domingo, 9 de março de 2014

Eleição do Conselho Curador da EBC

Do sítio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

Tendo em vista a consulta pública para renovação dos representantes da sociedade civil no Conselho Curador da EBC, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação apresentou uma proposta de plataforma para a atuação do conselho no próximo período. Catorze candidatos/as, de diversas organizações, subscreveram a plataforma.

O objetivo da plataforma, além de fomentar o debate público sobre os rumos da EBC, é construir uma linha de atuação comum a um conjunto de candidatos/as que se disponham a representar os pleitos do movimento pela democratização da comunicação neste espaço, caso venham a ser nomeados ao Conselho Curador da EBC.

Atenção: O FNDC não é responsável por enviar as indicações das entidades à Secretaria Executiva do Conselho Curador da EBC. Tal procedimento cabe a cada organização individualmente e deve ser feito até o dia 10/03.

Lista dos/as candidatos/as:

1. Alessandro Muniz Fontenelle
Comunicador popular e educador popular antes mesmo de ser estudante de comunicação ou jornalista graduado, pois participou de um jornal alternativo em sua escola de ensino médio e passou a colaborar e coordenar a Revista Viração, mídia alternativa de abrangência nacional.

Entidade(s) proponente(s): Viração Educomunicação

2. Angélica Basthi
Jornalista, escritora e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenadora do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, autora do livro “Pelé, estrela negra em campos verdes”, da editora Garamond, e do “Guia para Jornalistas sobre Gênero, Raça e Etnia”, da Fenaj e ONU Mulheres.

Entidade(s) proponente(s): Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Instituto Patricia Galvão e Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul

3. Cícera Rodrigues Alencar - Célia Rodrigues


Radialista, locutora, apresentadora, animadora desde 1972.Comunicadora de Gênero no Rádio desde de 1995 no Ceará. Trabalha linguagem de Gênero na rádio Vale FM 99.9 www.valefm99.com.br desde 2006. Integra as Redes Mulher e Mídia, Mulheres em Comunicação, Rede de Proteção e Orientação à Mulher do Cariri, Coordena o Grupo Mulher Ideal Cariri desde 1995. Representante Nacional da Rede de Mulheres da Amarc/Brasil biênio 20132015.

Entidade proponente: Rede Mulher e Mídia

4. Cosette Castro
Pós-doutora em Comunicação pela Cátedra da Unesco/UMESP (2011). Especialização em Educação Popular (1994) – Unisinos/RS. Vice-coordenadora do GT de Comunicação e Processos Digitais da Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Comunicação (ALAIC). Coordenadora do GT de Conteúdos Digitais da Sociedade da Informação pra América Latina e Caribe – Plano eLAC 2015; Tem cerca de 100 artigos acadêmicos e cinco livros publicados. Ex-diretora da Federação Nacional dos Jornalistas.

Entidade(s) proponente(s): ABTU, Abragames, Abong, Astral, da Frentecom, Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, Sindicato do Judiciário Federal (Sisejufe), CUT-RJ, CAMP-RS, SATED-RS e Associação Bauru pela Diversidade

5. Enderson Araújo
Jovem, negro, fundador da ONG Mídia Periférica, que recebeu o Prêmio Jovem Empreendedor.
Entidade(s) proponente(s): Astral, ABTU

6. Gisele Martins
Formada em jornalismo, atua como comunicadora comunitária no Jornal O Cidadão, que circula no Conjunto de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Em 2007, começou colaborar com a Revista Viração. Antes de formada, estagiou em organizações que tinham como ponto principal a defesa por uma comunicação de qualidade e voltada para o povo.

Entidade(s) proponente(s): Viração Educomunicação

7. Heidiany Katrine Santos Moreno
Cientista social, graduada em 2008 na Universidade federal do Pará, com especialização em cultura e história afro-brasileira. Negra, jovem, natural de Rondon do Pará, residente há quatros anos em Marabá-PA.

Entidade(s) proponente(s): CUT

8. Isaias Dias
Ativista dos direitos das pessoas com deficiência nas políticas públicas (educação, transporte, saúde, lazer). Bancário aposentado, Membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONADE, onde defende que as programações das tevês tenham áudio discrição, janela com libras e legenda.

Entidade(s) proponente(s): CUT

9. João Feres Junior
Cientista político, professor do Instituto de Estudos Políticos e Sociais (IESP?UERJ), coordenador do Laboratório de Estudos da Mídia e da Esfera Pública (LEMEP). Estudioso por mais de seis anos da relação entre a imprensa brasileira e o racismo no país, é também coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) do IESP.

Entidade(s) proponente(s): Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)

10. Joel Zito Araújo
Cineasta e pesquisador mineiro, é doutor em Ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema e no departamento de antropologia da University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos. Dirigiu documentários de curta e média-metragem tematizando o negro na sociedade brasileira.

