1- Revolução é inovação: um meio revolucionário inova no fundo e na forma
Exemplo: O cinema soviético, o muralismo mexicano, a trova cubana.
2- A comunicação revolucionária é o sistema educativo de toda a sociedade
Exemplo: Bem como o aparelho de comunicação privada sustenta o capitalismo, promovendo falsidades, vícios, cobiça, consumismo, globalização e superstição, o revolucionário promoverá o socialismo, transmitindo conhecimento, valores, solidariedade, produtividade, identidade e ciência.
3- Não repetiremos nos meios revolucionários calúnias e mentiras da direita
Exemplo: Ao comentar esse preceito, não mencionamos nenhuma das falsidades da oposição.
4- Não ressaltaremos e nem faremos ressonância a figuras insignificantes, polemizando com elas, nem mencionando-as de forma saturada
Exemplo: No boxe, o campeão briga com o contendor, não outra pessoa. A propaganda da Coca-Cola não diz: "Não beba Sevenseven”, mas "Beba Coca-Cola”. Algumas publicações culturais são Panteão de Dentes Quebrados das Reputações Consagradas e das Nulidades Vaidosas da direita. Eduardo Galeano me afirma que os companheiros cubanos converteram uma anódina dissidente em figura mundial por mencioná-la em seus meios bloqueados.
5- Um sistema de comunicação revolucionária deve ser fonte de dados concretos, objetivos, oportunos e atualizados sobre a realidade
Exemplo: Quatro dias depois das eleições do 8 de dezembro, todavia a página web do CNE não incluiu o segundo boletim, se é que houve, nem totalizações em âmbito nacional. Um ano após o arranque da Guerra Econômica, ainda não sabemos o nome de empresas e de empresários que obtiveram 60 bilhões de dólares preferenciais para importações que jamais realizaram. Quatro anos após 2009, ainda não temos cifras reais do verdadeiro número de homicídios na Venezuela, mas uma absurda pesquisa de Percepção de Insegurança, que "percebe” que nesse ano 21.132 homicídios geraram 19.113 vítimas! Inconcebível disparate graças ao qual nos "percebem” como o segundo país mais inseguro do mundo!
6- Não copiaremos os piores traços dos meios de comunicação da ultradireita
Exemplo: A interrupção repetida, a cunha insistente e sem imaginação; o aumento do volume do áudio ao passar a propaganda; a autossabotagem de encher a tela de logos, letreiros, janelas... que impedem saber o que está sendo transmitido; a interrupção da interrupção da interrupção. Não se pode transmitir uma mensagem distinta dos meios comerciais utilizando seus próprios códigos.
7- Não deixaremos que a programação seja sabotada por uma competição de figurões pugnando por aparecer incluídos nos programas de maior audiência
Exemplos: Sobram.
8- Não imitaremos a direita na crença de que a figuração midiática substitui o trabalho político
Exemplos: Sobram.
9- Comunicação revolucionária deve ser sinônimo de excelência
Exemplo: A esquerda dispõe da mais deslumbrante maioria de poetas, narradores, dramaturgos, roteiristas, atores, cineastas, diretores, documentalistas, músicos, ensaístas, pintores, muralistas, escultores, arquitetos e analistas críticos do país. Por que não utilizá-los?
10- Usaremos plenamente os meios de que dispomos
Exemplo: Em 2002, o povo desprovido de meios improvisou em questão de minutos uma rede de notícias verbais e a partir de celulares que, em horas, conseguiu ocasionar o fracasso do golpe de Estado. O sistema de meios públicos deve articular em semanas uma estreita cooperação e colaboração com o de meio0s alternativos e comunitários. O bolivarianismo poderia usar os satélites de que dispõe para articular em meses uma rede nacional, latino-americana, mundial de conteúdos progressistas.
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