segunda-feira, 11 de julho de 2011

Paulo Bernardo responde ao jornal O Globo

Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, no rastro do escândalo de corrupção no Ministério dos Transportes, o ministro Paulo Bernardo passou a ser alvo dos ataques da imprensa demotucana. As insinuações maldosas, sem qualquer prova, talvez reflitam o descontentamento dos barões da mídia com recentes iniciativas do Ministério da Comunicação - como o projeto que permite o ingresso das teles no mercado da TV por assinatura.

Diante do bombardeio midiático, Paulo Bernardo, que tem como característica não fugir das polêmicas, é incisivo nas respostas. No último sábado, ele foi enfático diante das provocações - travestidas de entrevista - do jornal O Globo. Num dos momentos mais tensos, ele retrucou:

"Pretendo responder respeitosamente às suas perguntas, mas exijo que me tratem com o mesmo respeito. Sua pergunta é insultuosa. O Globo tem publicado insinuações atribuídas a fontes que não se identificam".

Para evitar qualquer tipo de distorção, tão comum nos veículos da famiglia Marinho, o Ministério das Comunicações disponibilizou as respostas no seu portal:

*****

Perguntas recebidas do jornal O Globo e respondidas pelo ministro Paulo Bernardo neste sábado, 9 de julho, às 15h.

O sr. recebia empreiteiras para apresentação de projetos na área de transportes? Em que circunstâncias? Por qual motivo?

Não. Embora seja hoje ministro das Comunicações, vou explicar como funciona no Planejamento. O governo faz o planejamento dos investimentos que considera importantes, encomenda os projetos, que são incluídos no Orçamento. Em seguida, são feitas as licitações para contratar as empresas que executarão as obras. Assim, no Planejamento, não recebíamos empresas para apresentar projetos de qualquer área. O governo contrata empresas, através dos ministérios setoriais, como é o dos Transportes. Quero acrescentar, ainda, que é tarefa cotidiana de ministros receber, em audiência, empresários, trabalhadores ou entidades da sociedade civil. Quero repelir insinuações que tentam associar malfeitos ou irregularidades a tarefas normais de um ministro de Estado.

As empreiteiras lhe apresentavam "pacotes fechados" para aprovação e liberação de projetos na área de transportes, mediante pagamento de propina? O sr. tinha alguma influencia na aprovação de projetos no DNIT?

Pretendo responder respeitosamente às suas perguntas, mas exijo que me tratem com o mesmo respeito. Sua pergunta é insultuosa. O Globo tem publicado insinuações atribuídas a fontes que não se identificam. Publiquem os nomes dessas fontes e tomarei as medidas cabíveis a respeito. Sobre influência nos projetos do DNIT: o Ministério do Planejamento é um órgão central da administração federal e os projetos de todos os ministérios passam por ali para serem incluídos no Orçamento. Mas a execução é responsabilidade de cada órgão.

A que o sr. atribui as denúncias de Pagot envolvendo o sr.? Pretende fazer alguma coisa?

Não vi nenhuma denúncia feita pelo diretor do DNIT, o senhor Pagot, com quem convivi muito bem, vários anos. Tenho lido informações passadas anonimamente, às vezes atribuídas a ele. É difícil ter que debater com quem se esconde no chamado "off", ou seja, quem fala mal dos outros, sem se identificar. Como disse, anteriormente, se alguém sustentar essas insinuações, tomarei providências, inclusive na Justiça.

O sr. Pagot teria dito a senadores do PR que o senhor teria solicitado aditivos contratuais em obras rodoviárias. O senhor fez alguma solicitação ao Ministério dos Transportes ou ao Dnit neste sentido? Como ministro o senhor tinha poder para isso?

Não acredito que tenha dito, porque não é verdade. Na Administração Pública, solicitações como essas, de aditivos, ficam registradas e transitam de forma oficial entre os órgãos. Mas em diversas ocasiões, solicitei informações ao diretor Pagot sobre o andamento de obras no Paraná.

Em entrevista ao GLOBO, o sr. Pagot afirmou que "manda quem pode e obedece quem tem juízo", em referência ao fato de que teria agido sempre no Dnit de acordo com instruções recebidas. Na sua opinião, a quem ele se refere?

Não sei a quem ele se referiu. De fato, a hierarquia é fundamental dentro da máquina governamental. Mas Pagot não era meu subordinado e servidor público obedece a ordens formais que, como lhe disse, ficam registradas no sistema do governo. Esses procedimentos são legais e obrigatórios. No serviço público, fazemos apenas o que a lei determina.

A oposição espera que o depoimento do sr. Pagot na terça-feira forneça munição para uma CPI do Dnit no Senado. Uma investigação parlamentar pode criar constrangimentos para o governo e aumentar o clima de insegurança dentro da base, afetando a votação de matérias de interesse do Executivo?

À oposição cumpre fiscalizar os atos do governo. Ao criticar e exigir informações do Poder Executivo ela está em seu papel. E ao governo, cabe informar e esclarecer. Espero ter contribuído para isso com minhas respostas.

2 comentários:

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Infelizmente, o ministro Paulo Bernardo não está sendo alvo de ataques apenas da imprensa demotucana. Blogs progressistas, como o de Paulo Henrique Amorim, estão, diuturnamente, fritando o ministro e não irão sossegar enquanto não o derrubarem da pasta das Comunicações. O bombardeio midiático , portanto, tem vindo, também, da mídia "amiga".

Vinício disse...

Hey Miro, como vai? Meu nome é Vinício Salotti, e tenho 17 anos. Moro na Rússia agora e vira e mexe eu leio seu blog, porque gosto bastante dele. Não leio tudo que aparece no feed (uma época atrás sim) porque os assustos acabam não me interessando, porque eu sei sobre o que você vai falar (como a Rede Globo ataca novamente, ou o que seja do gênero [mas é legal saber o que ela faz de errado, não digo que é ruim, porque é massa ter jornalismo contrário e opinião contrária (parabenizo você a isso)]). Enfim... Eu escrevo para te perguntar uma única coisa, que me interessa muito (já tentei procurar no google e não achei): por que você usa o termo "famiglia"? Sim, era só isso mesmo. Por favor, responda para mim (se nessa hora você não tiver nada melhor para fazer)?
Спосибо за ваше внимание (Spasiba za vashe vnimânie) Obrigado pela atenção =]