quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PT se acovarda diante da mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

Determinada pela presidência do PT, a decisão do deputado Odair Cunha (MG), relator da CPI do Cachoeira, de deixar de indiciar cinco jornalistas suspeitos de ligação com o crime organizado – entre eles Policarpo Júnior, editor-chefe da Veja – e de abdicar da sugestão de que o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, seja investigado pelo Conselho Nacional do Ministério Público tem causado indignação entre a militância petista, apoiadores do governo e cidadãos preocupados com o atual estágio das relações entre política, mídia e Justiça no Brasil.

Instalada a duras penas, a CPI representou uma rara oportunidade de promoção de uma investigação séria sobre as ligações entre mídia e crime organizado no país, a partir das para lá de suspeitas relações entre o criminoso condenado "Carlinhos" Cachoeira e a revista Veja. Tal oportunidade está perdida, e, embora a responsabilidade por tal retrocesso deva ser repartida com os demais membros da aliança governista – o PMDB, notadamente -, ele corrobora uma constatação que se difunde entre um número cada vez maior de pessoas: a de que, não importa o que a mídia apronte, o PT está acovardado e não reagirá.

Reação corporativa

Além da saraivada de ataques disparados pela imprensa, nos últimos dias, contra o indiciamento dos jornalistas – categoria profissional que, no Brasil, parece estar acima das leis – e do corporativismo extremado do Ministério Público em defesa de Gurgel, rondam o recuo petista ameaças menos ou mais veladas advindas do potencial supostamente explosivo da divulgação da correspondência entre o ex-presidente Lula e ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, indiciada na última sexta-feira pela Polícia Federal, com estridente alarde, mesmo para os padrões brasileiros.

Ainda que remota, a possibilidade de que Lula venha se candidatar a governador de São Paulo em 2014, com grandes chances de estabelecer hegemonia petista no município, no estado e no país, tem levado a mídia corporativa, linha-auxiliar do tucanato, a recrudescer as manifestações de ódio contra o ex-presidente, num exemplo claro do conflito de classes e de disputa de poder – e da posição que, neles, a mídia, que idealmente deveria buscar a imparcialidade, assume. Isso inclui, como índice de baixeza operacional da mídia, o desprezo pelo tratamento discreto da vida afetiva dos ex-presidentes da República, norma rigidamente seguida em relação a Fernando Henrique Cardoso, mas que as presentes insinuações em relação a Lula e Rosemary mandam às favas. Neste momento, reside no fuçar de e-mails e telefonemas entre eles a "grande esperança branca" do conservadorismo brasileiro – uma aposta, a meu ver, fadada ao fracasso.

O caso Rosemary
Dadas as condições materiais tipicamente de classe média de Rosemary e a vagueza das acusações de tráfico de influência - ainda mais contra uma agente radicada em São Paulo, longe do poder concentrado no Planalto Central - não se deve descartar a hipótese de que, assim como ocorreu com Erenice Guerra, com Luiz Gushiken e com Orlando Silva, trate-se, ao final, de mais um factoide para abastecer a mídia de manchetes escandalosas contra Lula e o PT. O modo como os jornais têm tratado as perfeitamente aceitáveis duas viagens oficiais ao ano efetuadas pela ex-secretária na última década– chamando-as de "a volta ao mundo de Rosemary" – sugere exatamente isso.

Já vimos esse filme várias vezes, e a sensação de déjà vu é inevitável: se, ao final, a acusada for proclamada inocente, como aconteceu com os personagens citados, uma notinha escondida na página 11 será a compensação pela enxurrada de manchetes e reportagens televisivas. Os danos morais, a desqualificação pessoal, o tratamento como criminoso dispensado a quem é apenas suspeito, o direito de resposta, o ouvir o outro lado? São detalhes que, naturalmente, não requerem o instrumento anacrônico da Lei de Imprensa, que a sapiência e o espírito democrático reinantes no STF extinguiram. Deixemos tudo à autorregulação, como sugeria o saudoso Ayres Britto.

