sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Meirelles será o candidato de Kassab?

Foto: Valter Campanato-ABr
Por Altamiro Borges

Um fato novo deve esquentar ainda mais a já acirrada disputa pela prefeitura de São Paulo. Ontem (6), o ex-presidente de Banco Central, Henrique Meirelles, formalizou a sua saída do PMDB. Hoje, segundo o sítio Brasil 247, ele anuncia seu ingresso no PSD de Gilberto Kassab. Ele também já transferiu o seu domicílio eleitoral de Anápolis (GO), sua cidade natal, para São Paulo.


Tudo indica que ele será candidato a prefeito em 2012. O seu ingresso bagunça de vez o quadro sucessório. Além de contar com a bilionária máquina da prefeitura (cerca de R$ 10 bilhões em caixa), Meirelles é um homem de confiança dos banqueiros e sempre teve o apoio da mídia rentista na implantação do tripé neoliberal de juros elevados, arrocho fiscal e total libertinagem cambial.

A cara do PSD

Meirelles se encaixa perfeitamente no perfil do PSD de Kassab – “que não é de centro, nem de direita e nem de esquerda”. A nova sigla tem atraído vários políticos de direita e centro, que perceberam que demos rumam para o inferno e que os tucanos afundam em sua grave crise. O partido-ônibus já nasce com mais de 50 deputados federais, dois senadores e um governador.

Meirelles transita bem neste meio. Antes de ser indicado por Lula para dirigir o Banco Central, num gesto para “acalmar” o deus-mercado, o ex-presidente do BankBoston foi eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás, em 2002. No governo, ele migrou para o PMDB, tentando se cacifar para ser vice na chapa de Dilma Rousseff. Não conseguiu e ainda foi enxotado do Banco Central.

Cavalo arreado

Agora, ele volta à cena para disputar a prefeitura da mais importante capital do país. Como afirma Leonardo Attuch, do sítio Brasil -247, “Meirelles é um bom símbolo daquilo que o PSD pretende ser – um partido de centro que se equilibra entre PT e PSDB... É um híbrido, que trafega entre bem os dois partidos, mas que, no governo Dilma, foi escanteado... Agora, Henrique Meirelles encontra aquele quadro com o qual sempre sonhou: um cavalo arreado, pronto para ser montado”.

1 comentários:

Anônimo disse...

Tem razão o PSTU quando diz que a direita sempre se arranja. A ética da direita é o dinheiro. Em breve estarão juntos, BHC,Alkmin,Kassab,Serra,Folha, Estadão,Globo,Veja,DEM,PSDB, e demais partidos.