sexta-feira, 22 de junho de 2012

EUA reconhecem golpistas do Paraguai

Por Altamiro Borges

Não causa nenhuma surpresa. Ocorreu o mesmo na tentativa frustrada de golpe na Venezuela, em abril de 2002, e no golpe direitista exitoso de Honduras, em junho de 2009. O Departamento de Estado dos EUA divulgou uma nota oficial na noite desta sexta-feira (22) reconhecendo "o voto do senado paraguaio pelo impeachment do presidente Lugo", desejando êxitos ao "novo presidente" e rogando que "os paraguaios ajam pacificamente, com calma e responsabilidade, dentro do espírito dos princípios democráticos".

Pouco antes da condenação sumária de Fernando Lugo, o porta-voz para a América Latina do governo dos EUA, William Ostick, já havia desejado um julgamento "escrupuloso" do presidente Lugo pelo Senado do Paraguai - composto na sua ampla maioria pela direita, por parlamentares ligados aos latifundiários e aos saudosos dos tempos da sanguinária ditadura de Alfredo Stroessner.
Segundo a mídia estadunidense, Washington acompanhava de perto a crise no Paraguai e sua embaixada, em Assunção, observava a situação muito atentamente. Barack Obama, o presidente que iludiu tanta gente na América do Sul, deve estar satisfeito com o desfecho da crise. Agora ele imagina contar com mais um importante aliado no continente, juntamente com os servis mandatários do Chile e da Colômbia. O esforço do império para implodir a integração regional soberana ganhou mais um tento!

2 comentários:

Ignez disse...

O governo estadunidense "acompanhava de perto a crise" e, há mais do que suspeitas, de que obteve "ajuda" interna para criar o clima que impediu o presidente Lugo de fazer as reformas que pretendia. A oligarquia paraguaia vassalamente se submete às pretensões estadunidenses. A UNASUL tem de redobrar a atenção sobre as ações da CIA na América do Sul. A presidenta Dilma em sua determinação, firmeza e lucidez agiu e agirá corretamente e integradamente com os demais países da região, na defesa do projeto de nossa integração regional, e soberania nacional.

Anônimo disse...

Nossa....a E sul americana está em polvorosa...quem me dera o congresso brasileiro fosse tao eficiente...que demora 7 anos para julgar o golpe do mensalao...estranho aqui o mensalao ninguém viu, mas no paraguai enxergaram horas depois... E agora? Dilma vai querer devolta o dinheiro a mais que mandou pagar pela energia de Itaipu?, Dinheiro que ela deu aval simplesmente pelo fato do lugo ser companheiro do povo daqui... o cavalo paraguaio nao é tao lento...rs.r.s