Ufanismo fora de lugar
Os entusiastas do governo nas redes sociais dedicam horas e horas, diariamente, a prognosticar um golpe de Estado iminente, a destilar seu ódio contra o STF e a rebater todas as bobagens tendenciosas que Ricardo Noblat e Reinaldo Azevedo escrevem – o que dá mais audiência a tais "blogueiros", provocadores profissionais a soldo dos interesses da plutocracia mediática. Se esses internautas direcionassem uma pequena parte de sua energia a fins mais concretos – como pressionar o governo que apoiam a confrontar a mídia venal e a cumprir os compromissos assumidos em campanha -, não só aspossibilidades de ruptura institucional tornar-se-iam mais remotas, mas, entre outras áreas, seria outra a situação da saúde, da segurança pública e da educação (onde, conforme anunciado ontem, o Brasil ficou em 39o. lugar entre 40 países concorrentes no ranking do Índice Global de Habilidades Cognitivas e Realizações Profissionais, evidencia que desmistifica de contraria o discurso ufanista predominante nessa área durante as administrações petistas). Além disso, poderíamos ao menos vislumbrar a possibilidade de regular a ação da mídia de acordo com parâmetros éticos

Ao invés disso, temos um cenário em que, como resume um dos maiores estudiosos da mídia no país, Venício A. de Lima, "Apesar do trabalho desenvolvido há décadas por pessoas e/ou entidades da sociedade civil, e apesar do inegável aumento da consciência coletiva sobre a centralidade da mídia na vida cotidiana, não tem havido resposta correspondente dos poderes da República no sentido da proposta e/ou implementação de políticas públicas que promovam a universalização do direito à comunicação em nosso país".

Paz sem voz não é paz, é medo
O fato de a arena comunicacional do país ser dominada por uma mídia corporativa que age de forma parcial e partidarizada, tendo como métodos rotineiros a desqualificação agressiva, o escândalo e a mentira é uma herança do capitalismo selvagem e do patrimonialismo que por décadas vigeu no país – açulados, na última década, pela perda progressiva de poder e pelo ódio de classes.

Já o fato de tal distorção antidemocrática permanecer ativa e impune durante uma década de administração federal petista é resultado da omissão, pusilanimidade e covardia - e, quem sabe, de interesses não confessos – que têm caracterizado a inação do Partido dos Trabalhadores no que concerne à sua relação com a mídia, na qual não se limita a apanhar calado: continua a encher as burras das editoras e corporações midiáticas que, suspeitas de conluio com o crime organizado, o atacam e à democracia.

Como assinala Saul Leblon, em artigo de leitura obrigatória, o petismo no poder parece resignado apés assinar uma "pax branca que concede ao conservadorismo o pleito da hegemonia intocável na esfera da comunicação. Esse conformismo, que hoje desqualifica reputações, envenena o jogo político e deturpa o debate democrático, pode vir a ter consequências ainda mais graves, institucionalmente traumáticas, para o partido e, pior, para o país. E fica cada vez mais evidente que o PT nada fará contra o inimigo que alimenta.

19 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável!Deveras lamentável!
Bem escreveu o Nassif: a representação do PT no Congresso - deputados e senadores - está a cargo de um grupo de invertebrados.
Está na hora de a militância começar a cobrar a direção partidária.
Que a Presidenta Dilma se mantenha distante das discussões políticas, é certo e adequado. Para isso mesmo é que há uma partido por trás dela e uma base de apoio parlamentar.

Unknown disse...

Miro,
Por favor, publique os comentários dos leitores...
Não seja covarde como o PT foi na CPI do Cachoeira.
Em 2014 vamos eleger homens que são capazes de defender o Partido, pois esses aí não o fazem.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Covardes é pouco para o PT! C...de medo da mídia. VERGONHA NACIONAL!

Julio Matouk disse...

Meu Deus quando li não acreditei...COMO PODE? ATÉ TU, BRUTUS? Vamos deixar a Veja cometer crime e se ligar com organização criminosa? Mas num país onde o PROPRIO CACHOEIRA ja está livre, porque cobrar punição para simples lacaios? Vocês gastam tempo cobrando ley de medios, mas não entendem que é preciso uma reforma MUITO AMPLA E URGENTE do Código Penal.

antonio barbosa filho disse...

Ou invertebrados ou metidos na roubalheira até o pescoço. Que tipo de pressão pode fazer o PIG contra dirigentes e parlamentares do PT se eles não tiverem pecados graves? Se os sindicalistas andam muito gordos para qualquer protesto, o PT anda muito ocupado em servir à Pátria nos seus cargos. Aquela coisa de Socialismo, de defender ao menos a Democracia, ora bolas! Isso fica por conta das bases gratuitas, xiitas, e do Lula no palanque. No mais, cada um por si, com a estrela no peito.

Anônimo disse...

O PDT, por exemplo, tem Miro Teixeira (RJ) e Pedro Taques (MS) que se aliaram aos demotucanos para blindar a imprensa e o Procurador-Geral, mesmo diante de tantas evidências. O PMDB que, na época em que Renan Calheiros (AL) era alvo da Veja cogitou abrir uma CPI para investigar o Grupo Abril, não quis comprar brigas, preferindo fazer um acordão de bastidores com os barões da mídia.

O relator Odair Cunha (PT-MG), mesmo com essa minoria, fez um relatório completo, honesto e corajoso. Só de ter feito, publicado e discutido publicamente, já foi uma vitória.

Veio a reação da maioria da CPI. O colegiado não aprovaria o relatório se não tirasse o indiciamento do PGR e do jornalista Policarpo Júnior, da revista Veja. Sem votos suficientes, a CPI se encerraria sem relatório final, como aconteceu com a CPI do Banestado. Até Demóstenes Torres e Marconi Perillo (PSDB-GO) torciam para isso.

Daí Odair Cunha e o PT acatar o veto da maioria, conforme explicou o relator na apresentação lida:

"As Partes VI e VII que discorreram sobre as relações da Organização Criminosa com pessoas ligadas a veículos de comunicação e sobre a atuação do Procurador Geral da República na Operação Vegas, são RETIRADAS DO RELATÓRIO, pelos motivos já expostos que, em resumo, significam a ponderação deste Relator após ouvidos os membros desta Comissão, em busca da apresentação de um Relatório que represente o pensamento médio do Colegiado e que viabilize a aprovação deste importante trabalho."

É o que é possível fazer. CPI não é revolução popular, é colegiado de parlamentares das mais diversas tendências. Outras lutas são em outros fóruns, que envolvem mobilização popular e movimentos sociais.

Vejo muitos amigos internautas crucificando Odair Cunha e o PT por isso. É um grande erro. Quem deve ser combatido por suas posições frouxas, anti-republicanas, são sobretudo Miro Teixeira (PDT), Pedro Taques (PDT), Randolfe Rodrigues (PSOL), o pessoal do PSB do Eduardo Campos, que buscam votos no eleitorado progressista, mas cortejam a mídia reacionária para obter apoio midiático, através de noticiário favorável. E também os parlamentares do PMDB, do PP, etc, além dos sócios da mídia reacionária que são os demotucanos, inclusive do PPS.

Odair Cunha fez o seu dever republicano de relatar as coisas como elas foram apuradas, sem perseguir e sem fazer vistas grossas. Atacá-lo só leva a enfraquecer uma bancada progressista, minoritária, ajudando indiretamente a reeleger em 2014 os Miros Teixeiras e demotucanos da vida.

Carlos Lima disse...

Não sou mais ou menos progressista ou até esquerdista que donos de grandes blogs. Más a verdade há de ser dita a DILMA tem mêdo da mídia e está nos enrolando. Não foi o PT que acovardou sozinho.É preciso que passemos a falar a veradade, a defender verdades, temos que ser o contrário do lixo que é a grande mídia brasileira. O governo está deteriorando a confiança das pessoas, elas já são sucetiveis a mudança, ou DILMA enfrenta ou vai ter dificuldades ou até não atingir o seu ou nosso objetivo de mudar o país verdadeiramente, cito um pequeno exemplo, a presidenta vai em rede nacional dizer que vai haver redução no preço da energia, más o que se está vendo é o contrário, todos os dias a ANEEL autoriza um novo aumento. Não se pode enganar o povo, não se pode prometer o que não se tem condições de enfrentar, o Aécio parece que tem mais poder que a DILMA. A presidenta tem que acordar ou nossos votos valeram apenas para comemorar o desatre.

Ligia Malta disse...

Otimo o artigo, mas não da pra relevar a bronca que levamos, nos os "internautas entusiastas do governo".
Em todo coletivo ha tolos, neste caso ha tolos ufanistas, ha tolos batedores-de-boca com provocadores e tantos mais. Mas nem tão tolos assim os que se preocupam com a iminência de golpes.Esta preocupação tem, alias, partido dos editores dos blogs progressistas ou alternativos (como queiram ser denominados), ao que os internautas reagem com seus comentarios.
"Internautas comentadores" é uma categoria eclética, naturalmente,unindo-os o fato de não serem jornalistas, logo não possuirem essa grande ferramenta de pressão. A internet e as redes sociais lhes da essa pequena participação, que tem sido até superestimada em acontecimentos pelo mundo afora.
Enquanto cidadãos estão por ai, agindo,segundo suas possibilidades, filiando-se a partidos,participando de movimentos, etc.
Se você quer incita-los a criar mais movimento é louvavel, mas sem desmerecer essa participação dos "despossuidos dessa ferramenta da comunicação" que é, como você sabe, ou não seria justamente este o assunto em questão,a mais eficaz de todas.

Dalva Maria disse...

Miro, li atentamente tudo que você escreveu e chego à conclusão, mais uma vez, que o governo não tem cacife pra poder enfrentar a mídia conservadora. Todas as vezes que o governo tem alguma decisão pra tomar, que possa arranhar o conservadorismo de direita, a mídia surge com denúncias, prováveis ou não, que abalam todas as estruturas do PT e vence a chantagem. Fico aqui a pensar, de que o PT tem medo?? Pq apanhar tanto e ainda ceder ao seu carrasco??? Nós aqui na base, sentimos as porradas e o lombo doer todos os dias. Nesse momento tão delicado em que Dirceu, Delúbio, Genoino e agora João Paulo precisam do apoio da militância, vem a direção do PT, toda encagaçada, mais uma vez se rendendo ao seus carrascos e faz retirar do relatório o prevaricador Gurgel, que tem tudo a ver com a quadrilha do Cachoeira e o bandido da Veja, Policarpo. Será que esses parlamentares e a direção do PT tem noção do que fizeram?? jogaram no lixo as armas que tinham pra dar uma trégua nessa mídia f.d.p. ficando, mais uma vez, refém desses marginais institucionalizados. Se o objetivo é destruir a sigla, construída com muito sacrífício e desafios, eu diria que estão se empenhando muito pra isso. Querem calar e acovardar a militância também?? Se vão conseguir, isso só posso responder por mim. A desculpa a ser dada para essa palhaçada “será por temer que o relatório não fosse aprovado???” Considerando que acreditamos nisso, DANE-SE a aprovação ou não do relatório. Faz alguma diferença o relatório conseguir aprovação agora, depois do estrago já feito???...deixassem a oposição e a mídia se explicar pra população, pq uma hora ela ia ter que citar os nomes dos pilantras que a Globo tanto esconde. Sinceramente, esse mal-estar, essa indignação que to sentindo e acredito que muitos deverão estar assim também, pode até ser passageiro, mas sinto que minhas forças estão minando e agora, mais do que nunca, to torcendo muito pra me desencantar de vez com o partido que já tive muito orgulho de dizer que era filiada. Ontem, comecei a sentir vergonha, depois que vi os parlamentares da oposição, mesmo já tendo conseguido o que queriam, que era tirar o nome de dois bandidos, ainda tudo faziam pra atrapalhar a leitura do relatório. Trituraram, tratoraram e torturaram Odair Cunha e Paulo Teixeira. Foi um vexame. Foi humilhante ser petista naquele momento. Horas depois no supremo, pra finalizar mais um dia de angustia, Joaquim Barbosa, qdo percebeu que na última condenação de João Paulo, se permanecesse o empate, JP não pegaria acima de 8 anos, o Vespão quase enfartou... mas uma hora ele consegue. Enqto Bob Jefferson, que confessou ter recebido 4 milhões do esquema, foi beneficiado no julgamento porque colaborou com a justiça e ainda saiu como herói por ter livrado a nação de “elementos perigosos”. Que horror!!! Que inversão de valores!!! Que descalabro!!!Que tristeza!!!!

Anônimo disse...

É de se indignar, mesmo!!!
Estive no lançamento da campanha "Para Expressar a Liberdade - Uma nova lei para um novo tempo" no Sindicato dos Jornalistas, em Belo Horizonte, na noite passada;e, junto com o público estavam, também,dois políticos do PT de Minas Gerais e alguns representantes do Partido.
Assim que terminou a fala dos convidados da mesa debatedora, o público pôde se expressar através de perguntas, comentários, etc.
O que me chamou a atenção foi que, nesse momento, os integrantes do PT deixaram o local.
Será que tinham outro compromisso ou estariam se "poupando" de algum constrangimento?

Elisa

Anônimo disse...

