quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Caso Rosemary: Perigo à vista

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A semana começou repleta de teorias conspiratórias, em virtude do escândalo envolvendo a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha. A teoria tem razão de ser. A ala da Polícia Federal que invadiu o escritório já começou a vazar – seletivamente – para a imprensa dados sigilosos à mídia. O alvo, como sempre, é Lula. Dessa vez, encontraram um flanco desguarnecido, e os ataques serão pesados.

Em sua coluna de hoje, Merval Pereira já iniciou o que parece ser a nova linha de ataque: chegar à presidenta. Lula não é mais presidente e os ataques desferidos contra ele não costumam dar resultado, até porque a maioria da população já se acostumou com a artilharia diária da mídia contra seu líder. O bicho pega, como sempre, em setores minoritários (embora influentes) da classe média.

Os primeiros dias de um escândalo são os mais propícios ao sensacionalismo, porque ainda há um grande conjunto de informações não confirmadas. São jogados nomes, fatos, e dados no ar sem critério. Há um clima de perplexidade e irritação.

A mídia aproveita o nervosismo coletivo para fazer bombardeios pesados, amarrando escândalos uns nos outros, mesmo que um não tenha nada a ver com outro. É assim que, nas matérias que falam em Rosemary, acaba-se falando em Dirceu, em mensalão. Colunistas passam a fustigar Lula por coisas que ele sequer disse. Manchetes são feitas em cima delas. Criam-se ilações inspiradas nessas manchetes, e outros colunistas elocubram sobre essas teorias, tecendo-se um fio interminável de intrigas. Daí publicam-se centenas de cartinhas com base em teses que, no dia seguinte, esvaziam-se.

O que sempre impressiona é o nível de agressividade dos jornalões. Por exemplo, observe essa missiva publicada no Estadão de hoje:



Este é um jornal que recebe recursos públicos, via publicidade institucional! Isso aí, a meu ver, não é fazer oposição, é apelar para a baixaria.

Por outro lado, é uma oportunidade a mais para forçar o governo federal a não apenas combater duramente a corrupção. Isso é uma obrigação ética óbvia. É preciso também possuir um serviço de inteligência que previna esse tipo de escândalo antes que ele aconteça, sobretudo se ele se dá nas imediações da presidência da república.

Não vamos dourar a pílula. Mesmo com toda a exploração e sensacionalismo, temos um escândalo genuíno, que não foi criado pela imprensa. Não é uma história fantasiosa da Veja. É uma operação da Polícia Federal, mesmo que de uma ala dissidente, mesmo que movida pelo desejo de infringir dano ao governo por questões sindicais internas.

Essas brigas domésticas podem ter consequências salutares e saneadoras. Os envolvidos agiam com uma desenvoltura acima de qualquer racionalidade. O tal Vieira, diretor da Anac, pede a um funcionário do Ministério da Educação uma senha para alterar dados de uma faculdade pertencente à sua família, e este fornece, descaradamente!

Pareceres internos fraudados, tráfico de influência, corrupção ativa, o escândalo é daqueles de dar náuseas, e se for para combater esse tipo de podridão, até vale a pena enfrentarmos uma crise política e assistirmos o governo apanhar um bocado da mídia e da oposição.

Entretanto, não vamos esquecer que o golpe contra Getúlio teve resultado porque havia, de fato, problemas de corrupção, e houve tentativa de assassinato de uma figura ligada à oposição. Atiraram em Lacerda, mas acertaram, fatalmente, no Major Vaz.

A luta contra a corrupção deve ser constante, mas é triste que, no Brasil, ela seja, sistematicamente instrumentalizada para desestabilizar/derrubar governos trabalhistas. Há um clima de golpe constante na sociedade, sempre instigado pela mídia, o que nos obriga a jamais descansar, jamais relaxar.

11 comentários:

André disse...

E como o próprio governo está reagindo a isso? Se omitindo? Cadê a privataria, pq o relator está recuando na CPI do Cachoeira? Está cada vez mais difícil não pensar que eles vão dar um golpe facinho facinho, não vão encontrar nem resistência.

Anônimo disse...

Enquanto isso no Congresso Nacional, na CPi do Cachoeira o PT retira os nomes do PGR Gurgel e do chumbeta.
Além de perder a oportunidade do século de passar a limpo os meios de comunicação, o PT se mostra covarde.

Ignez disse...

