quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O (claro) recado de Dilma em Cuba

Por Renato Rabelo, em seu blog:

Deu-se mal quem esperava uma postura pequena, mesquinha e subalterna. Jornalistas e acadêmicos de aluguel povoaram os canais de televisão e os jornais do oligopólio midiático. E a feitiço virou-se contra o feiticeiro. O recado da presidenta Dilma Rousseff em Cuba não poderia ser mais claro no sentido de primeiro olharmos para o nosso próprio umbigo antes de jogar a primeira pedra.
Mais prudente verificar que existe sim, em território cubano, sevícias contra os “direitos humanos” na base de Guantánamo. Em outras palavras, “direitos humanos” são um assunto e compromisso de todos os países e não armas a serem usadas ideologicamente. "Direitos humanos" pressupõem ampla independência e soberania nacional. Do contrário, não existe possibilidade de proteção e ampliação de direitos básicos, dentre eles o direito ao desenvolvimento.

A diplomacia brasileira, com visão estratégica, seguiu passos concretos no sentido de ajudar o país-irmão a seguir adiante. A condenação ao bloqueio foi seguida pela assinatura de contratos: abertura de créditos de US$ 400 milhões para compra de alimentos; contratos estratégicos na área de biotecnologia e empenho de R$ 640 milhões no maior porto do Caribe. O porto de Mariel.

Além da postura de estadista e de levar às últimas consequências a necessária presença brasileira na América Latina, outros pontos merecem destaque nesta visita de Dilma. A primeira, na consolidação de uma política externa independente e proativa alavancada nos dois governos de Lula. O outro ponto, de caráter estratégico, está na efetivação de instrumentos cruciais de planejamento de nosso comércio externo via financiamento de importações e exportações com empréstimos de longo prazo a países de nosso entorno regional.

Parabéns ao Brasil. Parabéns à nossa independência. Independência esta cada vez mais a serviço de países irmãos. E Cuba é um caso especial neste sentido.

9 comentários:

Status Politico disse...

Quantos votos o Raúl Castro teve ?

Alberto disse...

Então porque pessoas da "esquerda" brasileira jogam (todos os dias) pedras nos outros sem antes olharem o "próprio umbigo"? Dilma apenas está mostrando nesta viagem a grande incoerência que se tornou a classe política do Brasil. Onde "foi parar" o Partido que se elegeu prometendo lutar contra a impunidade e a corrupção? Nem o Mensalão conseguem resolver!

Jairo Fernando disse...

Violação de Direitos Humanos independe de votos.
Pinheirinho é a melhor demonstração de violação de Direitos Humanos no Brasil.
Quantos votos Alckmin teve?

João Grillo disse...

FIZ UMA VARREDURA EM SITES E BLOGS CUBANOS, TAMBÉM, DE MIAMI, E CONSTATEI QUE ESSA VADIA É UM FARSA E FUNCIONÁRIA DE UMA TAL "SINAH", AGÊNCIA AMERICANA CRIADA PARA ESPIONAR CUBA 24 HORAS!
A BLOGUEIRA É FUNCIONÁRIA DA SINA - Sección de Intereses Norteamericanos en La Habana DESDE 2007 –
http://la-guantanamera.blogspot.com/2011/09/por-que-yoanis-sanchez-estaba-en-casa.html

O BLOG DA CUBANA NÃO É CAMPEÃ DE AUDIÊNCIA DE NADA – VER. GRÁFICOS https://lapupilainsomne.wordpress.com/2012/01/29/quien-es-yoani-sanchez/

ESCRITOR URUGUAIO EDUARDO GALEANO DESNUDA PIG GOLPISTA
http://amigosdatvbrasil.blogspot.com/2012/01/cuba-verdade-incontestavel.html

MÃE DO PRESO QUE SE SUICIDOU EM CUBA ABRE A BOCA NOS EUA –“FOMOS TRAÍDOS!”
Não deu no Jornal Irracional e nem no Jornal da Luiza do Evaristinho.
http://amigosdatvbrasil.blogspot.com/2012/01/madre-de-recluso-fallecido-en-cuba.html

Daqui a pouco, também, no meu Blog JenipapoNews
http://jenipaponews.blogspot.com/

João de Deus "Netto" disse...

Raúl Castro teve mais votos do que os tiranos árabes, como o "rei" da Bomba de Gasolina do EUA (Arábia Saudita), até porque, o leitor Rafael ,por ser tucano e analfabeto Funcional, não sabe que Cuba tem um Parlamento e eleições normais na ilha com o menor Índice de analafabeto de toda a América. Sem falar nas ciências, esportes etc...
Ia esquecendo: e botaram os EUA pra correr de pé na bunda! E nunca os cubanos fora acometidos De COMPLEXO DE VIRA-LATAS.

Anônimo disse...

Caro Rafael: Quantos votos a rainha da inglaterra teve? O ilustríssimo ex-presidente George W. Bush não foi eleito duas vezes através de fraude eleitoral? Com apoio da Fox e do poder judiciário.

CARLO PONTI disse...

Rafael Braga disse...
Quantos votos o Raúl Castro teve ?

Resposta: muito menos que Chaves. o que não adianta nada, pois para o P.I.G e seus leitores ambos são ditadores.

Ruy Barbosa macoel- Governador valadares MG

Aroeira disse...

clap clap clap enfim, uma análise lúcida nesse mar de lama midiática tupiniquim.

Anônimo disse...

Cuba é uma bosta. E quem apóia tem bosta na cabeça também. O tipo do comunista que frequenta barzinho, fumando e bebendo cerveja, indo à praia e defende qualquer tranqueira.