segunda-feira, 30 de abril de 2012

Aécio Neves e os “fichas sujas”




Por Altamiro Borges

Em sua coluna de hoje na Folha, o cambaleante Aécio Neves, o quase “óbvio” presidenciável tucano, volta a falar sobre corrupção e modelo de gestão. Para ele, a grande novidade das eleições municipais de 2012 será a vigência da Ficha Limpa, que representará “um importante divisor no mundo da política e um avanço no processo de construção do país”.



O senador mineiro tenta se apresentar como defensor intransigente da transparência no uso dos recursos públicos, “uma arma eficaz no combate à corrupção”. Em Minas Gerais, porém, a oposição critica os tucanos, que dominam o estado, exatamente pela falta de transparência. Nenhuma CPI consegue prosperar para apurar as inúmeras denúncias de mau uso do dinheiro do contribuinte. Já a mídia mineira é conhecida nacionalmente pela sua total subserviência, regada à publicidade oficial e jabás, diante do governo estadual.

Ranking de risco de corrupção 

Como já demonstrou inúmeras vezes o blogueiro Lucas Figueiredo, o discurso de Aécio Neves sobre corrupção nunca correspondeu à realidade. Ele cita pesquisa do Centro de Estudos da Opinião Pública, da Unicamp, que apontou “Minas na liderança do ranking de risco de corrupção, ao lado do Maranhão e Pará... Os dados usados são de 2009, penúltimo dos oito anos da gestão Aécio Neves”.

“Nos oito indicadores sobre sistemas de controle da corrupção avaliados, Minas leva a chancela de ‘alto risco’ em quatro. Nas áreas de saúde e educação, há um dado estarrecedor: em 2009, as modalidades menos competitivas de contratação (dispensa e inexigibilidade de licitação) eram aplicadas em 62% do volume contratado, em média”. Cadê a transparência e a gestão eficiente?

Lucas avalia que Aécio só mantém a falsa aparência de ético porque existe “um dique que funciona contra escândalos envolvendo desvio de dinheiro público ‘lá em Minas’ – um dique não, alguns diques: o silêncio imposto às redações, a patrolagem tucana na Assembléia Legislativa, uma grande dose de camaradagem entre autoridades que fiscalizam e autoridades que são fiscalizadas...”.

Amigo de Demóstenes e Perillo

No artigo da Folha, mais um na coleção de platitudes do ex-governador, o esforço de Aécio Neves para se travestir de paladino da ética chega a ser cômico. Ele nada fala sobre as recentes denúncias de corrupção contra o seu “nobre” amigo Demóstenes Torres (ver vídeo) e contra o governador goiano Marconi Perillo, do mesmo PSDB do senador mineiro.

Animado com a novidade da Lei da Ficha Limpa, Aécio Neves poderia ter lembrado que o ex-demo era chamado de senador “ficha limpa”. Por trás deste invólucro, muitos falsos moralistas, autênticos “fichas sujas”, tentam se proteger e projetar na mídia venal! 

5 comentários:

Anônimo disse...

Pois é camarada Miro Borges, em Belo Horizonte o PC do B tá dando munição pro projeto político pessoal do Aécio ao integrar a base de um governo municipal corrupto e imoral comandado do PSB (vide os inquéritos civis abertos no MPE de MG contra Márcio Lacerda). O PSB é um partido q tem na sua presidência estadual o sr. Walfrido dos Mares Guia, o sepulcral socialista, o "sombra" - tb conhecido por ter amigos na direita e nas esquerdas - entre outras "qualidades" tb por ter sido ex-vice governador (1995/1998)do tucano Eduardo Azeredo que jogou o Estado de MG numa vala de endividamento. Mares Guia e o PSB em MINAS segue fielmente as ordens de Aécio Neves.

Cláudio Vilaça
presidente da AJOSP e filiado/militante (do baixo clero) ao PC do B.

Remindo disse...

Quem já foi pego nos grampos até 30 de abril
A lista dos políticos, jornalistas, veículos de comunicação e empresários envolvidos por Cachoeira só aumenta. E vem muito mais por aí
Por Remindo Sauim

Demóstenes Torres, senador do DEM
Carlos Alberto Leréia, deputado federal do PSDB
Marconi Ferreira Perillo Júnior, governador de Goiás, PSDB
Ex-senador Eduardo Siqueira Campos, PSDB
Tadeu Filipelli, do PMDB, vice-governador de Brasília
Fernando Fracischini, deputado do PSDB do Tocantins

Policarpo Júnior, diretor da Veja
João Unes, diretor de A Redação em Goiás
Renato Alves, repórter do Correio Braziliense
Kajuru, jornalista de Goiás
Um reporter do programa Fantástico da Globo
Renato Alves, jornalista do Correio Braziliense
Diário da Manhã, jornal de Goiânia
Mino Pedrosa, jornalista de Brasília
Edson Sombra, jornalista de Brasília
Cláudio Humberto, jornalista de Brasília

Revista Veja
Televisão Globo
Diário da Manhã de Goiânia
O Estado de Goiás de Anápolis

Rossine Aires Guimarães, empresário
Roberto Gurgel, Procurador Geral da União
Gilmar Mendes, Ministro do Supremo
Fernando Cavendish, empresário

Francisco Xavier disse...

O senador está sempre com projetos de melhoria da forma de como os gastos públicos pode ser bem ultlizados.

Laura Laggo disse...

Nosso querido Senador disse que se sentiu traído, pois até então Demóstenes era m "Senador Comum"

Anônimo disse...

Esse Demóstenes Armou pra todo mundo, todos foram vítimas dele e de carlinhos, minas teve seu melhor governo com Aécio.