quinta-feira, 15 de março de 2012

Protesto global contra a Monsanto

Por Maria Mello, no sítio do MST:

A Associação dos Consumidores de Orgânicos dos Estados Unidos divulgou convocatória em que conclama organizações do mundo para protestar contra o poder corporativo da Monsanto, nos dias 16 e 17 de março.

A entidade sugere que os manifestantes protestem nas “portas do mal", como os organizadores chamam a sede da empresa, as instalações de pesquisa e os escritórios espalhados pelo Globo.

De acordo com a associação, a Ação Global é uma atividade preparatória para o "Occupy Monsanto" (“Ocupe a Monsanto”), programada para 17 de setembro deste ano.

A ideia é promover a ocupação de escritórios da empresa em vários países, para fazer da data “um dia que a Monsanto jamais esquecerá”.

“Queria você ou não, há chances de que a comida que você comeu hoje tenha produtos químicos e organismos geneticamente modificados. A Monsanto controla grande parte do suprimento de alimentos do mundo em detrimento da democracia alimentar ”, afirma a entidade no site dedicado à preparação do “Occupy Monsanto” (http://occupy-monsanto.com/).

Crimes

A Monsanto produz 90% dos transgênicos plantados no mundo e é líder no mercado de sementes. Tal hegemonia coloca a multinacional norte-americana no centro do debate sobre os riscos do uso de grãos geneticamente modificados.

A empresa é reconhecida mundialmente pelo contrabando de sementes, manipulação de dados científicos, suicídio de agricultores.

Esses são alguns temas abordados pela jornalista francesa Marie-Monique Robin, no livro e documentário “O Mundo Segundo a Monsanto”, lançado em 2008.

O livro de Robin é resultado de três anos de investigação jornalística, cujo o foco, a multinacional estadunidense Monsanto, produz 90% dos transgênicos plantados no mundo e é líder no mercado de sementes.

O livro apresenta depoimentos de cientistas, políticos e advogados a respeito das ações da Monsanto que envolvem lobby e estudos científicos duvidosos.

Um exemplo referido é a relação da expansão dos grãos transgênicos sob o selo da Monsanto com suicídios de agricultores na Índia, além de casos de relações políticas estreitas com o governo democrata de Bill Clinton (1993-2001), e com o gabinete do ex-premier britânico Tony Blair. Entre as fontes estão ex-integrantes da Food and Drug Administration (FDA), a agência responsável pela liberação de alimentos e medicamentos nos EUA.

1 comentários:

Paula Portela disse...

O Brasil precisa aliar-se a este protesto, principalmente os agricultores de soja transgenica que foram enganados pela Monsanto. Além disso, a Monsanto já patenteou quase toda a flora da Amazonia. A Monsanto é um MONSTRO que está arruinando terras, alimentos e lençois de água.