quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"Datafalha" e o empate técnico em SP

Por Altamiro Borges

O instituto Datafolha, do mesmo grupo empresarial que edita o jornal Folha tucana, divulgou nesta quarta-feira nova pesquisa sobre a eleição para a prefeitura de São Paulo. Sempre com a desculpa da margem de erro de "dois pontos percentuais para cima ou para baixo", ela mostra um quadro bastante embaralhado na disputa. Celso Russomanno, do PRB, com 25% das intenções de voto; José Serra, do PSDB, com 23%; e Fernando Haddad, do PT, com 19%. Uma conta simples mostra que os três estão próximos do "empate técnico", o que permite que o "Datafalha" manobre na última hora para evitar a sua total desmoralização!

A pesquisa, porém, tem o mérito de evidenciar que a disputa em São Paulo é das mais acirradas. Nada está definido. A batalha será decidida nesta reta final da campanha. Qualquer vacilada será fatal. Ainda é elevada a taxa de indecisos e de eleitores que admitem mudar o seu voto na última hora. A campanha nas ruas, no corpo-a-corpo, e nas redes sociais da internet definirá os dois candidatos que irão ao segundo turno na mais importante cidade do país - e que tem um peso determinante no tabuleiro político nacional.  
  
O "azarão" Celso Russomanno, que cresceu no vácuo político da disputa entre o PT e PSDB e apostou no eleitorado conservador de São Paulo, agora corre o risco de nem ir ao segundo turno. Em menos de uma semana, ele caiu dez pontos na pesquisa do Datafolha. Sondagens internas de outros partidos, como as do PMDB, indicam que a sua queda é ainda mais abrupta. Ele até tinha diminuído o ritmo da sua campanha, confiante que permaneceria na liderança do primeiro turno. Agora,  ele está histérico, temendo ficar de fora novamente da disputa. Até o bispo Edir Macedo resolveu assumir a campanha do candidato do PRB.

Já José Serra e Fernando Haddad, segundo o "Datafalha", oscilaram positivamente em um ponto percentual. Segundo a Folha tucana, "eles se mantêm na situação de empate técnico na segunda colocação". A pesquisa também confirma a taxa record de rejeição do eterno candidato do PSDB - 45% dos paulistanos afirmam que não votariam em Serra "de jeito nenhum". Já na simulação para o segundo turno, Russomanno venceria mais facilmente Serra do que Haddad. Na disputa entre os dois, que agora surge como uma hipótese real, o petista venceria o tucano por por 44% a 39%. Muita adrenalina vai rolar nestes últimos dias da campanha!

3 comentários:

Regina disse...

No mínimo estranha essa queda vertigionosa. Onde estão indo esse votos? Isso que interessa analisar.QUem se beneficia? Ou desde o início os dados estavam manipulados?

Unknown disse...

Ou seja, a pesquisa não combina com as preferências do blogueiro comunista. Assim, ele a desqualifica.

alexandre disse...

fala da queda Russomanno e de ele não ir para o segundo turno como se o haddad estivesse bem na fita. cuidado, as pesquisas também não indicaram Marina silva como terceira via e tão pouco Serra vencendo em SP

A grande verdade é que nenhum instituto trouxe haddad seguro, sempre em terceiro, os votos do Russomanno migrando pra Serra ou Chalita.