sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Suspeita de abuso sexual no Pinheirinho

Por Altamiro Borges

Saiu no final da tarde de hoje (3) no UOL:

*****

Moradora relata abuso sexual de PM na desocupação do Pinheirinho

ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO

Atualizado às 17h47.

Um grupo de policiais militares é investigado sob suspeita de ter cometido uma série de abusos contra moradores da área do Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de SP).

Uma moradora afirmou ao Ministério Público Estadual que, durante a desocupação da área, em 22 de janeiro, um PM a obrigou a fazer sexo oral nele e também teve seu corpo tocado pelo militar.

O depoimento foi prestado ao promotor João Marcos Costa de Paiva e acompanhado pelo senador Eduardo Suplicy (PT), no dia 1º...

Há também relatos de que PMs comeram mantimentos de moradores do Pinheirinho durante a desocupação, que um dos militares chegou a ameaçar abusar sexualmente de um jovem que vivia no lugar, e que dinheiro dos moradores foi roubado.

Os moradores afirmam ainda que policiais consumiram cocaína em um veículo oficial e que levaram a droga para dentro da casa de uma família.


*****

As denúncias são graves, deprimentes e revoltantes, e exigem rápida e rigorosa apuração. A desocupação do Pinheirinho, ocorrida na madrugada de 22 de janeiro, já foi motivo de inúmeras críticas por sua brutalidade, covardia e ilegalidade. A própria presidenta Dilma Rousseff caracterizou a ação do PM de "barbárie". Juristas, artistas e várias entidades de direitos humanos condenaram a operação.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) insiste em se jactar que a desocupação militar foi um sucesso. Alguns "calunistas" da mídia demotucana até avaliam que houve "pouca violência". Será que o governo de São Paulo, partidário da política higienista, vai apurar as denúncias com o devido rigor? A pressão da sociedade será indispensável para conter a onda de fascistização que contamina São Paulo.

*****

Leia também:

- Audiência pública sobre o Pinheirinho

- Bolsa Família é bloqueado no Pinheirinho

- Repórter se emociona no Pinheirinho

- Justiça? Nahas faliu, mas mora em mansão

- Alckmin fica com cara de tacho. Artistas protestam

- A denúncia do caso Pinheirinho na OEA. O protesto dos juristas

- O Pinheirinho e a mídia independente

- O horror e a opção contra os pobres

- Psicólogos condenam ação no Pinheirinho

2 comentários:

Alberto disse...

Será que este assunto "Pinheirinho" já não se esgotou? Apenas na cidade onde moro já assassinaram 15 pessoas em 2012! E a corrupção, e as mortes nas estradas, e a bandidagem solta pelas ruas, e os hospitais falidos, e a polícia "amarrada" por leis brandas com ladrões, e os Ministros da Dilma, e o Mensalão?

Oswaldo Mammana Neto disse...

O que houve foi um absurdo. Não existe argumento de retórica que justifique um ato tão animalesco. É engraçado como algumas pessoas acham que não fica evidente a aprovação implícita em comentários como o acima. A repressão "dura" já vem sendo praticada no Brasil e não resolveu nada. Confunde-se impunidade de poderosos e ricos, com impunidade geral. Construir cadeias não resolve, trabalhar em projetos que auxiliem a diminuição da criminalidade sim. Mas enfim, é muito mais difícil conversar com os Datena de plantão e muito mais fácil continuar na ignorância, chamar todos de vagabundo e defender a morte de pessoas. Seriam eles mesmo os vagabundos, ou talvez que tem preguiça de se instruir e se informa pelo televisor e a Veja?