quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Quem "marchou contra a corrupção"

Foto: Eduardo Anizelli-Folhapress
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No início da tarde de 12 de outubro de 2011, comecei a ver na internet notícias de que uma das marchas contra a corrupção que a mídia vinha anunciando havia semanas reunira milhares em Brasília. Apesar disso, não se encontrava notícias de outras capitais. Por volta das 15 horas, então, por morar próximo ao Masp, local de partida da marcha de São Paulo, decidi ir até lá tentar entender esse movimento “apartidário” e “contra a corrupção”.


Todavia, cheguei tarde ao local de partida da “marcha”. Encontrei um grupo de cerca de 50 pessoas. Segundo os presentes, a marcha maior partira rumo ao centro da cidade havia alguns minutos. Os que ficaram no Masp, segundo disseram, romperam com a maioria que decidira marchar pela avenida Paulista, depois pela avenida da Consolação, depois pela rua Xavier de Toledo até chegar à Praça Ramos de Azevedo, diante do Teatro Municipal, onde o ato chegaria ao fim após alguns discursos.

Já no cruzamento da avenida Paulista com a Consolação, vendo que o tráfego continuava engarrafado rumo ao centro, apressei o passo. No caminho, encontro o blogueiro mineiro Tulio Viana e a esposa, a também blogueira Cintia Semiramis, descendo de um táxi em frente a um hotel. Falo com eles rapidamente e continuo caminhando, mas só vejo congestionamento e nada de manifestação.

Vou andando e vejo gente vestida a caráter para uma manifestação daquela natureza. Estavam indo na mesma direção ou voltando em sentido contrário. Alguns com caras pintadas de verde e amarelo, outros até portando cartazes e bandeiras do Brasil. Paro um casal em suas bicicletas, identifico-me como blogueiro político e pergunto se me poderiam dar uma rápida entrevista.

Ali começo a fazer a série de perguntas que faria nas outras 27 entrevistas durante as quase duas horas seguintes. Pergunto, basicamente, o seguinte:

1 – Como você tomou conhecimento da manifestação?

2 – Por que você decidiu participar dessa manifestação?

3 – Você lê a revista Veja, a Folha de São Paulo ou o Estadão?

4 – Você acha que hoje há mais corrupção no Brasil do que há dez anos?

5 – Você acha que hoje o Brasil é um país pior, igual ou melhor do que há dez anos?

6 – Quantas pessoas você acha que há nessa manifestação?

A bela e esguia jovem de pele bem branca e cabelos lisos, negros e bem cuidados, vestindo roupa de malha dessas que se usam em academias e um short jeans, e o rapaz forte, alto, vestindo short e camiseta, a quem ela chamou de “amor”, não desceram das suas bicicletas para me dar entrevista, apesar de terem sido simpáticos e receptivos. Eis as suas respostas consensuais:

1 – Souberam da manifestação pelo Facebook

2 – Foram se manifestar devido ao aumento da corrupção

3 – Lêem Folha e Veja

4 – Disseram que hoje há muito mais corrupção do que há dez anos

5 – Disseram que hoje o Brasil é um país muito pior do que há dez anos

6 – Estimaram que a manifestação reuniu em torno de três mil pessoas.

Consigo encontrar a marcha só quando chego ao limiar da rua Xavier de Toledo, a algumas quadras do teatro da Praça Ramos de Azevedo. Correra por quarteirões e já estava pondo os bofes para fora e suando em bica. Continuo caminhando, agora, mas meus passos ainda são mais rápidos do que os da marcha.

Vou parando os policiais, no caminho, e pedindo estimativa do número de manifestantes. Alguns falam em quatrocentos, outros falam em quinhentos, outros falam oitocentos. Quando encontro o oficial da PM responsável pela operação que acompanhou a manifestação, porém, o número muda: o capitão, um simpático oriental de óculos, diz que a PM estima o público em “três mil pessoas”.

Decido ultrapassar a marcha quando vislumbro o Teatro Municipal ao fim da Xavier de Toledo. Começo a correr. Chego ao Teatro e subo a escadaria. Começo uma contagem. Contei umas setecentas pessoas. Parecia mais porque a rua estava cheia de transeuntes. Mas como os manifestantes caminhavam pela via dos veículos, deixando a calçada para os transeuntes, consegui fazer uma contagem que julgo bem razoável.

