quinta-feira, 11 de outubro de 2012

José Dirceu e a capa da Folha

Por Altamiro Borges

Os jornalões e os "calunistas" das emissoras de televisão, em especial da Globo, não conseguiram conter a excitação ontem com o resultado do julgamento midiático no STF, que confirmou a condenação dos líderes petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. O mais escancarado, porém, foi o jornal da famiglia Frias, a Folha - o mesmo que apoiou o golpe militar de 1964, cedeu as suas peruas para o transporte de presos políticos e se aliou com o setor "linha dura" dos generais da ditadura. É como se a Folha tivesse se vingado das forças de esquerda, principalmente do ex-líder estudantil José Dirceu.
  
Até o jornalista Aberto Dines, do Observatório da Imprensa, ficou chocado com a postura raivosa da Folha - que nada tem de jornalística. "Uma capa histórica na edição de quarta-feira da Folha de S.Paulo. Numa única edição, aquele que pretende ser 'um jornal a serviço do Brasil' despencou no abismo da paranoia, da irresponsabilidade e prestou um enorme desserviço à formação cívica do leitor", afirma o veterano profissional da área, que não pode ser acusado de inimigo da mídia golpista. Reproduzo abaixo o seu artigo:

***** 

Folha & Mensalão

O dia em que o jornalão virou tabloide

Por Alberto Dines em 11/10/2012 na edição 715

Uma capa histórica na edição de quarta-feira (10/10) da Folha de S.Paulo. Numa única edição, aquele que pretende ser “um jornal a serviço do Brasil” despencou no abismo da paranoia, da irresponsabilidade e prestou um enorme desserviço à formação cívica do leitor.

A condenação pelo Supremo Tribunal Federal de José Dirceu e da antiga cúpula do PT levou os responsáveis pela edição a perderem o senso de medida e os compromissos dos jornalistas em preservar sua dignidade e a dos personagens que circulam em suas páginas.

Puro hooliganismo: o jornal vilipendiou uma tragédia política, acirrou rancores, transformou um julgamento exemplar num rififi futebolístico, pisoteou os padrões de decência do nosso jornalismo, inclusive a célebre entrevista de Roberto Jefferson à repórter Renata Lo Prette – hoje na GloboNews – que marcou o início do escândalo do mensalão.

Tarefa contínua

Quando Richard Nixon e Fernando Collor foram obrigados a renunciar para não serem escorraçados da Presidência, os jornais que os derrubaram comportaram-se com mais compostura e respeito. Não se bate no adversário caído, isso sabem até os palhaços das artes marciais que a Folha tanto incentiva.

O rosto de José Dirceu deformado pela luz sobre um fundo escuro, tétrico, esticado para ocupar toda a largura da primeira página, acrescido de um título em letras garrafais (“Culpados”), é o escracho em estado puro, sensacionalismo, versão tupiniquim do tabloidismo murdoquiano e do canibalismo político.

A foto havia sido feita três dias antes, já fora publicada, não acrescentava qualquer informação, não escondia o desejo de avacalhar.

A exibição de perversidade da Folha contrasta vivamente com a capa sutil e inteligente do Globo sugerindo o início efetivo da primavera brasiliense: enorme arco-íris sobre a Praça dos Três Poderes, com a estátua da Justiça em primeiro plano.

O Estado de S.Paulo foi fleumático, solene, como convém a essas circunstâncias: título breve (“Supremo condena Dirceu”), foto também de arquivo, mas sem deformações.

Jornalismo é um exercício contínuo de decência – a Folha deveria debruçar-se sobre este tópico na próxima edição do seu Manual de Redação.

7 comentários:

Luis disse...

Discordo do Dines, a Folha e por que não também o Globo deve ser fechada sumariamente, basta!

Anônimo disse...

Só falta vcs. dizerem que eles não são culpados.Os que os defendem são tão culpados quanto eles, e querem implantar um outro tipo de ditadura.

Anônimo disse...

