segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Olavo de Carvalho foge do hospício


Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Não lhes aconselho a ler o artigo de Olavo de Carvalho, publicado hoje na Folha. Minha breve carreira de analista de mídia, contudo, já me ensinou a não subestimar nem esnobar ninguém, sobretudo os próceres do conservadorismo tupi. Eu uso essa intimidade, chamando-o de Olavão, porque já briguei tanto com ele em minha trajetória – essa um pouco mais longa – de blogueiro de esquerda, que sinto aquele carinho exótico de um oficial de guerra por outro. Isso não me impede, porém, de desprezá-lo profundamente. A ele e às suas ideias. A ele, porque ele é o protótipo da desonestidade intelectual. Às suas ideias, porque são positivamente fascistas, além de esquizofrênicas. Vamos organizar:


- Desonestidade intelectual. Em seu artigo na Folha, Olavo ensaia uma breve história intelectual da USP. Começa razoavelmente. A partir do segundo parágrafo, todavia, vemos os primeiros espamos da grave e melancólica epilepsia ideológica de que sofre o filósofo. Seu erro nasce, como aliás é tão comum em acadêmicos, da arrogância e esquematização com que trata fenômenos históricos, políticos e mesmo psicológicos. Mas os delírios realmente assustadores (maior característica do Olavão) ainda estão por vir.

- O paroximo da esquizofrenia olaval se mostra a partir do oitavo parágrafo, quando afirma que “bilionários globalistas passam a patrocinar movimentos esquerdistas por toda parte”. É uma afirmação completamente desvairada.

- Aí já temos um espetáculo deprimente: um filósofo brasileiro berrando insanidades como um louco furioso num jornal de grande circulação nacional. Sem a mínima preocupação de ater-se à realidade, Olavo repete seus conhecidos chavões de que a mídia brasileira é esquerdista.

- Conclui o artigo dizendo que todo mundo no Brasil é esquerdista, aprova o uso de maconha na USP e simpatiza com os radicais de ultra-ultra-esquerda que ocuparam a reitoria. Todos partilham da “Ideologia”. Todos: deputados, senadores, professores, reitores, ministros de Estado e empresários de mídia. Sem explicar muito bem que sinistra ideologia seja essa, o leitor é fatalmente levado a pensar que deve ser alguma variação particularmente maligna do esquerdismo contemporâneo. Olavo esqueceu, porém, de mencionar, dentre os que sofrem dessa doença, garis, astrofísicos, jogadores de sinuca, viciados em crack e representantes da indústria de tecidos.

- Olavão agora é presidente do Inter-American Institute for Philosophy, Government and Social Thought, um nome bonito para associação dos fascistas brasileiros doentes mentais que vivem de esmolas do Tea Party.

Eu uso uma linguagem particularmente agressiva com Olavo porque conheço a figura. Durante anos, ele tinha uma coluna no jornal O Globo, e era idolatrado por escritores analfabetos politicamente. Então um dia fui à biblioteca do CCBB e li seus livros. Ele é ainda mais doente, rancoroso e delirante em seus livros. A pretexto de falar de filosofia, ele simplesmente faz um proselitismo ideológico vagabundo, onde a sigla PT aparece mais do que o nome de qualquer pensador. Lembra até o Nietzsche da última fase, já louco por causa da sífilis, xingando os cristãos por páginas a fio, mas sem o talento literário do alemão, e substituindo os cristãos por petistas.

E Olavo usava seu espaço na mídia, praticando todo o tipo de pilantragem intelectual, para perseguir covardemente aqueles com os quais ele discutia na internet. É, definitivamente, um crápula.

27 comentários:

Murilo Araújo disse...

Adoro quando alguém dá um desses gritos de sensatez sobre o lixo de "pensamento" que é Olavo de Carvalho. Acho que nem preciso ler o tal artigo pra imaginar as pérolas daquele que eu ouso chamar de Olavinho, com carinho quase semelhante.... hahaha...

Texto curto e grosso.
Muito bom!

Anônimo disse...

Pegou bem pesado, hein? Mas quer saber? Concordo com você.

RONALDO VERNECK GONCALVES disse...

