segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Bonner quis falar mais que Dilma no JN

Por Renato Rovai, em seu blog:

Uma das primeiras lições num curso de jornalismo é que entrevistador não deve falar muito. Deve ser direto nas perguntas e buscar ser o mais objetivo possível. Não significa que deva ser leniente e bondoso com o entrevistado. Pode interrompê-lo, cortá-lo etc, mas não deve fazer discursos.

Willian Bonner não é um jornalista habituado a fazer entrevistas. É um apresentador. E mais do que nunca sua falta de qualidade para realizar um dos fundamentos básicos da atividade ficou evidente na noite de hoje. Em vários momentos ele foi absolutamente circular nas suas falas e até pouco educado. Lembrou Henry Maksoud nos tempos em que fazia um programa na Gazeta, cujo nome era Henry Maksoud e Você. Mas que era apelidado de Henry Maksoud e Eu. Porque só o entrevistador falava.

Isso compromete não só o desempenho do entrevistado, como da entrevista. Dilma não foi mal no Jornal Nacional. Foi razoável e dificilmente ganhou ou perdeu algo. Saiu, como se diz no popular, no zero a zero. Mas ficou evidente em alguns momentos que foi prejudicada não pela falta de condições de responder, mas pela confusão criada pelo entrevistador que fazia um monte de questões num longo tempo e queria respostas rápidas.

Dilma, por exemplo, respondeu que não falaria sobre o julgamento do Supremo. Bonner começou dizendo que “houve corrupção em várias áreas do governo” e citou vários casos. E as duas CPIs da Petrobras. Dilma respondeu que “os governos que mais estruturaram os mecanismos de combate a corrupção” foram os dela e o de Lula. Que a PF ganhou autonomia, que há relação respeitosa com o MP, que nenhum Procurador Geral da República foi chamado de engavetador etc. A resposta estava dada, mas aí Bonner apelou para o mensalão e soltou uma frase de efeito no meio de um monte de considerações. “Seu partido teve um grupo de elite comprovadamente corrupto”. Dilma respondeu que não faria julgamento de uma decisão do Supremo Tribunal. Neste momento o entrevistador só faltou pular da mesa e exigir que ela respondesse o que lhe parecia mais adequado.

Foram aproximadamente dois minutos da entrevista nesta querela. E ali havia clara intenção do apresentador em fazer discurso, não de fazer perguntas.

Nas outras questões, Dilma também foi apertada. Como, aliás, outros candidatos também foram. E se saiu bem. Explicou que na saúde ainda há muitos problemas a enfrentar, mas que acha que já houve melhoras significativas. “Contratamos mais 14.562 médicos e ampliamos a nossa de atendimento para mais de 50 milhões de brasileiros”, afirmou. E quando Bonner, tentou interrompê-la logo no começo de uma resposta falando que precisavam falar de economia, a presidenta deu-lhe uma resposta bolada: “Tenho maior prazer de falar da economia, Bonner”.

E foi muito bem ao falar de como o Brasil está enfrentando a crise econômica. “Não desempregando, não arrochando salários, não aumentando impostos. Qual era o padrão anterior?” Esse foi certamente seu melhor momento. Bonner falou de inflação alta e a presidenta teve de lhe informar o que todos os jornais têm registrado, que a inflação dos últimos meses é de 0%.

Ao final, a presidenta dialogou com a frase dita por Eduardo Campos e disse: “eu acredito no Brasil”.

Foi uma entrevista meio atarracada e Dilma sai do mesmo tamanho. Sem se ferir. O que para quem está em primeiro lugar, recuperando a imagem do seu governo e que terá o maior tempo de TV é uma boa notícia.

8 comentários:

Anônimo disse...

SÓ JORNALISTAS EXPERIENTES COMO VC PARA CONFIRMAR NOSSAS SUSPEITAS DE QUE HAVIA ALGO ERRADO NA MANEIRA DE SE ENTREVISTAR

Anônimo disse...

O Willian Galvão Boenner é muito fraquinho, é o nível dos profissionais dessa imprensa-empresa ...(adivinhem o resto)! Será que era o próprio candidato a presidente? Aliás mal educado, deselegante e desrespeitoso=grosseiro, pior que isso é ter que aturar essas baixezas vindas da Globo. Dá nojo e vontade de vomitar na cara deles todos da emissora.

enganado

Anônimo disse...

Prezado Jornalista, quanto a entrevista comento que acabo de ler na internet uma pesquisa, semelhante à pesquisa de boca de túmulo,feita logo após o encerramento do JN.
A pesquisa devidamente registrada no TRE com margem de erro de 0,001% indica que o Sr. Bonner tem 20% das intenções de votos e está em ascensão.
Já que ele é candidato, não se poderia esperar outra postura!

Gerson disse...

Não assisti a entrevista porque não vejo mais a Rede Bobo em casa. Mas, pelo jeito, mais uma vez a Presidenta Dilma perdeu a oportunidade de falar em sonegação das empresas, principalmente empresas que escondem o DARF (obviamente por não ter pago). Como sempre querem agradar a Rede Bobo e ficam se sujeitando a que dois jornalistas coloquem o Presidente de um país contra a parede. Tá errado isso. A imprensa não tem esse poder que acha que tem. Ficam dando muita importância para esses sonegadores, que cresceram bajulando generais e apoiando a ditadura, e além disso, pagando milhões de reais em publicidade. Mas fazer o quê, a Presidenta gosta das novelas da Rede Bobo. Depois reclamam que a Presidenta é xingada por qualquer um nos blogs ou rede sociais, também pudera, aceitam ser emparedados por uma rede de tv e dois meros jornalistas. Entrevista para os blogs a Presidente não dá, mas para o PIG, como se diz, é useira e vezeira. Aí fica difícil.

Anônimo disse...

com todo respeito, você não sabe nem o que é ir ao super mercado, quanto mais ser correto com a verdade. todos sabemos que a situação do país não está boa e ele fez o que o povo queria como entrevistador, Bonner foi ótimo.

Anônimo disse...

Ainda tem quem defende essa postura omissa dessa presidente.

Ignez disse...

As aulas de jornalismo não contam quando tarefeiros se travestem de jornalistas. Mas é uma honra ter a presidente Dilma como Chefe de Estado. Enquanto WB se apequenava, com seu discurso virulento e com dados falsos - mera propaganda oposicionista - a Presidenta engrandecia-se e esbanjava dignidade.

jose manoel vega garcia disse...

E o dedo em riste da PATRICINHA que so esta na bancada do jn porque e esposa de um diretor da globo OPS DO PIG