quarta-feira, 13 de junho de 2012

Orlando Silva e a mídia canalha

Por Altamiro Borges

Na segunda-feira (11), a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu arquivar o processo contra o ex-ministro Orlando Silva por suposto envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos. Segundo o presidente do organismo, Sepúlveda Pertence, a denúncia foi arquivada “por absoluta falta de provas”. A mídia demotucana, que durante mais de um mês satanizou o ex-ministro do Esporte, até agora não deu qualquer destaque para a decisão. É mais uma prova de que faz um jornalismo canalha.


Em outubro de 2011, a Comissão de Ética abriu procedimento para investigar o ex-ministro do Esporte, que havia sido atacado pela criminosa revista Veja. A publicação da famiglia Civita, famosa por promover assassinatos de reputações e por produzir “reporcagens” sensacionalistas, deu amplo espaço ao ex-policial João Dias Ferreira, um notório bandido, que acusou Orlando Silva de desviar recursos do Programa Segundo Tempo, que financia projetos de ONGs para estimular a prática de esportes entre jovens.

Perseguição desumana e brutal

Durante mais de um mês, a “reporcagem” da Veja, sem qualquer prova concreta e baseada nas declarações de um chantagista, foi amplificada. Ela ganhou as manchetes dos jornalões e foi destaque nos telejornais. “Calunistas” amestrados aproveitaram para demonizar Orlando Silva e seu partido, o PCdoB. A história do jovem ministro, ex-presidente da UNE, foi execrada publicamente, sem dó nem piedade. A sua família foi vítima de brutal e desumana perseguição. A cada dia surgia mais um factoide contra o ex-ministro.

Em decorrência do pesado bombardeio, a presidenta Dilma Rousseff cedeu mais uma vez à operação “derruba-ministro” da mídia e Orlando Silva deixou o governo. Na sequência, o ex-policial João Dias foi preso três vezes consecutivas, acusado por corrupção ativa e atos de violência – inclusive suspeita de assassinato. Já a Comissão de Ética, analisando todas as denúncias, comprovou que nada havia contra o ex-ministro e, só agora, decidiu arquivar o processo “por absoluta falta de provas”.

O silêncio dos assassinos de reputações

A mesma mídia venal que promoveu a cruzada para derrubar o ex-ministro agora não dá qualquer destaque para a sua absolvição. A decisão da Comissão de Ética não foi destaque no Jornal Nacional nem manchete da Folha, Estadão e O Globo. A revista Veja, hoje envolvida em denúncias sobre a sua associação com o crime organizado, não deverá tratar do assunto na edição desta semana. Já os "calunistas" da mídia, notórios jagunços de aluguel, também estão quietinhos. 

No livro “O jornalismo canalha”, José Arbex, colunista da revista Caros Amigos, denuncia os mecanismos de manipulação usados pela mídia hegemônica para interferir na agenda política e defender seus interesses comerciais. A obra, publicada em 2003, é bastante atual e deveria ser lida por aqueles que ainda se iludem sobre a neutralidade da mídia e também pelos pragmáticos que ainda insistem em manter o "namorico com a mídia" canalha, evitando enfrentar o urgente debate sobre a democratização da comunicação no país.

7 comentários:

fabio" binho "nunes disse...

Porra esse cara é um verme, tem que cair no fundo do poço com crocodilos!!! quanto a mídia, ela nos manipulados desde que nascemos, o que esperar dela? nada além de algumas notícias razoáveis, nada, mas podemos tirar nossas conclusões sobre cada assunto dessa novela interminável corrupção, quem é do mal é do mal, que é do bem é do bem, esse cara é do mal, simples assim.

RLocatelli Digital disse...

Estamos aguardando que a presidenta Dilma reconduza orlando Silva ao governo ou que, pelo menos, peça desculpa públicas a ele, por tê-lo afastado depois de "escândalo" criado pela quadrilha da Veja / Cachoeira.

Anônimo disse...

Com respeito aos depoimentos de Marconi Perillo e Agnelo Queiroz, os petistas estão demonstrando como ficaram cegos e embotados! Comportaram-se exatamente como aquela gangue que covardemente ateou fogo num índio em Brasília e depois se reuniu num bar da cidade para comemorar! Em momento algum, tanto nos submissos governistas integrantes da comissão quanto nos ridículos caudatários que festejam como bobos alegres, passou por suas minúsculas mentalidades que não se trata de uma Comissão, mas de um Confraria! Ora, dos 32 integrantes apenas 4, repito, apenas 4 são do PSDB!

Ou os petistas se tornaram burros ou são os mais cínicos deste país! Na verdade, os petistas não pertencem mais à nossa sociedade! Colocaram suas convicções ou interesses pessoais muito acima dos da nação! Tanto é verdade, que os integrantes da CPMI, petistas ou da base aliada, em nenhum momento quiseram saber a verdade dos fatos! Eles simplesmente queriam ganhar o jogo como um time de futebol; agiram como atores ridículos de uma ópera bufa e mais uma vez humilharam a nação!

Sentados na platéia, certamente estavam o Lula e José Dirceu, rindo, debochando dos cidadãos que assistiam à televisão! E se vangloriaram mais uma vez de como conseguiram enganar uma nação! Assim, satisfeitos, saíram para o bar mais próximo para comemorar o novo mote que acabaram de inventar: “agora só falta melar o mensalão! E então, conseguiremos impor o nosso modo de pensar e levar pro brejo toda a nação!”

Att. Eugênio José Alati

Ignez disse...

Tenho certeza que as comemorações da mídia cínica, mercenária, demagógica e corrupta estão para chegar ao fim. O debate sobre a Regulação da Mídia; a CPI do Cachoeira; a quebra do sigilo fisca, telefônico e bancário do sr. Perillo vão fritar as batatas da quadrilha e da referida mídia. Hoje, na CPI a absolvição de Orlando Silva serviu como exemplo para apontar as canalhices dessa mídia. Nunca me ocorreu que Orlando Silva não fosse inocente. Lamento pelo sofrimento que teve. Processo em cima dessa mídia canalha!

nelson menezes disse...

No Chile depois de vinte anos martelando as cabeças da população a imprensa burguasa conseguiu retornar ao poder elegendo o EXtrema direita Pinera,aqui no bresil não vai ser diferente ,esse namorico do governo com este monopolio de meia duzia de familias dona da comunicações vai nos levar ao retrocesso,como está acontecendo naquele País agora;A imprensa e o crime organizado conseguiram tomar todo Estado de Goiais que vai desde a cupula da segurança pública o executivo e judiciario e já está adeentrando no própio governo Federal,e parece que vão conseguir.

Fernando Moreno disse...

Todo mundo sabia da inocência de Orlando Silva, até a imprensa golpista. É por isso que uma regulação da mídia é uma das questões mais importantes para o Brasil atingir a real democracia. Parabéns Orlando Silva, pela sua atitude serena, humilde e de um grande homem público. E agora, PIG?

Claudio Tavares de Mello disse...

Fazendo coro, porque a hora é agora:

#CPIdaVeja e na sequência, #LeiDE MídiaJá!

Só vai assim, caro Altamiro.