E pensar que não se poderia imaginar tais coisas acontecendo em um governo do PT! O Brasil progrediu tanto nesses 10 anos que nós pensávamos que bastava olhar a nossa estrela para nos sentirmos no céu! Pena que uns malditos tenham pensado em dar o melhor de si para seu próprio benefício. O peor é que nós pagaremos a fatura desses escândalos, pois a mídia pode transformar os avanços em pó: um golpe de direita se avizinha...?! E não nos consola nem pensar que na "era fhc" os escândalos foram em maior número e mais lesivos à Pátria! Mas foram escondidos pela mesma mídia cínica, mercenária, demagógica e corrupta que os denuncia. Da mesma forma, contaram com o imobilismo/conivência da PF e do Judiciário de então...

Anônimo disse...


Colunista diz que é válido questionar vida pessoal de Lula no caso Rosemary
publicado em 29 de novembro de 2012 às 8:15 PARTE I
29/11/2012 – 03h30
O poder de Rosemary
na Folha
Texto repercutido em http://www.viomundo.com.br/politica/colunista-diz-que-e-valido-questionar-vida-pessoal-de-lula-no-caso-rosemary.html/comment-page-1#comment-399200

LÁ VEM O MATUTO ALCOVITEIRO!...
... Aproveitemos e façamos uma acareação entre o FFHH e aquela ex-jornalista "da Globo" - "passada para trás" [diriam os mais velhos (sic)] e, depois, "deportada"!... Vamos perguntar a esta jornalista, entre outras coisas: 1- FFHH tinha tempo para as preliminares?! 2- FFHH declarava ter dor na consciência pelo adultério cometido, vitimando a (quase-)santa dona Dulce?! 3- Por que somente depois de tantos anos, FFHH resolveu assumir a paternidade do filho bastardo?! 4- Por que a diligente Rede Globo omitiu - e omite - da opinião pública brasileira esta travessura palaciana do ex-presidente FFHH?!...

Anônimo disse...


SOBRE A NOSSA ‘PRIMAVERA DOS TRÓPICOS’!...

... Atentemos para a miséria de "mundo" em que estamos vivendo(!): admitamos que tenha havido telefonemas e/ou trocas de e-mails e/ou 'o Diabo que o valha' entre a chefe do gabinete da Presidência da república em São Paulo e o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva!... Desanuviando o pensamento: o que não seria 'plausível' nem muito menos 'crível' é a inexistência de tais contatos! É como alguém admitir que nunca telefonou para um parente e/ou para um(a) amigo(a)!... Voltemos à premissa de que houve contatos telefônicos e/ou trocas de e-mails e/ou 'o Diabo que o valha' entre a secretária e o chefe! A secretária comete desatinos abomináveis e estripulias condenáveis enquanto o chefe trabalha, e muito!... [Ou é pouca coisa dirigir os destinos de um país?! Têm momentos em que cada um de nós não consegue dar conta dos nossos afazeres, "quanto mais!..."]... A secretária comete desatinos abomináveis e estripulias condenáveis enquanto o chefe trabalha!... Quer dizer, então, que - antes de se averiguar o conteúdo destes contatos [inevitáveis, ou não?!] - já é hora de condenar o chefe enquanto parceiro das delinquências?!...

NOTA ACAUTELATÓRIA I - estamos atingindo um nível de "sofisticada" irresponsabilidade e desrespeito por parte desta imprensa, algo que transcende os limites da incivilidade, comprometendo a nossa combalida e 'tênue' subdemocracia de bananas... Esta descompostura intolerável do PIG violenta os direitos humanos e o Estado (sub)democrático e de Direito!...

NOTA ACAUTELATÓRIA II - por certo, nestes últimos dez anos, a senhora Rosemary manteve contatos com familiares, com amigos, com amigas... Com pessoas as mais diversas por conta dos "ossos do ofício"! Com um garçom em algum restaurante; com alguma vendedora de uma butique qualquer!... [Não é crível(!) que a funcionária pública Rosemary Nóvoa de Noronha tivesse passado estes "breves" últimos dez anos somente tratando de patifarias, "né verdade"?!...] ... Pois muito bem, a descoberta de telefonemas e/ou de trocas de e-mails e/ou de ‘o Diabo que o valha’ entre a senhora Rosemary e estes 'plausíveis' interlocutores são indícios cabais, peremptórios, irrefutáveis de que todas, ou parte, destas pessoas estiveram envolvidas com as falcatruas ora reveladas?!...

