domingo, 10 de fevereiro de 2013

João Kleber e as baixarias na RedeTV!

Por Altamiro Borges

Em queda na audiência e quase falida, a RedeTV! decidiu ressuscitar o “humorista” João Kleber – o mesmo que foi tirado do ar em dezembro de 2005 graças à ação movida por seis entidades da sociedade civil contra as suas baixarias na emissora. Na madrugada deste sábado, ele voltou à telinha com o seu quadro “teste de fidelidade” em pleno Carnaval. O jornalista Mauricio Stycer, da Folha, acompanhou o retorno do apresentador e ficou indignado com o que viu.

“Teatral, aos berros, insistindo que não estava encenando nada, João Kleber trouxe uma mulher disposta a ver se o marido seria fiel durante um trabalho no Carnaval. Com a ajuda de câmeras escondidas, ela viu o sujeito se apresentar para trabalhar como segurança de uma ‘empresária’, mas logo ser seduzido por ela e pela amiga. Ao final, ao vivo, João Kleber promoveu o encontro do casal. A mulher tentou agredir o marido, até que o apresentador explicou que tudo havia sido uma encenação da parte do homem, que sabia da intenção da mulher”.

“As frases exibidas na tela, que dramatizam a situação num crescendo, dão ideia do grau de exposição ao ridículo do casal: ‘Homem esconde da mulher que fará segurança de uma gostosa’; ‘Homem diz que a sua esposa é baixinha e gordinha, e mulher vê tudo’; ‘Homem não tira os olhos dos seios da atriz e mulher vê tudo’; ‘Você não imagina o que vai acontecer com o marido dessa mulher’. O espetáculo, pouco edificante, tornou-o famoso na década passada e foi responsável por tirar a RedeTV! do ar em 2005, suspensa pela Justiça. Está de volta agora num momento em que a emissora enfrenta um de seus piores momentos. Parece o casamento perfeito”, conclui Stycer.

O pior é que estas e outras baixarias são exibidas numa emissora privada que explora uma concessão pública e o governo não faz nada – absolutamente nada! A emissora está irregular – atrasa salários, não paga dívidas, subloca ilegalmente o canal para grupos religiosos – e o governo não faz nada! Em 2005, o Coletivo Intervozes e outras cinco entidades civil conseguiram obter o “direito de resposta” contra o mesmo apresentador, que abusava dos preconceitos no quadro “Tardes Quentes”, principalmente contra os homossexuais.

No lugar do programa de baixaria, a Rede TV! foi obrigada pela Justiça a veicular 30 horas de programação integralmente idealizada e produzida pelas organizações envolvidas na Ação Civil Pública contra a emissora. Durante os 30 dias de exibição, debates, vídeos, entrevistas e até comerciais traziam à telinha os direitos humanos e a voz dos setores historicamente excluídos da tevê brasileira. O programa contou com mais de 400 produções independentes enviadas por cerca de 150 organizações de todo o Brasil.

Uma nova ação da sociedade civil seria necessária hoje para barrar não apenas o retorno das baixarias de João Kleber – mas a própria baixaria da RedeTV! Este espaço, que é público, seria muito melhor ocupado por uma emissora pública – ou mais direto, pela TV Brasil.

9 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que o povo so critica por que e na redetv! mais ser fosse na globo ou record nim quem falaria nada.

entao vamos deixa de ser inporcrita e deixa o show acontece.

porque ele so ta na "TV" porque o publico ver ele e gera audiencia entao vamos para aquela veia frase " cada um cuida da sua vida e deixa as do soutro e cuida da sua"

"FICA A DICA"

Marcelo Rodrigues disse...

Como provavelmente a espelunca deve mais impostos do que vale, não seria difícil para o governo encampá-la. Mas o PT tem medo da palavra "estatizar".

Cibele disse...

Muito bem, Miro! Está faltando mais gente se manifestar contra essa situação da RedeTV! Somos bundões mesmo, né? Ainda bem que tem você, o Edu... Admiro vocês pra caramba, não desanimem nunca! Tem que denunciar no começo, não vamos deixar esse cara crescer em audiência de jeito nenhum. Pelo bem da população, porque eu mesma ignoro solenemente a TV aberta há quase um ano, além de selecionar bem a programação da TV paga.

Djijo disse...

Altamiro. Na mesma página de resistir.info, sobre um caso muito sério, privatização da água que está ocorrendo na UE. Quem não entende o idioma pode ativar a elgenda que é portugues de Portugal. No youtube é esse endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=I5X9ioO9x9A&feature=player_embedded

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Mas esse cara ainda existe?

Gilson Raslan disse...

Mas do BBB, da TV Globo, ninguém fala nada.

Anônimo disse...

Infelizmente as porcarias dão audiencia ... e muuuuuuita audiencia , por ex. pânico na band e joão kléber.
Ninguém pode com eles o povo gosta.

Anônimo disse...

Acho que cada um tem seu direito de resposta e de auto critica , pois para mim pode continuar joao kleber , panico , bbb e etc... . Quem paga minhas contas sou eu e quem paga as deles sao eles , assiste quem quiser ninguem esta apontando a arma na cabeça de ninguem ee hoje em dia tem classificaçao de idade como eu disse assiste quem quizer e esses programas naum denigre a imagem de ninguem !!!!

Anônimo disse...

Nossa, vocêis so sabem falar mau do João Kleber... se eles esta de volta a televisão foi pr pura raça e determinaçõ e capacidade dele, esperem o retorno dele para vocêis terem uma nova conclusão, como nosso Senhor Jesus Cristo disse: quem nunca errou que atirem a primeira pedra!!!!