terça-feira, 23 de julho de 2013

A grosseria de Joaquim Barbosa



Por Altamiro Borges

O midiático presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, cometeu mais uma de suas grosserias ontem (22), na cerimônia de recepção ao papa Francisco, no Rio de Janeiro. Arrogante e metido a todo-poderoso, ele não cumprimentou a presidenta Dilma Rousseff num gesto escancarado de desfeita e de desrespeito às instituições democráticas.

Nos últimos dias, Joaquim Barbosa tem sido alvo de várias denúncias de irregularidades - como a compra de um apartamento em Miami (EUA), avaliado pela própria imprensa em US$ 1 milhão, e a montagem de uma empresa de fachada para ludibriar a Receita Federal. A sua aura de "paladino da ética" está definhando e, segundo notícias de bastidores, ele anda cada vez mais irritadiço. Isto talvez explique a sua grosseria na recepção ao papa. Ele ainda conta com seus bajuladores midiáticos, que apostam na sua candidatura presidencial em 2014 como expressão do novo udenismo moralista.

A Folha de hoje, por exemplo, até tentou salvar a imagem do presidente do STF. Segundo a coluna Painel, "quem acompanhou a solenidade de recepção ao papa classificou como 'pura distração' Joaquim Barbosa não ter apertado a mão de Dilma após cumprimentar o pontífice". Já Merval Pereira, o "imortal" da Globo, evitou criticar à desfeita do seu ídolo. Preferiu criticar o "proselitismo religioso" de Dilma na recepção ao papa no Palácio Guanabara. A imagem, porém, é mais forte do que os textos dos bajuladores oportunistas.

*****

Leia também:

- Joaquim Barbosa e seu estilo

- Joaquim Barbosa e as mentirinhas

- O luxuoso banheiro de Joaquim Barbosa

- Joaquim Barbosa e o estilo MMA

- Marcos Valério e o filho de Barbosa

- Globo contrata filho de Barbosa

3 comentários:

Carlos Lima disse...

A soma dos manifestantes que agridem destoa da premissa que não há doença por trás das causas, você ser gay, ser ateu, ser isso ou aquilo não parte simplesmente da normalidade de protestar ou de reclamar tratamento. Ao agredir a quem tenha seus princípios ideológicos, religiosos, humanitários, políticos e éticos, soma-se a essa doença até o joaquim, minúsculo mesmo, o nono e novo REI DO BRASIL com BO de agressão a mulher, mesmo que resolvido, más não deixou de ser um BO, O nono REI DO BRASIL já tem até castelo em MIAMI, não sei se tem em Portugal, pois é de uma nova esfera de imperial, porém o mundo das ruas como antecipei nada mais eram que fantoches e ventrículos como ursos se lambuzando de mel ao deparar com tanta fartura, de modo de que é possível associar toda essa gama de agressões sem propósito a uma única razão, a doença. É uma pena que a mídia alternativa não estava preparada para entender que um grande mal apossaria no país com a insanidade que foram os protestos sem uma causa distinta, todos os seres humanos tem algo a reclamar, más nem todos tem a doença de agredir. De qualquer forma marasmo também é doença, porém o custo do marasmo foi a doença da agressão. É triste mas a própria esquerda se auto destruiu e levou junto tudo de bom que estávamos conseguindo e o pior passou para a direita a formação de opinião da população que não conhecem o perigo para povo do que é a direita. Esta na hora de juntar os cacos que sobraram.

Alexandre Figueiredo disse...

Joaquim Barbosa tem todo o direito de discordar do governo Dilma e até de ter sua posição pessoal de oposição. Faz parte do jogo democrático. Mas faz parte também da natureza do convívio social e até do protocolo político ele cumprimentar a presidenta, dando-lhe um mínimo de consideração, até por ela ser a chefe de Estado.

juniorcaixote disse...

Alguém, sei lá, nós, o povão precisa acordar também com relação a uma causa: a tal lei da transparência deve valer também para o Judiciário (não sei ainda do Legislativo).

Enquanto nós, servidores públicos dos executivos das esferas municipal, estadual e federal temos expostos nossos vencimentos na Internet como determina a famigerada lei, esses barnabés continuam descumprindo-a.