Se o acirrar 'ânimos' se converter em luta de partido e pelo partido contra tribunais de exceção e golpe, bem vindo aos ânimos acirrados, o Brasil precisa de vocês!

Mas há os que preferem o tiro silencioso, ainda assim, tiro que mata.

Lei dos médios na gaveta; CPMI do Cachoeira, ontem, enterrada viva; o golpe à moda Paraguai e Honduras, à passos largos; nós cada vez mais reféns dos monopólios transnacionais - sejam eles financeiros ou não; silêncio no Palácio da Alvorada - quem lutou contra a ditadura, condenado, quem torturou, está livre e impune.

Aqui ao lado, na Venezuela, Chávez - para alguns - era, até então, o 'fanfarrão que falava demais'. Foi eleito e nas ruas da Venezuela, marcharam, resolutos, milhões. Lá, as 'inconvenientes' palavras 'a mais' e o espírito impetuoso do líder Venezuelano, educaram as massas pra lutar. Aqui, CUT - RJ, em ato heroico e solitário, que deveria ser exemplo e comover outros, reuniu poucos para denunciar o golpe via STF.

Nas redes sociais, blogs, impera a desorientação geral apesar de análises corretas e, por que não, corajosas e apaixonadas pela democracia, pelas liberdades políticas, pela soberania vilipendiada - 'o que fazer?', 'por onde começar'?

Se cada um de nós soubéssemos a força que temos, se compreendêssemos nosso papel no mundo, mudaríamos o país, a começar pelos nossos meios de luta, nossos instrumentos de mobilização organização. Tomar partido é o que há.

Esse é o caminho.

Anônimo disse...


UMA CONTRIBUIÇÃO *RASA E SECA AO AYRES BRITTO!

Aqui, na província de Feira de Santana - agreste/sertão baiano -, o candidato do DEMo foi eleito. Este senhor havia governado a cidade por oitos anos consecutivos. Na sequência ["entre lágrimas e pedido de presente aos eleitores" (sic)] elegeu o seu sucessor, o atual prefeito. Para eleger o atual prefeito, criou-se na província - perdão - cidade, a tese do terceiro mandato [um verdadeiro estelionato eleitoral]. Agora, o prefeito de três mandatoa ingressará no quarto [quarto mandato, revisor!]. Considerando a larga margem de diferença de votos em relação aos demais concorrentes - e tendo cooptado figuras do antigo MDB da cidade - provavelmente este senhor carlista será re-eleito daqui a quatro anos, completando o ciclo de 05 (cinco) mandatos consecutivos. Em seguida, apoiará um outro poste, por exemplo o filho, e prosseguirá "regendo a democracia absolutista, autoritária, personalista e populista" (idem sic) em nossas plagas...
A sorte é a de que, por aqui, nenhum DEMtucanop acusará Hugo Chávez sem deixar de ouvir uma bela e lapidar tese comparatória!...

UM CONSELHO AO MINISTRO AYRES BRITTO - reserve "um tiquinho" do seu "supremo" tempo para conhecer "um tiquinho" da realidade da política brasileira, que, em certa medida, reproduz a natureza do jogo político universal! Aproveite e reflita sobre a hegemonia cronológica do PSDB no estado de São Paulo!...

Ministro Ayres Britto, eu lamento perceber em seus olhos um sentimento brutal de 'arrependimento sem volta' do dever não cumprido (sic). No entanto, o verdadeiro povo brasileiro se incumbirá de promover a devida retratação, o devido desagravo, a imprescindível e pedagógica 'concertação'!... Passar bem!

EM TEMPO: senhor ministro "supremo" Ayres Britto, aqui no agreste/sertão da Bahia, 'rasa e seca' são as cisternas e as lagoas que "abastecem" as carências e o sofrimento do nosso povo!...

AVANTE POVO BRASILEIRO! Pintemos-nos para a guerra! E, cumpre lembrar, que 'a invasão do desrespeito às leis' é de absoluta culpabilidade daqueles que deveriam respeitá-las!