Começo, então, a me esgueirar entre a multidão a fim de fazer aquela série de perguntas mencionada mais acima. As únicas divergências para o casal de ciclistas que obtive foram no que diz respeito a quem lê Folha, Veja e Estadão, quanto ao número de manifestantes e quanto à forma como essas pessoas ficaram sabendo da manifestação.

A maioria, em 19 entrevistas, lê algum desses veículos, seja em papel ou pela internet, e os números que os entrevistados diziam haver de manifestantes iam de quinhentos a dez mil. Quanto à forma pela qual tomaram conhecimento da manifestação, citaram e-mails, jornais, revistas, boca a boca, blogs e sites, Twitter e Facebook.

Das 27 entrevistas, em 26 ouvi das pessoas que estavam lá por acharem que há muita corrupção. Essa maioria esmagadora afirma que há mais corrupção hoje no Brasil do que há dez anos e que hoje o país está muito pior do que há dez anos até na economia. Ou, como ouvi muito, “O país está pior em todos os sentidos”.

Na maioria das entrevistas, as pessoas acabaram atacando o PT, Lula, Dilma ou todos juntos. Quase todos disseram que a culpa pela corrupção é desse partido. O mais xingado foi, de longe, Lula. Um casal, inclusive, falou em impeachment de Dilma caso “a coisa continue a piorar”. Só um casal jovem que estava lá porque passava pelo local disse que hoje a corrupção aparece mais porque há mais informação e que o país está muito melhor hoje do que há dez anos.

Entre os organizadores do ato, descobri que estavam movimentos como o “Defenda São Paulo”, muitos alunos da universidade Mackenzie (havia até um professor contando, ao microfone, como ajudou a recrutá-los em sala de aula), a “juventude do PSDB” e o grupo Anonymous. Uma das entrevistadas se disse “militante do partido”, mas quando perguntei de que partido ela desconversou e passou a me ignorar, não mais respondendo as perguntas. E sumiu em seguida.

Por volta das 17 horas, fiz a última entrevista. Escolhi o que quase não se via na manifestação: um negro. Fiz a série de perguntas e ele, que se identificou como “Tiago”, estudante de Direito da universidade Unip, leitor da Veja e do Estadão, concordou com os outros que hoje há mais corrupção e que o país está pior do que nunca. Mas disse não entender por que não havia mais negros, ali. E arrematou: “É uma manifestação branca”.

15 comentários:

Luiz Henrique Dias da Silva disse...

Esse "raio-x" das manifestações atuais mostra uma classe média-alta emburrecida.

Não há apoio do povo. O povo está com Dilma (como esteve com Lula) pois sabe viver em um país melhor que há dez anos.

Bela matéria, parabéns!

Luiz Henrique Dias
Foz do Iguaçu - PR

Luis R disse...

Essa marcha é muito louca, um embrulho no estômago, não se esqueça do jornal e tv Globo.

José Carlos Lima disse...

O esgoto da Veja está cuspindo fogo por ai porque estamos desmascarando a hipocrisa dos marchadeiros. Como se diz, ninguém chuta cachorro morto, a velha mídia já não canta mais de galo no terreiro, a blogosfera está incomodando, podemos até discordar entre nós, isso só faz nos enriquecer, longa vida aos blogs

http://www.advivo.com.br/blog/quemel/marcha-contra-a-corrupcao

Horácio disse...

o interessante dessa reportagem é o esrudande negro que busca (des) informação na mídia patronal (Folha e Veja Estadão) assim ele nunca conseguirá entender mesmo o que é a elite separatista paulistana e branca, manipuladora de incautos e bem intencionados...

Blog do Kleiner disse...

Grande passeata com gente "inteligente" e bem informada? Que retrato da classe média alta! Ainda bem que todos confirmaram que são leitores do PIG. Por que só o PIG organiza uma passeata dessa!

efficiente Contabilidade disse...

Acordei hoje 13/10/2011 por volta das 7:00hs pouco depois começa o Bom dia Brasil, a matéria sobre estas manifestações foi ao ar por volta das 8:10hs , confesso que fiquei com um pulga atrás da orelha quando por quase uma dezenas de vezes foi repetido que o tal evento foi "apartidário" e sim de iniciativa das redes sociais.

Show de bola Miro seu diagnostico, mais uma vez parabéns!!

