quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bolsonaro: derrota do milico homofóbico

pigimprensagolpista.blogspiot.com.br
Por Altamiro Borges

Num votação tensa e apertada - dez votos a oito -, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal elegeu nesta quarta-feira (26) o deputado Assis do Couto (PT-PR) para a sua presidência. Com isso, afastou o risco da instância ser tomada por um dos mais notórios direitistas do parlamento, o ex-militar Jair Bolsonaro (PP-RJ). Famoso por suas posições homofóbicas e contrárias aos direitos humanos e pela defesa histérica da ditadura e de suas torturas e assassinatos, o deputado disputou a vaga com uma candidatura avulsa e teve o apoio do ex-presidente da comissão, o também reacionário Marco Feliciano (PSC), e da bancada evangélica na Câmara dos Deputados.

A vitória das forças de esquerda com a eleição de Assis do Couto não representa, porém, dias de paz nesta comissão tão nevrálgica. Por um lado, o próprio deputado não tem maior identidade com as causas contemporâneas dos direitos humanos. Pequeno agricultor, ele se destaca na defesa da reforma agrária e da agricultura familiar. O paranaense fez parte da Frente Mista em Defesa da Vida - Contra o Aborto, e também apoiou um seminário para discutir a redução da maioridade penal. A militância de esquerda mais identificada com os direitos humanos preferia os nomes da deputada Erika Kokay (DF) ou de Nilmário Miranda (MG), ambos do PT, para presidir a comissão, mas não obteve êxito.

Por outro lado, os setores mais conservadores conseguiram vários postos na nova comissão. Em sua despedida, o deputado Marco Feliciano já explicitou que não dará trégua aos defensores dos direitos humanos. Ele criticou os parlamentares de esquerda que "sabotaram" o seu trabalho e prometeu total empenho da bancada no próximo período. Com mais de 40% dos votos dos integrantes da comissão, Jair Bolsonaro ainda disfarçou a tristeza da derrota e garantiu que reforçará sua hidrófoba atuação. A derrota da direita no tema dos direitos humanos dependerá, ainda mais, da pressão da sociedade!

*****

Leia também:

- Jair Bolsonaro, vergonha nacional

- Bolsonaro: inimigo dos direitos humanos

- Jair Bolsonaro e a direita truculenta

- Jair Bolsonaro e o racismo dos canalhas

- O fascista Bolsonaro devia ser preso!

- Bolsonaro será investigado por racismo

- Bolsonaro ciceroneia Yoani Sánchez

2 comentários:

Anônimo disse...

Impressionante como uma pessoa escreve sobre homofobismo como se isso lhe desse o maior pretigio do mundo. Nunca vi em lugar nenhum do mundo o endeusamento de gays e afins. Respeito pode ser, mas, temos que respeitar tambem os contrarios, pois escolher não gostar de gays e afins tambem é uma opção individual que jamais mudará por leis impostas guela a baixo. O que se passa na cabeça de cada um, só a ele interessa. Bolsonaro tem meu voto e não voce Altamiro

Anônimo disse...

bolsonaro tem muito mais coragem e muito mais atitude do que você.
sempre vem com essas falácias de que ele é homofóbico sendo que ele foi contra o kit gay e não contra os gays em si.
altamiro você acha mesmo que com essa falácia de bosta vai conseguir fazer a caveira do bolsonaro?
o bolsonaro é um candidato de ficha limpa que não se corrompeu e até mesmo o joaquim barbosa o citou nesse aspecto.
o bolsonaro com certeza tem meu voto,já você...quem é você mesmo?