quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Demóstenes reforçará campanha de Serra?

Por Altamiro Borges

O ex-senador Demóstenes Torres está totalmente livre e solto para participar do segundo turno das eleições municipais. O tucano José Serra, seu velho amigo, até que poderia solicitar a sua ajudinha na difícil batalha para a prefeitura de São Paulo. Ontem (10), o Ministério Público de Goiás determinou o afastamento do ex-líder do DEM da função de procurador estadual - que ele voltou a exercer desde que teve o seu mandato de senador cassado, há três meses. 

O corregedor-geral Aylton Flávio Vechi argumentou que a decisão do afastamento decorre da abertura de processo administrativo disciplinar para apurar "violações de deveres funcionais" em razão da sua ligação com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira. O processo, que tramitará em caráter sigiloso, pode resultar em advertência e até mesmo na demissão do cargo. Nesse caso, o demo será aposentado compulsoriamente e ainda pode sofrer ação posterior para perda da aposentadoria. 

Demóstenes foi cassado em 11 de julho por quebra de decoro parlamentar. No dia seguinte, ele reassumiu o cargo de procurador em Goiás, do qual estava afastado há 13 anos. De imediato, ele passou a enfrentar a rejeição dos colegas. A Corregedoria-Geral instaurou a seguir a primeira reclamação disciplinar para coletar "elementos de prova" e para apurar "eventual infringência do dever funcional". Ela se baseou nos autos do processo de cassação no Senado e na ação penal que corre na Justiça Federal contra o esquema de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e exploração de jogos ilegais, comandado por Cachoeira. "Tal apreciação revelou a necessidade de instauração de processo administrativo disciplinar", explica Aylton Flávio. 

Afastado do cargo, Demóstenes Torres, o "mosqueteiro da ética" da revista Veja, está livre para se ausentar do trabalho e para se engajar na campanha eleitoral. O tucano José Serra, que tenta se travestir de paladino da ética na disputa pela prefeitura paulistana, bem que poderia convocá-lo para a sua campanha. O DEM - com os seus políticos mais sujos do que pau de galinheiro - é um apêndice do PSDB. Participa da coligação com os tucanos em São Paulo e do governo de Geraldo Alckmin. Além disso, José Serra sempre foi muito chegado a Demóstenes. Seu apoio seria um importante reforço para a "campanha ética" do PSDB!

1 comentários:

Anônimo disse...

o serra poderia dividir com o mosqueteiro da etica a tarefa de falar em "valores".Afinal disso os dois entendem.