sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fórum pela Paz na Colômbia

http://areitoimagen.blogspot.com.br
Do sítio Vermelho:

Enquanto o governo colombiano e os insurgentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) realizam uma mesa de diálogos em Cuba com o objetivo de por fim ao conflito armado que já dura mais de 5 décadas, centenas de militantes e entidades de vários países reúnem-se a partir desta sexta-feira (24), em Porto Alegre, no Fórum pela Paz na Colômbia. O Portal Vermelho fará a cobertura do evento, diretamente da capital gaúcha, com a enviada especial Érika Ceconi.

O objetivo do evento é apoiar um processo de paz com justiça social e participação popular que ponha fim ao conflito armado no país. O encontro termina no domingo (26) com a entrega de uma declaração final e a realização de uma coletiva de imprensa.

Em entrevista ao Vermelho, a presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes avaliou a importância da realização deste evento no Brasil: “para nós este fórum é muito importante para que as forças populares do Brasil e dos países irmãos falem em uma só voz que queremos paz, que apoiamos o processo de diálogo para a paz com justiça social, paz com soberania na Colômbia, que apoiamos as propostas das forças populares. (…) Para a integração latino-americana é fundamental a paz na Colômbia, porque a integração se dá em países soberanos e a Colômbia, até hoje, não encontrou o caminho da soberania”.

“A Colômbia é, na América Latina, o principal teatro de operações do imperialismo estadunidense. Ali [os EUA] têm suas principais bases (…) que cercam os países vizinhos (…). Nós costumamos dizer que a Colômbia está para o nosso continente como Israel está para o Oriente Médio”, daí a necessidade desta cooperação e apoio internacional ao processo de paz que está sendo realizado em Havana.

Programação
A programação inclui debates centrados em três eixos: Democracia, Justiça Social e Soberania. Direitos humanos, educação, mulheres, juventude, sindicalismo, terra e território e militarização são alguns temas derivados. Está prevista uma videoconferência com representantes do governo colombiano e das Farc que participam da mesa de diálogos em Cuba. Também haverá um debate entre parlamentares de Brasil, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e União Europeia.

No dia 24 acontece um ato político de abertura às 17h30 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em seguida será realizado o Show pela Paz na Colômbia, com apresentação do cantor uruguaio Daniel Viglietti, um os maiores expoentes da música de protesto latino-americana, e outras atrações culturais brasileiras, argentinas e colombianas.

Entre os convidados para os debates estão a ex-senadora colombiana Piedad Cordoba, porta-voz do Movimento Político e Social Marcha Patriótica, o intelectual argentino Atilio Borón, o senador petista Eduardo Suplicy e a presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.

O Comitê Organizador do Fórum conta com mais de 70 organizações brasileiras e com apoio de mais de duas mil entidades colombianas.

Serviço:
Fórum pela Paz na Colômbia
Data: 24 a 26 de maio
Local: Porto Alegre
Mais informações: www.forumpelapaznacolombia.blogspot.com.br

0 comentários: