segunda-feira, 11 de junho de 2012

Quem quer pressionar o STF é a mídia

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:




Estou farto de tanta hipocrisia. Acabo de ler um comentário do jornalista Ricardo Noblat, em seu blog hospedado no portal de notícias das Organizações Globo, dizendo que José Dirceu quer “obrigar” o STF a decidir a seu favor. Para dizer isso, esse jornalista insulta pesadamente o ex-ministro processado por aquele tribunal e que está com a própria vida, seu futuro e sua honra em suas mãos.


Grande vantagem insultar Dirceu. Corajoso o Noblat, não? Muito corajoso ao detratar e injuriar dessa forma alguém que há sete anos é tratado como bandido pelos maiores impérios de comunicação da América Latina apesar de nunca ter surgido uma só prova material contra si.

Enquanto isso, o país assiste à mídia pressionar o STF, levantar ilações sobre supostas intenções de membros do tribunal, a ela reclamar do relator-revisor do processo, o ministro Ricardo Lewandowsky, dizendo que, por não aprontar o processo mais rápido neste ano eleitoral como essa mesma mídia quer, estaria ajudando os acusados pelo inquérito.

Ou seja: quando Dirceu ou até mesmo o ex-presidente Lula reclamam, é imoral, ilegal, suspeito ou claramente prova de culpa, mas, quando a mídia aliada à oposição acusa, aí é um serviço prestado ao país contra pessoas que ela já trata como condenadas, dando a entender que acha que o julgamento delas deveria ser mera formalidade, sumário, pois a culpa de todas já estaria provada.

O fato é que não é Dirceu que diz que o STF se deixa pressionar pela mídia, nem eu, mas um membro do STF, o mesmo Lewandowsky que, em 2007, espionado por uma jornalista da Folha de São Paulo enquanto almoçava em um restaurante, disse a um interlocutor desconhecido, ao celular, que a Suprema Corte de Justiça da República havia aceitado o inquérito do mensalão “com a faca no pescoço” colocada pela… MÍDIA!

Desta maneira, considero uma afronta, uma prova de cinismo indizível esse comentário não só de Noblat, mas de todos esses seus congêneres que estão a querer um tribunal de exceção para os acusados do inquérito do mensalão.

Noblat diz que seria ilegítimo que manifestantes saíssem às ruas para protestar contra essa pressão que o ministro do Supremo Ricardo Lewandowsky diz que a mídia consegue fazer sobre a Corte que integra, o que, por si só, constitui um absurdo institucional, uma aberração, um atentado à Democracia. Eu, porém, garanto a você, leitor, que é perfeitamente constitucional e, ainda mais, que seria perfeitamente justo.

É meu direito dizê-lo e a Constituição Federal me garante esse direito. O direito de reunião e de expressão será exercido, a menos que a mídia pregue que, como em uma ditadura, o Estado brasileiro prenda ou espanque ou torture ou mate quem disser o mesmo que o ministro Lewandovsky disse e que ao menos a Folha publicou – na primeira página.

9 comentários:

Gabriel Birkhann disse...

Alô Alô jornalistas! RedeTV! divulga lista negra; Xuxa e Datena estão entre os nomes http://buracosupernegro.blogspot.com/2012/06/redetv-divulga-lista-negra-xuxa-e.html

Luis disse...

Concordo com o Guimarães.

Ignez disse...

Como é bom sentir a indignação contra a democracia se espalhando, e saber que tal sentimento pode encorpar-se em manifestações públicas de repúdio aos abusos de uma mídia cínica, mercenária, demagógica e corrupta! A Democracia vale nosso empenho e nossa luta em preservá-la dos abutres midiáticos que noticiam todo dia sua substituição por um TOTALITARISMO RESENHADO EM SUAS REDAÇÕES, com a cooperação de bandidos, como Cachoeira!

José da Mota disse...

(Repito pequena parte de comentário ja feito, lno caso, quantas vezes achar necessário e o moderador aceitar) Há ministros reclamando e com razão da pressão de parte da mídia, mas alguns equivocadamente acreditando que esta pressão vem do PT, do próprio Zé Dirceu. Não deixa de ser verdade que grande parte da mídia está sim conseguindo encostar a faca no pescoço de alguns mininistros, principalmente o pescoço de Lewandowsky e se pudesse com pressão suficiente para a ameaça valer. Ou condena o Zé Dirceu ou morre.
Aproveitando inclusive da exagerada discrição naturalmente imposta pela incômoda situação de se ser um réu seja em ques condições e casos sejam. Esta parte da grande mídia que sempre foi inimiga declarada de Zé Dirceu e sempre quis a sua condenação, de repente se manifesta com arrogância contra o Supremo Tribunal Federal e principalmente contra o ministro Lewandowsky, a bola da vez, tentando provocá-lo de todas as maneiras possíveis e imagináveis como se fossem porta vozes oficiais de Zé Dirceu ou dos réus do mensalão.

Audo disse...

Vejo com temor o nosso STF subjugado a pressão da mídia e da oposição para abater politicamente e sem provas, os trasnformados em bodes espiatórios de uma prática secular das elites que sempre se utilizaram de caixa 2 para alçarem o poder até perderem as eleições para a razão popular que se valeu da mesma prática que agora condenam e que rotularam de "mensalão" Nesse julgamento assodado pela mídia golpista, não está só em jogo no Brasil a vida política dos rotulados de mensaleiros do PT, mas a nossa recen nascida DEMOCRACIA ainda no berço,se indefesa,como indefesas estiveram as crianças que Heródes, o rei da Judeia a serviço de Roma mandou matar, tentando obstruir a possibilidade de um judeu de nome JESUS ameaçar o poder de Roma na Judéia. A mídia depois de 40 anos de apoio as reis da ditadura,continua no seu papel o porta vóz dos fariseus, a espera de que os pilatos voltem, julguem e condenem os seus rotulados de mensaleiros e que depois lavem as mãos das possíveis injustiças cometidas e digam: "que o sangue dos injustiçados recaiam sobre nós e os nossos filhos"...

José da Mota disse...

Ricardo Lewandowski vai dar seu parecer, voto, como relator do mensalão do PT até o fim deste mês. De 69.000 páginas que contam resumidamente nossa história desde 15 de novembro 1889, da proclamação da República. Ou 1894, data da eleição do primeiro presidente da República do Brasil, Prudente de Moraes. Desde lá, de 1894 por definições limitadas de controle de gastos de campanha já existia o caixa 2, ainda que usassem outro nome para este tipo de auxílio, patrocínio, àos candidatos. Como é feito até hoje por falta de regras bem definidas sobre o tema. De uma forma ou de outra sempre há caixa 2 em campanhas eleitorais.
Se o ministro Ricardo Lewandowski levar em consideração a realidade brasileira desde os remotos tempos de 1894, de Prudente de Moraes. Poderá economizar o tempo de leitura das 69.000 páginas do processo do mensalão do PT e dar o seu parecer, voto, imediatamente e com toda segurança. Absolvição total e restrita para o caixa 2 de campanha. Quanto aos outros crimes se por ventura houveram, como a compra de votos de parlamentares para projetos e etc... vai depender dos laudos, se há provas ou não.
O que não podemos deixar acontecer é que homens sem nenhum compromisso com o brasil e qualquer sentimento de patriotismo transformem este projeto em um palco circense com um espetáculo que denigra a imagem do Brasil e de seus três poderes. Para dentro desta falsa realidade montada possam explorar ainda mais as nossas riquezas, como inclusive o petróleo do pré-sal. Porque ao final, tudo, inclusive a manipulação das massas, é para atender os interesses dos grandes grupos capitalistas, que obviamente atuam diretamente na mídia e na política para tanto.
Resta-nos aos brasileiros patriotas uma única saída, uma única salvação. Que o mais alto grau de discernimento e patriotismo de nossos ministros do STF entrem em ação mais uma vez, salvando o Brasil mais uma vez e nos mostrando que quem segue a cabeça dos coronéis da imprensa é boi, vai rumo a boiada para o próprio abate acreditando que estão indo para o paraíso, justiçados, pela imprensa de donos, que cuidam de seus negócios antes de mais nada.
Ricardo Lewandowski faça justiça junto a Ayres Brito e todos os outros ministros do STF, no tempo que for necessário, mas justiça. Salvem o nosso povo, ensine-os a seguir o patriotismo que bate em seus peitos e não histórias da carochinha, de pura publicidade, que destruir integridade de homens brasileiros de valor é bom para o país.
Encerro este com um lembrete à todos nós: "Salve lindo pendão da esperança, Salve símbolo augusto da Paz." Amamos sua bandeira Brasil.
José da Mota.

José da Mota disse...

* outro comentário, sobre o tema, mas mais específico e defitivamente decisório no exame dos fatos por questão de nossa formação lógica cultural.
Segue abaixo:
Parte 1: Ricardo Lewandowski vai dar seu parecer, voto, como relator do mensalão do PT até o fim deste mês. De 69.000 páginas que contam resumidamente nossa história desde 15 de novembro 1889, da proclamação da República.
Parte 2: Ou 1894, data da eleição do primeiro presidente da República do Brasil, Prudente de Moraes. Desde lá, de 1894 por definições limitadas de controle de gastos de campanha já existia o caixa 2, ainda que usassem outro nome para este tipo de auxílio, patrocínio, àos candidatos.
Parte 3:Como é feito até hoje por falta de regras bem definidas sobre o tema. De uma forma ou de outra sempre há caixa 2 em campanhas eleitorais.
Parte 4:Se o ministro Ricardo Lewandowski levar em consideração a realidade brasileira desde os remotos tempos de 1894, de Prudente de Moraes. Poderá economizar o tempo de leitura das 69.000 páginas do processo do mensalão do PT e dar o seu parecer, voto, imediatamente e com toda segurança.

José da Mota disse...

Parte 5:Absolvição total e restrita para o caixa 2 de campanha. Quanto aos outros crimes se por ventura houveram, como a compra de votos de parlamentares para projetos e etc... vai depender dos laudos, se há provas ou não.
Parte 6: O que não podemos deixar acontecer é que homens sem nenhum compromisso com o brasil e qualquer sentimento de patriotismo transformem este projeto em um palco circense com um espetáculo que denigra a imagem do Brasil e de seus três poderes. Para dentro desta falsa realidade montada possam explorar ainda mais as nossas riquezas, como inclusive o petróleo do pré-sal.
Parte 7:Porque ao final, tudo, inclusive a manipulação das massas, é para atender os interesses dos grandes grupos capitalistas, que obviamente atuam diretamente na mídia e na política para tanto.
Parte 8:Resta-nos aos brasileiros patriotas uma única saída, uma única salvação. Que o mais alto grau de discernimento e patriotismo de nossos ministros do STF entrem em ação mais uma vez, salvando o Brasil mais uma vez e
Parte 9: nos mostrando que quem segue a cabeça dos coronéis da imprensa é boi, vai rumo a boiada para o próprio abate acreditando que estão indo para o paraíso, justiçados, pela imprensa de donos, que cuidam de seus negócios antes de mais nada.

José da Mota disse...

Parte 10:Ricardo Lewandowski faça justiça junto a Ayres Brito e todos os outros ministros do STF, no tempo que for necessário, mas justiça. Salvem o nosso povo, ensine-os a seguir o patriotismo que bate em seus peitos e não histórias da carochinha, de pura publicidade, que destruir integridade de homens brasileiros de valor é bom para o país.
Parte 11: Encerro este com um lembrete à todos nós: "Salve lindo pendão da esperança, Salve símbolo augusto da Paz." Amamos sua bandeira Brasil.
José da Mota.