domingo, 1 de junho de 2014

Folha politiza até o horóscopo

Por Altamiro Borges

A Folha tucana não sabe mais o que inventar para sabotar a reeleição de Dilma Rousseff no pleito presidencial de outubro próximo. O jornal, que sempre detestou os movimentos sociais, chegou a criar um “protestômetro” para estimular manifestações contra a Copa do Mundo. Tudo o que ocorre no país, de passeatas por moradia a greves por melhores salários, é tratado como prova do desgaste do governo “lulopetista”. Nesta quarta-feira (28), porém, o diário extrapolou e caiu no ridículo. A astróloga Barbara Abramo fez uma estranha previsão na seção de horóscopos do jornalão: "Lua nova em Gêmeos sinaliza crescimento das oposições ao governo Dilma nos próximos dias”.

A lunática previsão virou motivo de chacota nas redes sociais e obrigou a nova ombudsman da Folha, Vera Magalhães Martins, a defender a exótica urubóloga. Em sua coluna deste domingo, ela acusou os críticos do jornal e da astróloga de “paranoicos” e adeptos da teoria da conspiração. Imagina! A Folha nunca conspirou – nem no golpe de 1964, nem na ditadura, nem contra os governos Lula e Dilma. O jornal é um exemplo mundial de imparcialidade e tem “o rabo preso com o leitor”. Somente os “paranoicos” – e os milhares de leitores que deixaram de comprar e ler o diário (que já teve mais de um milhão de exemplares de tiragem e hoje circula com menos de 300 mil) – pensam o contrário.

Barbara Abramo também ficou indignada com as críticas. “É uma reação totalmente louca, de patrulha meio fundamentalista, meio fascista”, reagiu a astróloga, que não tem nada de louca – é muita esperta! Não custa lembrar que Judith Brito, executiva do Grupo Folha e ex-presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), já ordenou que a mídia deve ocupar, sem vacilação, a “posição oposicionista” no Brasil!

*****

Leia também:

- Folha: da "ditabranda" às Diretas-Já

- Folha tem saudade da "ditabranda"

- A Folha pensa! Pobre jornalismo!

- Folha "estranha" popularidade de Dilma

- José Dirceu e a capa da Folha

- Folha tem medo da Comissão da Verdade

- Mídia golpista convoca protestos de rua

1 comentários:

Anônimo disse...

HUA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA!!!

O desespero chegou ao limite.