Heheheheh. Vc chama ele de Olavão Miro. Para seus admiradores tenho o hábito de chamá-lo de Olavinho. Ô coitados.
Abraços.

antonio barbosa filho disse...

O pior é que o pseudo-filósofo (hoje está mais para velhinho pornô, como se comprova em seus podcasts, nos quais mistura A Virgem Santíssima como cenas de sodomia explícia no mesmo parágrafo) é sustentado na roça dos EUA pelo Afif Domingos, hoje vice-governador de SP. Foi ele quem mandou o Olavo para os EUA, para conspirar contra a Democracia brasileira, usando dinheiro da Associação Comercial de SP, de propriedade, como sabemos, de Afif).
Pessoalmente, depois de ter visitado a Romênia onde Olavo diz ter vivido algum tempo, acho que ele é um agente do falecido Ceausescu. Sua missão é desmoralizar a direita no Brasil e onde mais puder, pela via do ridículo. Quem ouve ou lê um maluco como este jamais dará qualquer seriedade ao conservadorismo ou à direita caboclas.
Cuidado: segundo Olavo, a esquerda engloba do Vaticano à KGB (!), do Obama ao Lula, do George Soros a todo o Islã, sem falar nos ricos da revista Forbes somados ao Fidel Castro!!! Melhor parar de respirar, pois, senhores direitistas!

Jayme Jr. disse...

Eu sempre disse às pessoas que conheço que gostam do Olavo, que ele é aquele tipo de ideólogo que ainda vê tanques soviéticos no horizonte... Miro, li ontem na folha seu artigo, e como sempre, senti o que sempre sinto ao lê-lo... Ele em si é um absurdo...

RASIL disse...

O Olavo de Carvalho me lembra "O GANDE METENCAPTO" do Fernando Sabino. Pior, agora um energúmeno.

Rodrigo disse...

parabéns pelo texto, miro. incrível como tem gente que leva as paranoias persecutórias dele a sério

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

É alguma piada ficar chamando o texto do Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho (cujo nome está em evidência no início da postagem) de Miro? Ou vcs simplesmente não lêem o texto inteiro e por isso não sabem quem é o autor?

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

É algum tipo de piada ficar parabenizando o "Miro" pelo texto de outra pessoa? Ou a referência "Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho" encontrada no início do post não significa nada? Ou vcs simplesmente não lêem o texto inteiro pra saber quem escreveu?

dona maria disse...

MIRO e CAFEZINHO: duas diaristas do PT!

AFORTUNATTA disse...

ë claro que você nao aconselha a ler o texto do professor Olavo de Cravalho, pois quem o faz ,s e dará conta da sua estupidez e mediocridade !!

Anônimo disse...

Ô esquerdalha nojenta! O grande Olavo de Carvalho está despertando a consciência da nova direita brasileira. Em pouco tempo um movimento conservador de classe média ocupará as ruas e universidades brasileiras! E ai, meu nego, vai acabar a farra marxista...

WALQUER CARNEIRO disse...

Eu entrei em contato com os textos do Olavo de Carvalho através do site Mídia Sem Máscara. Do alto do meu pouco conhecimento literário e da minha escassa experiência filosófica percebi a profundidade da ideologia conservadora e facista contida em seus artigos. Percebi ideias profundamente perigosas, pois seus textos são de fácil entendimento para pessoas com baixo conhecimento cultural, político e ideológico. E aí comecei a me contrapor a suas ideias em comentários no seu site, e em pouco tempo ele censurou minha participação, mas mesmo assim, de vez em quando, acesso tal site.

Anônimo disse...

Você é um hipócrita.Olavo de carvalho é um gênio.Você tem é ciumes do grande olavo.Seu pernalonga cruzado com Pedro de LARA

Anônimo disse...

VOCê é que é Um CRápula.UM NAZISTINHa DE MERDA.VOcÊ ACHA QUe MAnDa.ESSE SEU BLOG DESAPARECERÁ.O PHA já FOI DESMASCARADO VOCê é O PRóXIMo.VOcê TEm RABO PRESO.Con toda la certeza.