NOTA ACAUTELATÓRIA III - pensemos no seguinte: "amanhã, poderemos ser vítimas das mesmas mazelas que 'ontem' outros foram vítimas e que, hoje, outros estão sendo!" É mais ou menos por aí que a banda toca, desafinada, o réquiem!...

NOTA ACAUTELATÓRIA IV - E nós? Para onde vamos?!...

Que país é este, sô?!... Uma cópia mal feita do Paraguai e/ou de Honduras e/ou do Haiti...?!...

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Emanuel Cancella disse...

OPERAÇÃO PORTO SEGURO
Em primeiro lugar, temos que agradecer ao governo de Luis Inácio Lula da Silva por ter renovado os quadros da Polícia Federal através de concurso público e aparelhado de tal forma nossa principal polícia, que hoje é a nossa principal referência no combate à corrupção.

Todos se lembram que a PF no governo de Fernando Collor e de Fernando Henrique Cardoso, que não prendia ninguém, esbarrava no “Engavetador Geral da República”, Geraldo Brindeiro, e faltava até gasolina nos carros da policia. Quando prendiam, eram os três P’s: pretos, pobres e prostitutas. Hoje a PF atua inclusive contra os colarinhos brancos. A Operação “Porto Seguro” é um grande exemplo.

Foi Lula também quem nomeou Joaquim Barboza, o primeiro presidente negro do STF. Temos que parabenizar também a presidente Dilma pela resposta imediata afastando os envolvidos na operação “Porto Seguro”.

Lamentamos o papel da grande mídia brasileira que dá prioridade à operação da polícia federal, não para informar e esclarecer a opinião pública, mas, o tempo todo, para tentar envolver o governo Lula no escândalo e para comprometer o governo da presidenta Dilma. Todos os nomeados pela administração pública federal têm que ter o aval do presidente da República, com Lula não seria diferente, mais daí a tentar envolver o presidente, pessoalmente, em qualquer escândalo, é paranóia.

O ódio da mídia e das elites brasileira ao PT e a Lula é tanto que esqueceram totalmente a CPMI do Cachoeira: esqueceram que Carlinhos Cachoeira foi posto em liberdade. Sumiu dos noticiários o governador de Goiás, Marcondes Pirillo, do PSDB, envolvido até o pescoço com Carlinhos Cachoeira.

A verdade é que Lula e o PT mudaram a cara do Brasil. A despeito de deslizes de um ou de outro membro do governo e do partido, a verdade é que o país hoje é referência no mundo. As elites e a grande mídia não perdoam que essa mudança tenha sido operada por um torneiro mecânico, Lula do PT.

O governo do sociólogo Fernando Hernrique Cardoso, preferido da grande mídia e das elites brasileiras, não conseguiu fazer aquilo que Lula fez, e por isso a ira dessa gente. Quanto à corrupção, infelizmente não é exclusividade do Brasil; a China, por exemplo, que trata os corruptos com bala na nuca não conseguiu eliminar essa praga.

Tolerância zero com a corrupção! Precisamos, cada vez mais, melhorar nossas polícias e os órgãos fiscalizadores. Governos coniventes com a corrupção, com polícia sucateada e justiça cega e amordaçada, por exemplo através de procuradores da República meros engavetadores, tudo isso é coisa do passado no Brasil.
Emanuel Cancella

Anônimo disse...

o amaigo não leu o livro do Climerio. A ordem era para atirar no marjor Vaz e deixar o lacerda de lado. o lacerda eteve a dois metros da mira do pistoleiro. Ele afirma que o gesso no pé do lacerda era como a "entrevista" do Valerio à Veja. Onde anda o Climerio? E seu livro? Qual a semelhança entre os assassinatos de Gregorio Fortunato e Luvio Lito Flavio. Aorda pra cuspir.B4B

Adelina de Alorna disse...

No mesmo normal um ótimo artigo de Eugênio Bucci sobre oPT
O autor não esconde sua opção; eh de esquerda e petista, mas desiludido com algumas atitudes do partido, das quais faço coro!

Unknown disse...

Ah, a senha de acesso ao site do MEC que o cara consultou o outro a fornecer pra poder fuçar lá é de 256 bits, de alta complexidade criptográfica: era [M-E-C] Á vá!... estão de gozação!...

antonio barbosa filho disse...

O PIG vai descobrir que Lula conversa com gente do PT e do Governo! Que crime bárbaro, não acha ministro Joaquim Barbosa? Só não existiram suas 122 ligações para Rose, ou vice-versa. Mas isto é apenas um FATO, coisa que o PIG abomina...

Anônimo disse...

que saudade da ditadura!