Anônimo disse...

escrevi tbém no meu blog sobre essa marcha, leiamm!!!

http://blogdoyggor.blogspot.com/

Carlos disse...

Quem marchou contra a corrupção = quem é contra a corrupção. Algo que quem faz de um partido criado para apoiar Stálin até o fim não tem como entender heheh

Cuca Falcão disse...

Os ricos e brancos, ou que vêem como tal, têm toda a razão de se manifestar contra os governos do PT. Afinal, são seus interesses seculares que estão em jogo. Porém o número micho de participantes demonstra a falata de apoio popular da proposta do neo-udenismo pregado por nossa mídia e pelos partidos do Tea Party tupiniquim (veja artigo do paulo Moreira Leite na Época). Muito bom o artigo, como é regra nos textos do Altamiro. Abraços.

Guilherme disse...

Legal tuas entrevistas, e fiquei em dúvida:
Fui na manifestação que ocorreu em Porto Alegre, no dia 7 de setembro. Fui porque queria demonstrar meu apoio pela tentativa de "faxina" que a Dilma estava promovendo, ficando ela assim cercada, e como muito ouvi dizer, ia criar uma situação de ingovernabilidade.
Ouve gritos de protesto contra José Dirceu, Sarney e a rede Globo.
Teve também manifestantes da juventude do PMDB.
Agora não sei se participei de um grupo de manobra, ou se as pessoas que foram aqui em POA sabiam o que elas estavam fazendo.

Guilherme

Anônimo disse...

Essa elite branca (e quase nada brasileira) está desesperada porque os brasileiros estão começando a usufruir da sua terra. Viva os brasileiros!

Anônimo disse...

Não Existe Amor em Sp Criolo

Não existe amor em SP,
Um labirinto mistico,
Onde os grafites gritam,
Não dá pra descrever,

Numa linda frase,
De um postal tão doce,
cuidado com doce,
São Paulo é um buquê,

Buquês são flores mortas,
Num lindo arranjo,
Arranjo lindo feito pra você,
Não existe amor em SP.

Os bares estão cheios de almas tão vazias
A ganancia vibra, a vaidade excita
Devolva minha vida e morra afogada em seu próprio mar de fél
Aqui ninguém vai pro céu,

Não precisa morrer pra ver Deus
Não precisa sofrer pra saber o que é melhor pra você,

Encontro duas nuvens em casa escombro em cada esquina,
Me dê um gole de vida,

Não precisa morrer pra ver Deus

Anônimo disse...

Trocando em miúdos: é o udenismto entrando em ação.

Lilly disse...

Ótima matéria. Gostei muito das perguntas, só não gostei das repostas. Infelizmente,essa respostas são o minimo que eu espero de quem lê a revista veja.

Anônimo disse...

Após a leitura, surge-nos algumas indagações pertinentes:
-Por que o embotamento mental dessa parcela da população?
-Por que a desinformação acerca dos REAIS DADOS do País?
-Os veículos de "comunicação" pelos quais eles buscam "instruir-se" estão escamoteando a Verdade?
-A que interesses esses conglomerados da mídia servem?
Pilatos inquiriu a Cristo: Quem é a verdade, onde está a verdade?
Se o índice de gini mostra, conclui que a pobreza reduziu é um dado da Ciência. Se o IBGE conclui pesquisas (PNAD)que o padrão de vida do brasileiro nos últimos 10 anos melhorou é dado científico. Se o mundo (Instituições do mundo)premiam Lula, falam bem da nossa economia, da nossa Política Exterior é dado da Ciência Política, da comprovação aparente, da denotação externa e interna.Se compararmos a atuação da Polícia Federal, do Ministério Público, do INSS, da Receita Federal, Controladoria Geral da União, TCU... nos governos do PT e do PSDB veremos a gritante diferença de atuação. Enquanto os Governos de Lula e Dilma apuram, denuciam, prende(banqueiros foram presos), o resto(incluindo governos estaduais de Serra/alkmim/Aécio/FHC escondem. Lembremos do Engavetador Geral da República, dos 169 pedidos de CPI do governo Alkmim/Serra/psdb. E agora (recente) do escândalo da Assembléia Legislativa de São Paulo, do mensalão paulista, ou mensalão das emendas paulistas e a compra de Assinaturas de revistas feitas pelo Governo Paulista junto a editoras da "veja", da "folha"...

Anonio Américo Carvalho
Itabuna-Ba