornalista da Folha lembra que Ednaldo era “líder local do PT, do ex-presidente Lula da Silva e da atual, Dilma Rousseff. Era um opositor aberto do prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo, do Partido da Social Democracia Brasileira, de centro-direita”.

0 comentários: