segunda-feira, 24 de junho de 2013

As cinco bandeiras da UNE

Por Altamiro Borges

A União Nacional dos Estudantes (UNE), que desde o início participa dos protestos pela redução da tarifa dos transportes, divulgou uma nota hoje (24) propondo a continuidade das mobilizações juvenis em todo o Brasil. Em contraponto às forças políticas e midiáticas que tentam pegar carona no movimento, impondo as suas pautas conservadoras e até fascistas, a respeitada entidade dos universitários brasileiros propõem cinco bandeiras para fazer avançar a luta por mudanças no país. A síntese da UNE é bastante a
vançada e permite aglutinar um amplo leque de forças progressistas, rechaçando as manobras golpistas. São elas:

- 10% do PIB, 100% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação pública: Chega de lentidão! Queremos a aprovação imediata do Plano Nacional de Educação!

- Passe livre estudantil já! Por mais acessibilidade, qualidade e eficiência no transporte público!

- Contra a corrupção! Por reforma política que acabe com o financiamento privado das campanhas eleitorais!

- Abaixo a “cura gay”! Não há cura para o que não é doença! Estado laico já! Fora Feliciano!

- Democratização dos meios de comunicação: liberdade de expressão tem que existir pra todo mundo! Aprovação do projeto de iniciativa popular da Lei da Mídia Democrática!

Tendo esse programa como norte para a sua ação unitária, a entidade conclama: "Os jovens brasileiros mais uma vez mostraram do que são capazes e que não querem ficar sentados em casa ou no facebook, sem lutar pelo futuro que querem. Depois dessa demonstração de mobilização nacional que aconteceu nos últimos dias, a UNE convida todos os jovens do país para #VemPraRua lutar pela educação brasileira!". A entidade inclusive já marcou uma manifestação para Brasília na próxima quinta-feira, 27. A nota explica:

Das ruas vem a voz. O batuque, o gesto e a cara. A juventude marcha a passos largos na busca de seus direitos. Nutre a rebeldia. Nutre a vontade por transformações. Milhares viraram milhões, de norte a sul do país. Nós sempre preferimos ser gente que vibra, gente que não tem de ser empurrada, que sabe o que tem que fazer e que faz. Cartazes, bandeiras e mãos unidas fazem ecoar nossa paixão pela democracia e pela liberdade num contexto em que a crise econômica mundial apresenta de forma clara os limites do sistema capitalista. Derrotamos o aumento da tarifa em diversas cidades, condenamos e enfrentamos toda forma de repressão policial onde quer que aconteça e agora dizemos: queremos mais, muito mais!

A UNE e a UBES estão nessa desde o começo. Acreditamos que é chegada a hora de conquistar mais vitórias. Vamos seguir pelo Brasil conectados aos sonhos da juventude e das e dos trabalhadores e barrando qualquer tipo de retrocesso ou tentativa conservadora de manipular as vozes que entoam causas justas. Essas vozes refletem de forma legítima os limites da política institucional de dialogar com a sociedade e as contradições dos próprios governos, que devem estar exclusivamente voltados para as interesses populares.

Nossa combatividade traz o branco da paz e a nossa coragem mostra a cara pintada de verde e amarelo. Mais uma vez a juventude brasileira vai as ruas lutar por transporte de qualidade, combater a corrupção e acabar com o financiamento privado das campanhas, vencer a homofobia e democratizar a comunicação de massa em nosso país.

É também chegada a hora de aprovar 10% do PIB e destinar as riquezas do petróleo para educação pública. Queremos uma escola diferente. Não existe momento mais favorável do que este para conquistar uma educação conectada com os desafios do nosso país e com as necessidades de nossa gente.

Com a cara exposta e com o coração aberto, vamos fazer história mais uma vez.

#BrasilMostraTuaCara

#BrasilConfiaEmMim

#VemPraRua

6 comentários:

Anônimo disse...

DESTA VEZ COM BANDEIRA, SUPRAPARTIDÁRIO (E NÃO APARTIDÁRIO QUE VIMOS QUE SE CONVERTE FACILMENTE EM ANTIPARTIDÁRIO), COM SISTEMA DE INTELIGÊNCIA PARA EVITAR INFILTRAÇÕES E VANDALISMOS, E SEMPRE FRIZANDO AS 5 PAUTAS PARA QUE NÃO HAJA DESVIRTUAMENTO.

Luis disse...

Só faltou a Reforma Agrária.

Anônimo disse...

Devemos apoiar as 5 bandeiras, mas gostaria de dizer que o combate a corrupção passa por uma reforma imediata do poder judiciário, seus mega salários,seus cargos vitalícios, seu carater classista aliado aos interesses corporativos imperialista, e a total e irrestrita dissolução do STF e em seu lugar a composição de um conselho judicial composto por pessoas escolhidas democraticamente através do voto popular e universal, o poder judiciário é o responsável por muita coisa errada que está ocorrendo em nosso país, mas conta sempre com a mídia golpista pra acobertar suas imoralidades.

Anônimo disse...

a Corrupção no Brasil também está ligada ao poder judiciário que tem figuras da estirpe de gilmar mendes,Fux, JB, etc, etc...que representam verdadeiros atentados a democracia, a moralidade, e a soberania do povo brasileiro, em seus mais altos e vitalícios escalões. Vamos exigir o fim do STF e, em seu lugar, o estabelecimento de um conselho judiciário que, realmente, obedeça a constituição,e que sejam eleitos pelo povo.

Anônimo disse...


FAUSTÃO “DA GLOBO” É UM INFAUSTO (sic) INÚTIL! ENTENDA POR ELE MESMO!...

###############################

FAUSTÃO PILOTA NA GLOBO: "CHAPA ESTÁ ESQUENTANDO"

Emissora da família Marinho libera seu principal âncora popular para aderir e, mais ainda, tentar pautar protestos estudantis; "Alienado é o cacete", disse Fausto Silva, chamando para novas manifestações, sobre temas como segurança, saúde e educação; "Todo mundo agora vai se informar mais para votar melhor", disse ele, sob aplausos da platéia; "Quem está mandando sabe que a chapa está quente, está fervendo", sublinhou; estratégia será capaz de superar o tradicional coro popular "o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo"?; controle social da mídia não entra no pacote global
(...)

em http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/106346/Faust%C3%A3o-pilota-na-Globo-Chapa-est%C3%A1-esquentando.htm

######################

... ‘O INFAUSTO FAUSTÃO’ “DA GLOBO”(!): UM ‘ANONYMUS’ NÃO TÃO ANÔNIMO ASSIM, CONVENHAMOS!...

(“As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias!” Eminente escritor e pensador humanista uruguaio Eduardo Galeano – e autor do ‘best-seller’ ‘As Veias Abertas da América Latina’.)

República Desses Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, ‘o cheiro dos cavalos ao do povo’!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Tudo bem, mas, passe livre só para os estudantes? E para os trabalhadores, nada? Esse corporativismo é, no mínimo, indecente. Será que os "pobres" estudantes da USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, são mais pobres que os pobres trabalhadores domésticos, por exemplo?