sábado, 28 de julho de 2012

Gilmar Mendes, CartaCapital e os bandidos

Por Altamiro Borges

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ficou irritadíssimo com a matéria de capa da CartaCapital desta semana. Ele já anunciou que irá processar a revista. Em conversa com Reinaldo Azevedo, o pitbull da Veja, ele chegou a dizer que a reportagem é “coisa de bandidos” e insinuou que ela foi obra do PT. “Cheguei a pensar que eles fossem me acusar de ter matado o Celso Daniel”.

A matéria da CartaCapital, com base em documentos que revelam que Gilmar Mendes recebeu R$ 185 mil do caixa dois da campanha à reeleição de Eduardo Azeredo ao governo mineiro, em 1998, agitou o STF – que se prepara para julgar o chamado “mensalão do PT”. Ela colocou em suspeição a participação no julgamento do ministro, agora acusado de envolvimento no chamado “mensalão tucano”.

"Autoritário até a truculência"

Diante da ameaça da abertura de processo, o jornalista Mino Carta, proprietário e editor da CartaCapital, desdenhou o bravateiro. “Autoritário até a truculência, Mendes é aquele que chamou às falas o presidente Lula. E denunciou ser vítima do grampo, executado pelos agentes da Abin, de suas conversas com o amigão Demóstenes Torres, escuta que nunca houve”.

“Mendes é sócio de um instituto de ensino, a contrariar a Lei Orgânica da Magistratura, que exige dedicação exclusiva... Mendes é também acusador de Lula ex-presidente, apontado, um mês depois dos eventos alegados, como autor de pressões para influenciar seu voto no processo do ‘mensalão’. Foi desmentido inexoravelmente pelo próprio ex-ministro Nelson Jobim, anfitrião do encontro com Lula”.

Suspeição mais que evidente

Para Mino Carta, a reportagem de capa desta semana simplesmente faz o ministro do STF voltar à ribalta. Ela talvez explique as razões do seu voto contrário à investigação do chamado “mensalão tucano” e justifique a sua exclusão do julgamento do chamado “mensalão do PT”. Como conclui o editor da CartaCapital, “a suspeição de Mendes no processo que se inicia é muito mais que evidente”.

6 comentários:

Anônimo disse...

Celso Daniel, de fato, seria forçar a barra. Mas por algo em Diamantino, eu não colocaria a mão no fogo; o que já expuseram deste senhor na blogosfera é tal qual a opinião daqueles em cima do muro "ou é, ou foi ou vai ser..."

pelegrini disse...

A coisa ficou preta pra boca de fole.

José da Mota disse...

Serve aqui também: Talvez você não goste, mas é a verdade.
Mensalão terceiro sintoma. STF e população na fogueira de Nero. O Pânico.
O Pânico passa a ser geral na maioria da grande mídia ao perceberem que o STF não caiu e nem vai cair nessa de: ou mata, ou dá espetáculo de graça, ou morre.
O Golpe Branco mais uma vez perdeu e para quem justamente o derrubou desde a primeira tentativa, o STF.
Nem o que podemos com a força da licença poética por assim dizer: o show pirotécnico de línguas soltas de Eliana Calmon os abalou.
Saindo em um de seus foguetes pirotécnicos linguísticos. A declaração de que a Corte (STF) será julgada pela opinião pública durante a avaliação do processo do mensalão. (Lembrando ao leitor que a linguagem usada é figurativa dentro da licença poética por conta da força das ações e declarações da respeitada e admirada Eliana Calmom)
Provocando a reação imediata de alguns ministros do STF que disseram:
Marco Aurélio Mello - Quem é ela para dizer que seremos julgados? O Supremo não é passível de sugestões, muito menos de pressões.
GIlmar Mendes: A toda hora estamos sendo julgados. Não é só nesse caso.
E Luiz Fux: O Supremo tem que estar acima dessas paixões passageiras.
Calando não só a ela como a maioria da grande imprensa.
Que foi a fundo, sacaram até a carta na manga, deram o tiro desesperado sem saber para que lado e que para piorar os seus azares, saiu pela culatra e foi o estopim para perderem a cabeça de vez.
Um ataca ministros, o outro diz que o dinheiro foi para o Fernando Henrique Cardoso. Outros declaram que Zé Dirceu é culpado, senão único culpado. Quase que dizendo uns para os outros como se batessem boca em praça pública: É culpa do Zé Dirceu! Não não quem pegou o dinheiro foi o FHC. Não não quem pegou o dinheiro foram os ministros do STF e não querem devolver.
Parece um carnaval de alucinados, de fantasiados para todos os gostos, até para os gostos das sem fantasias.
Como se último pedido de Nero antes de matar a mãe (no caso de nosso Nero a pátria) e tacar fogo em tudo. Brasília, congresso, câmara, Advocacia Geral da União, STJ, STF, PT, PSDB, DEM e o, com a desculpa da palavra, escambau. Não escapou ninguém desta vez.
Já não sabem em quem mais bater, porque nem no povo conseguem mais. A Internet ganhou força às suas alturas com seus grupos organizados de blogueiros e mídias sociais.
E eles foram tão longe que voltar atrás já não podem mais.
E talvez não seja surpresa que ao final fritem alguns deles pela primeira vez, invertendo totalmente o seu papel e ao invés de atirarem bois para as suas piranhas, atiraram algumas de suas piranhas aos bois. Para ver se salvam a maioria.
Amanhã, domingo, é o último dia de apelação das revistas e jornais, depois, adeus.
O Brasil venceu. Com seus guerreiros do Supremo Tribunal Federal.
O julgamento será como deve ser, sem influência externa, pressão de grande parte da mídia e com total direito de defesa para os réus.
José da Mota.
P.S. Acompanhe na relação dos artigos abaixo, alguns dos desdobramentos da tentativa de golpe branco no Brasil, é só clicar.
2 - http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/erundina-so-lula-com-haddad-e-maluf.html
3 - http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-saga-iii-ricardo-lewandowski-e.html
4a b à escolha: http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-do-golpe-branco-no-brasil.html
4b - http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/o-beijo-patriota-ayres-britto-e-dilma.html
5 - http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-do-golpe-branco-v-do-pt.html
6 - http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensaloes-e-chance-de-alguns-grandes.html
7 - http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensaloes-de-bois-de-piranha-marcos_20.html
8 - http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-do-golpe-branco-ix-stf-ou-mata_27.html
9 - http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-demonstra-os-primeiros_26.html
10 - http://josedamota.blogspot.com.br/2012/07/mensalao-e-seus-segundos-sintomas-de-um.html

Anônimo disse...

Esse senhor que sob o amparo da toga tem cometido as mais suspeitas ações para proteger bandidos das mais altas periculosidade no nosso país, já deveria de a muito ter sido impedido de fazer parte do corpo de magistrados do nosso país. É cada vez mais tênue a linha de separação da suspeição da identidade entre Gilmar Mendes e Daniel Dantas,Demóstenes Torres,o tal do Perillo, FHC, Serra etc... É preciso fazer urgentemente uma reforma do STF brasileiro para que essa Instituição esteja sobre o controle da sociedade e evitar a sua contaminação por desviados de conduta.

Unknown disse...

Gilmar Mendes envergonha os magistrados não só do Brasil, mais do mundo todo.

Alício disse...

Nem criança hoje em dia tem medo de cara feia. Sinhô gilmau pode guardar sua cara feia que ninguém tem medo