É tristemente pesaroso constatar a situação de refém que aprisiona o PT. Torna-se evidente o liame que nutre, de forma sub-reptícia, uma associação estranha entre o procurador-geral da república (assim mesmo, com letras minúsculas, como minúsculo é seu representante)com o que há de mais retrógrado e obsoleto na política brasileira, sintetizado naquele tucano oculto do Ceará e o chefão do Maranhão, manipulador-chefe do PMDB.

Anônimo disse...


... A PERGUNTA QUE INSISTE EM VOLTAR, RECALCITRANTE!...

... Por que Diabos o governo teme discutir, democraticamente, e instituir a Lei dos Meios, um dos instrumentos da civilidade contemporânea?!... Medo de o PIG 'desandar a desancar' o governo?! Não! Esta justificativa seria, no mínimo, risível, porquanto desde os primórdios do governo do presidente Lula até "os dias de amanhã" (sic) 'desandar a desancar' o governo é aquilo do que o PIGolpista/terrorista/antinacionalista mais se ocupa!...

... Presidente Dilma Vana Rousseff, A Magnífica, não nos faça ter inveja da Cristina Kirchner!...

[... Por que Diabos o governo teme discutir, democraticamente, e instituir a Lei dos Meios, um dos instrumentos da civilidade contemporânea?!...]

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


Cunha, relator da CPI do Cachoeira, agora diz que Veja e Gurgel são “secundários”
publicado em 28 de novembro de 2012 às 8:50
Relator da CPI do Cachoeira retira proposta de indiciar jornalistas e Gurgel
Cunha afirma que está disposto a retirar o ‘secundário’, desde que partidos aprovem o ‘essencial’
Eugênia Lopes, de O Estado de S. Paulo

Texto repercutido em http://www.viomundo.com.br/humor/cunha-agora-diz-que-veja-e-gurgel-sao-secundarios.html/comment-page-1#comment-398972 – seção humor(!)
27 de novembro de 2012 | 22h 28

##########################

LÁ VEM O MATUTO ‘BANANIENSE’ AMEAÇANDO “JOGAR A TOALHA”!

... "Pipocada da miséria!" [a do relator em compasso com 'o PT da governança'!]; no meu espelho, abaixo dos meus olhos, um narigão de palhaço!; Para refundar o PT, o senador Fernando Collor de Mello deveria ser o signatário número 1!...

Que vergonha!...

EM TEMPO: o Mino Carta já previa essa tibieza anunciada!...

… Estamos (quase-)perdidos!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo


Anônimo disse...


SOBRE O RELATOR DA CPMI DO CACHOEIRA!

“Frouxo maior foi o frouxo que afrouxou o frouxo!” Ou seja, ‘o PT da governabilidade’!…

Felicidades! Apesar de acreditar que estamos (quase-)perdidos!…

Que vergonha!…

EM TEMPO: o Mino Carta já previa essa tibieza anunciada!…

… Estamos (quase-)perdidos!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


"VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA"

Vou-me embora pra Pasárgada
(...)
Aqui eu não sou feliz
(...)
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
(...)
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

Manuel Bandeira

###################

Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Pessoal, assinem o abaixo-assinado em favor da Lei de Médios no Brasil: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N30163

Unknown disse...

Miro,

Como o governo paga Publicidade para a Revista Veja, que está ligada ao Crime Organizado(Cachoeira), o mesmo poderá ser processado por Associação ao Crime...É uma vergonha esse PT, covarde, frouxo, mole, sem força, otário. Foram eleitos, ganharam cargos, ganharam Status e dinheiro e não são capazes de defender o próprio Partido.

Unknown disse...

Miro,
Em 2014 vamos eleger uma Nova Bancada na Camara e no Senado...Esses aí não prestam não, são fracos, covardes, frouxos, são aproveitadores do Partido, só querem se dar bem, etc. etc.

Carlos Lima disse...

O PT e a DILMA, está nos traindo, não vão ter defesa em eleição, podemos votar em qualquer merd.. é a mesma coisa. Tem-se a oportunidade de enfrentar esse cancer que é a grande mídia e lhes passam a mão na cabeça, entedi isso como o rompimento, e aceito, PT nunca mais. vão procurar tolo em outro lugar, o triste é que dediquei toda minha vida a nessa tranqueira que ai está, medrosos, corruptos, ingratos e tudo mais, que tristeza, esse ODAIR não fez essa picaretagem sozinho, tem dedo grande nisso, o dedo da covardia e da ingratidão.