Entidade(s) proponente(s): Cojira-Rio, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro

11. José Antonio de Jesus da Silva
Radialista, tesoureiro da Federação dos Radialistas. Negro, é integrante do quadro diretivo da Uni-Mei/Panartes e também do Grupo de Trabalho dos Comunicadores da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Entidade(s) proponente(s): Federação dos Radialistas (Fitert)

12. Paulo Victor Melo
Jornalista, negro, jovem, Jornalista, graduado em 2009 na Universidade do Estado da Bahia. Mestrando em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal de Sergipe, com dissertação sobre o campo público de comunicação no Brasil, tendo previsão de conclusão para abril de 2014. Pesquisador associado da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC).

Entidade(s) proponente(s): Coletivo Intervozes de Comunicação Social

13. Renata Mielli
Jornalista, é Secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, organização criada em 2010 para se somar à luta pelo direito à comunicação. Desde 2011 representa o Barão de Itararé na Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Na Universidade, foi bolsista do CNPq para iniciação científica desenvolvendo trabalho de pesquisa que lhe rendeu a publicação de diversos artigos em revistas científicas nacionais e internacional.

Entidade(s) proponente(s): Barão de Itararé

14. Venício Artur de Lima
Jornalista, escritor, professor e sociólogo. Professor Titular de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília (aposentado), professor Visitante nas universidades de Illinois e Miami-Ohio, EUA e La Habana, Cuba e coordenador de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS. Entre abril de 2004 e março de 2006 foi assessor da Secretaria Geral da Presidência da República. Colaborador permanente do Observatório da Imprensa, do portal Carta Maior e da revista Teoria e Debate e pesquisador do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros, CERBRAS, da UFMG. Autor de diversos livros.

Entidade(s) proponente(s): CUT

1 comentários:

Anônimo disse...

VEJA O QUE ENCONTREI… Esse Dudu da nova politica, traidor…

Constatamos que a página do governador Eduardo Campos apresentou uma movimentação no número de seguidores fora do padrão na véspera e durante o Carnaval,e que continua mantida, o que reforça a suspeita de que ele pode estar se aproveitando da época em que um menor número de pessoas está atenta à movimentação na internet para, sem chamar a atenção, inflar, de forma artificial, o número de seguidores (likes) da página.(comprar likes no Brasil ou exterior)

Como se trata de um mudança muita abrupta de padrão, a mesma não pode ser atribuída ao aumento do número de anúncios da pagina que o governador vem fazendo ao longo dos meses. Se o crescimento fosse devido ao número de anúncios, a interação na página seria maior, já que novos seguidores tendem a curtir, comentar ou compartilhar posts.

Como parâmetro, vale observar que, antes dessa alteração, a semana na qual a página do governador teve maior engajamento foi a que se inicia no dia 28 de janeiro (dados coletados na própria página do governador), quando ocorreu o nascimento do seu filho. Nessa semana, que vai até o dia 3 de fevereiro, mais de 16 mil novos seguidores se somaram à pagina. O crescimento desse dia pode ser considerado natural uma vez que postagens pessoais tendem a atrair mais interesse. Mas na semana do dia 26 de fevereiro a 4 de março, sem que nada de extraordinário tivesse sido postado, a página chegou a receber mais de 103 mil novos seguidores !

A movimentação suspeita teve inicio na semana de 19 a 25 de fevereiro, sendo que o maior impulso foi entre 26 de fevereiro e 4 de março, quando a página do governador conquistou, inacreditavelmente, cerca de 103 mil seguidores! Apenas como comparação, em todo o mês de janeiro, ele obteve aproximadamente 45 mil novos seguidores

No dia 20 de fevereiro, antes de começar a movimentação artificial, a página do governador tinha cerca 60 mil seguidores a mais que a da presidente. Dilma. Em poucos dias, essa diferença mais que triplicou, o que é impossível

os dados do levantamento do Facebook, acessível a todos, que confirmam claramente a distorção do crescimento.

A tabela do Facebook retrata crescimento acumulado da semana. Portanto, a cada dia, entra um novo dia e sai o sétimo. Para acessar, basta clicar no número de likes da página a ser avaliada e passar o mouse sobre a linha de novos seguidores no gráfico apresentado.

Os gráficos individuais também podem ser confirmados nos seguintes endereços:

Dilma - https://www.facebook.com/SiteDilmaRousseff/likes

Aécio - https://www.facebook.com/aecionevesoficial/likes

Eduardo - https://www.facebook.com/eduardocampos40/likes
Esse movimento artificial é o oposto do que é verificado nas semanas em que se observa o pequeno crescimento nas páginas da presidente Dilma, na semana do dia 22 a 28 de fevereiro e na do senador Aécio nas semana que vai do dia 26 de fevereiro a 4 de março, cujos crescimentos, além de muito inferiores, se mantém no padrão e tem explicações claras nos próprios comportamentos das páginas nos períodos.