terça-feira, 6 de novembro de 2012

Greve da PM elege tucano em Salvador

Por Altamiro Borges

Há quem garanta que a derrota das esquerdas na eleição para a prefeitura de Salvador deveu-se, entre outros fatores, à inabilidade com que o governador Jaques Wagner (PT) lidou com as greves da Polícia Militar e dos professores da rede estadual. Sua intransigência frustrou parcelas dos trabalhadores e do sindicalismo. Esta opinião demanda mais debate. Mas uma coisa é certa: a direita soube se aproveitar destes episódios. Tanto que o principal líder da greve da PM foi eleito vereador pelo PSDB, com o apoio do demo ACM Neto.

O ex-policial Marco Prisco foi o quarto mais votado na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Salvador e liderou na coligação proporcional composta por DEM-PSDB. Ele obteve 14.820 votos e já está com a língua afiada: “É uma resposta da população ao governo da Bahia”. Na greve de fevereiro passado, o sindicalista ficou famoso por suas posições radicalizadas, sendo acusado de promover atos de violência. Na época, ele jurou que não seria candidato a vereador, tentando evitar críticas à partidarização do movimento.

Marco Prisco tem uma trajetória política complicada. Já militou em partidos de esquerda e disputou outras eleições. Segundo a Folha, em matéria publicada em 30 de setembro, “ele tentou ser vereador em 2008 pelo PSOL, e deputado estadual em 2010 pelo PTC”. Na sequência, ele se filiou ao PSDB. Durante a greve da PM, que durou 12 dias, ele recebeu o inusitado apoio de ACM Neto, já então pré-candidato a prefeito pelo DEM e feroz inimigo das lutas dos trabalhadores. Um nítido caso de oportunismo eleitoral!

2 comentários:

PQuadros disse...

Apesar de a famiglia acm ser um risco permanente, o inimigo real e imediato e conel geddel e seu pmdb vendido.
Em Salvador soh ganha quem tem apoio do pmdb!

Fábio Brito disse...

Existem várias razões para a derrota das esquerdas em Salvador, podemos elencar algumas:
Escolha de um candidato que já havia perdido três eleições anteriores (era preciso renovação); propaganda eleitoral equivocada dando mais importância ao fato do candidato do PT ter o apoio de Lula e Dilma e estar afinadocom eles, não ter havido discussão com a população em torno de um Programa de Governo para Salvador, como, alías o Haddad fez em São Pulo; Inabilidade na greve dos Professores (é absolutamente inadmissível num governo do PT uma greve de professores durar quase 4 meses), inabilidade na greve dos policiais; helicóptero de Wagner que criou na população de distância do Governador dos problemas do povo e por aí vai...
Analiso algumas destas situações no post A Festa da DEMOcracia na Bahia.

http://semtravasnalingua.wordpress.com