sábado, 22 de junho de 2013

Dilma consegue decifrar o enigma

Por Luis Nassif, em seu blog:

O discurso da presidente Dilma Rousseff captou perfeitamente o momento histórico, através dos principais fatores que emergiram das manifestações:

1- A vontade de participar da moçada e da população e o anacronismo do aparato institucional.
2- A separação nítida entre os anseios legítimos e os aproveitadores.
3- O fato de, a partir de agora, o cidadão passar a ser o centro das políticas públicas, e não mais os poderes econômicos.
4- A necessidade de um pacto entre União, estados e municípios para melhoria da mobilidade urbana e dos serviços públicos.

É um início promissor. Se não tivesse decifrado o enigma, teria sido devorada pela esfinge.

Agora, há que se pensar no pós-manifestações.

Dilma anunciou a intenção de alargar os canais de participação popular. E anunciou o plano de mobilidade.

Há que se conferir status nobre ao Ministério das Cidades e colocar, lá, alguém antenado com os novos tempos.

Mas o caminho da mudança é mais amplo.

Cada vez mais, aumentará a intolerância da opinião pública para com os homens públicos omissos, os que jogam unicamente para a plateia, os que não trazem, dentro de si, a chama das mudanças e da iniciativa pública.

Na hora de analisar seu Ministério, a presidente terá que pensar com seriedade esse ponto. Há uma característica pessoal admirável na cidadã e militante Dilma Rousseff: a solidariedade para com os comandados. Mas, quando o objetivo maior são os resultados nas políticas públicas, essa qualidade vira defeito

Na Coluna Econômica de amanhã (que envio na 6a para os jornais e foi escrita ates do discurso da presidente) tento avançar algumas sugestões.

O ponto mais importante: as redes sociais são, definitivamente, o novo território de discussões políticas, de políticas públicas e do exercício da cidadania. É o ágora grego.

Portanto, a interlocução do governo com os jovens militantes e com a população em geral não pode se restringir a uma audiência presencial. Tem que se colocar o governo inteiro no rumo das redes sociais, definindo modelos de atuação para o novo mundo, organizando as informações públicas, ampliando a Lei da Transparência, definindo uma metodologia mais de acordo com a linguagem das redes para disseminar dados públicos e recolher impressões e opiniões.

2 comentários:

C. A. Albani da Silva, o Inventor do Vento disse...

O discurso da Presidenta foi uma espécie de mapa político do Brasil Contemporâneo: a cartografar esta colcha de retalhos dos interesses diversos que a Era Lula/Dilma vêm tentando absorver (via governo) na última década.

O lobby do poder econômico e da grande imprensa, para muitos, escancarado agora em pleno torneio FIFA; os pequenos focos de "guerrilha" cultural e política que nascem, morrem, resistem artesanalmente desde 1988; a juventude via internet e ruas se "indignando" no atacado e no plural...

Em suma: quem será o pólo Norte magnético na disputa pela apropriação (privada ou pública?) do poder, da riqueza e do conhecimento neste Brasil do Século XXI?
(http://cavalgandoovento.blogspot.com.br/)

Anônimo disse...

Juízo é bom e mantém a credibilidade do movimento e das reivindicações. Difamar a presidente do Brasil, como se ela não lutasse pelo que precisa ser feito e é travada pelos deputados e senadores é ignorar a ganância dos deputados e senadores que trabalham em causa própria. A desorganização do país atende a interesses escusos, interesses dos que desde sempre se aproveitaram do nosso país, ajudados por deputados cooptados que defendem descaradamente interesses de grandes corporações. Atenção! Não vamos ser usados como massa de manobra.