quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Heloísa Helena confirma saída do Psol

Do jornal Correio do Brasil:

Ex-senadora e vereadora de Maceió, Heloísa Helena, confirmou em entrevista, nesta terça-feira, que realmente pretende deixar o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), tão logo a amiga, Marina Silva, conclua os trâmites para fundação de uma outra legenda, também de tendência socialista, mas divergente do qual ela é fundadora e uma das principais lideranças. Heloísa assinalou suas divergências com o comando da sigla.

A saída já havia sido sinalizada na coluna Esplanada, do jornalista Leandro Mazzini, aqui no Correio do Brasil. Ao colunista, Heloísa Helena afirmou que está apenas esperando a também ex-senadora Marina Silva iniciar o processo pela criação de uma nova legenda. Segundo informou ao colunista, sua saída do partido tem uma motivação:

– As centelhas que o Psol criou foram grandes e todo partido tem malandros.

A saída de Heloísa Helena não pegou de surpresa os dirigentes da legenda, no Rio de Janeiro, foco principal das dissidências entre ela e a direção partidária. Segundo um dos líderes da legenda, que prefere o anonimato para “não apagar o fogo com gasolina”, os espaços da ex-senadora estavam diminuindo na agremiação, na medida em que aumenta o prestígio de outros nomes junto ao eleitorado. A situação se agravou com a descoberta de que um candidato da legenda, no Rio, estava ligado às milícias. Ele fazia campanha para o candidato Marcelo Freixo, que rejeitou qualquer participação na escolha do postulante à Câmara dos Vereadores.

Show sem candidato

As agruras do Psol, no entanto, não terminam com o anúncio de Heloísa Helena, em pleno processo eleitoral. Os organizadores do evento haviam confirmado, para esta terça-feira, o show Primavera Carioca, com Caetano Veloso, Chico Buarque e o Trio Preto +1 (Pretinho da Serrinha, Miudinho, Nenê Brown e Didão), para arrecadar recursos para a campanha política do candidato à prefeitura. Marcelo Freixo, porém, está impedido de assistir à apresentação. Embora não compreenda o motivo da sua proibição pois, segundo Freixo, não se trata de showmício, ele disse que vai cumprir o que manda a lei.

– Durante muitos anos aconteceram os showmícios, que foram proibidos por representar abuso do poder econômico. O nosso caso é exatamente oposto. Não estamos pagando para ninguém animar o público, como acontece num showmício. É apenas um show de amigos que acreditam numa nova proposta de política, e que pretendem doar a renda para essa campanha. Mas já que a justiça proibiu, eu não vou – afirmou.

Caetano Veloso, um dos principais apoiadores de Freixo, também não entendeu o motivo da proibição.

– Acho errado, não entendi o motivo. Mas já era esperado – afirmou.

O show acontece no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, a partir das 21h.

3 comentários:

graciliano disse...

A proibição da presença do candidato é mais um absurdo, já que inibe também a livre manifestação de artistas em favor de um candidato com a única arma que possuem: seu talento. Por excesso de zelo, a Justiça Eleitoral tira a campanha das ruas, desmobilizando a população.
O abuso de poder econômico, no entanto, continua livre, enquanto não se fizer o financiamento público das campanhas. Todos os partidos trabalham com doações não declaradas, o que os candidatos informam aos TREs é ridículo perto do que realmente investem. Em Taubaté-SP o candidato tucano declarou gastar 45 mil reais, mas sua campanha gasta isso a cada dois dias. Todos vêem, menos a Justiça Eleitoral. O dinheiro vem da FDE paulista.

Marcelo Aguiar disse...

O PSol parecia o partido certo para ela, dito de esquerda e pautado pela grande mídia, assumindo muitas vezes um discurso de direita. Se aliando a conservadores e ruralistas contra o governo trabalhista.
A própria HH no twiter usava termos mais pesados e baixos que o próprio PIG e piguetes para se referir aos petistas e aos "mensaleiros"
Ela acredita em mensalão do PT. Ou melhor, ela tem certeza que ele existiu.
Foi uma política que tinha grande futuro. Já acreditei nela. Uma pena.

henrique de oliveira disse...

O Psol apesar de ser a lata de lixo de alguns partidos , deve estar em festa pela saida dessa zinha.