GOLPE NUNCA MAIS!

AS RUAS ESPERAM, ANSIOSAS, POR VOZES! OU NÃO?!...

Hasta la Victoria Siempre!

Saudações democráticas, progressistas, nacionalistas, civilizatórias e anti-golpistas,

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo - empanturrado até "a goela" de pipoca e caldo de cana, elevando a audiência da TV (IN)Justiça!




nosoun 75

Anônimo disse...

A QUE PONTO CHEGAM ‘AS GRACINHAS DO GARCIA’ “DA GLOBO”! ENTENDA

No comentário matinal de hoje (11/10/12), (a)notou o jornalista, abre aspas: “Na última sessão do STF, o ministro Ricardo Lewandovski foi flagrado [(sic) – adendo nosso] por um fotógrafo, conversando com o colega Dias Toffoli!...” Quer dizer, então, que um fotógrafo de um determinado jornal “flagrou” [“foram pegos em flagrante”!] dois membros do STF dialogando na Sala do Júri da Corte Suprema do país?! Considerando a tese do ‘domínio do fato’, é bastante ‘plausível’ que os dois colegas estivessem fazendo exposição – ‘in off’ - de tratativas, ardilosos conchavos, mesmo porque não é crível que estes dois ministros mancomunados estivessem tratando de outro assunto afora o mensalão [o mensalão do PT, revisor!].

RESCALDO: realmente, essa tal tese do ‘domínio do fato’ irá “dar muitos panos para manga”!

VALE A PENA RELEMBRAR: o tal do Alexandre Garcia “da Globo” exerce também a função de, digamos, capilarizar o PIG! Todas as manhãs, comentários do jornalista são retransmitidos por muitas emissoras de rádio dos rincões do Brasil!

... É verdade: o golpe [midiático] está sendo televisionado - e irradiando pelas ondas potentes do rádio!... A DIREITONA [golpista] OPOSIÇÃO AO BRASIL golpista está sempre à espreita!

AS RUAS ESPERAM POR VOZES! OU NÃO?!...

Que país é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo – empanturrado de pipoca e limonada, elevando a audiência da TV (In)Justiça!…

Anônimo disse...

A [TÊNUE(!)] DEFESA [DESPRETENSIOSA(!)] DO STF – POR ‘MERDAL’ PEREIRA!

“... É muito importante a absolvição de alguns réus [sessão do STF de 11/10/12]! Os assinantes (sic – adendo nosso) podem reforçar a constatação de que o julgamento do mensalão (o mensalão do PT, revisor – de novo, adendo nosso!) não é discricionário ou de exceção! Quando tem de condenar, os ministros condenam... [Ministros de Igrejas evangélicas, revisor? Não, ministros do STF!]... E quando existem provas *convincentes, estes mesmos juízes condenam. Portanto, não estamos diante de um julgamento tendencioso!...”

*o MERDAL Pereira “da Globo” - em seu “técnico comentário jurídico” - não mencionou a expressão ‘provas contidas nos autos’! As tais ‘provas convincentes’ nos remetem à perspectiva do tal ‘domínio do fato´, a mesma tese que, anteriormente, o mesmo ‘colonista’ já tratara de defender, afirmando que este princípio jurídico está, há muito tempo, contemplado no Direito Penal!...”

RESCALDO: com aquela cara de ‘criança chupando pirulito’, o MERDAL Pereira “da Globo” pensa que embroma quem, além de alguns dos assinantes da TV paga?!

Que país é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo – empanturrado de pipoca e caldo de cana, elevando a audiência da TV (In)Justiça!…

Luiz Antonio Barbosa - Mutum MG disse...

"Como é difícil acordar calado" - e permanecer calado!
"Se na calada da noite eu me dano" - me sentindo um fraco um derrotado.
"Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa" - me sinto impotente.
"Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada, prá a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa" - quem sabe um grito de algum parlamentar mesmo que de um pusilânime.