Anônimo disse...

Não é de se estranhar que só coisas (leia-se: veículos de mídia) de rabo preso com a ultradireita paranóica que mostrou suas asinhas nas últimas eleições, como a Veja e a Folha publiquem as sandices fascistas desse desmiolado que se considera filósofo (corre-se que nem diploma ele tem). Mais assustador é que tenha seu séquito de defensores, tão paranóicos quanto Olavo, basta ver com que gana defendem o aloprado em seus vídeos no Youtube ou no orkut. É mesmo um sujeito retrógrado, preconceituoso, vítima de coprolalia. Lamentável que haja que o leve a sério.

David Emanuel disse...

Só não concordo em chamar o sujeito de "filósofo". Ele não é filósofo, é um pseudo-intelectual. Chamando de "filósofo", você ofende desde Tales até os filósofos contemporâneos.

Anônimo disse...

O Sr. é um mentiroso. Jamais leu os livros de Olavo. Desafio a me dizer quantas vezes o PT é mencionado no Jardim das Afliçõs, no Aristóteles em Nova Perspectiva, na coleção de 32 de volumes da História Essencial da Filosofia, na Dialética Simbólica, no Maquiavel ou em qualquer outro livro do Olavo. Desafio também a me dizer uma só idéia fascista que ele defenda.

Hélio disse...

Eu li nesta página - no texto em epígrafe e em seus comentarios - uma série de críticas pesadas contra a PESSOA do Olavo de Carvalho, mas em NENHUM MOMENTO eu li resoluções a respeito das idéias/afirmações/alegações/objeções realizadas no seguinte ensaio escrito pelo filósofo intitulado "A USP e a Folha".

Em outras palavras, falou aos críticos a seguinte atitude: Na contra partida de atacarem a pessoa autor do texto "A USP e a Folha (de forma simplista e rasa), deveriam dissecar os supostos pontos falaciosos levantados pelo filosofo e apontado (mas não provado) pela esquerda.

Bem, peguei o bonde no final...

Mas fica meu parecer a respeito do "*argumentum ad hominem" escrito pelo "Miguel do Rosário".

*Um Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo. Um argumentum ad hominem é uma forte arma retórica, apesar de não possuir bases lógicas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem

Hélio disse...

Correção.

No segundo parágrafo, onde se lê "falou", quis escrever "FALTOU".

"...faltou aos críticos"

Anônimo disse...

texto tão ridículo quanto a carinha de funcionariozinho público aposentado e mamador das tetas estatais do miro.

se enxerga petralhinha

Anônimo disse...

Critica rasa , boba , cheia de estereótipos ,ad hominem até a medula . No simples ato e se "horrorizar" sem prestar nenhuma contra argumentação , o autor demonstra o velho cacoete dos ignorantes e mal informados . Lamentável . Ao invés de perder tempo com esse tipo de leitura ruim , os críticos de Olavo de Carvalho deveriam lhe dar uma chance , passar por cima de preconceitos tolos e manipulação cultural/ acadêmica . É só um conselho .

Anônimo disse...

Ainda bem que o Olavo existe. Os textos dele de 90 sao proféticos - deslindam tintim por tintim o que está acontecendo HOJE. Éle é tudo o que você precisa ser para nao ser um idiota - falo de modo geral. Quem me dera todos pensassem como ele ...

Kurt

Gaúcho disse...

Gostei do texto, e também dos comentários, fica claro quando os seguidores de Olavo de Carvalho destilam seu idiotismo de ultra ultra direita.
A falta de honestidade desses sujeitos vai desde a picaretagem teórica quando se afirmam filósofos até o exercício das violências fascistas.
Eu bem longe dessa direita rancorosa, estúpida e idiota.

Luciano disse...

Não sei se Olavo de Carvalho está la´nos Estados Unidos legalmente, se estiver o Trump dará um jeito de deportá-lo, creio que Trump quer ser o maior idiota da América e não suportará a concorrência.

ANTI-MOFO disse...

O astrólogo charlatão realmente é atroz.

Unknown disse...

Olavo, olavao ou Olavinho, o homem é doido de jogar pedra na lua.