sábado, 13 de setembro de 2014

O ex-demo Arruda desiste. E o Aécio?

Por Altamiro Borges

O ex-demo José Roberto Arruda decidiu neste sábado (13) renunciar à sua candidatura ao governo do Distrito Federal. Antes do encerramento do prazo legal para troca de candidatos, na segunda-feira, ele resolveu desistir da refrega jurídica sobre o seu nome. No famoso processo do chamado "mensalão do DEM", o ex-governador vinha apanhando feio no Tribunal Superior Eleitoral. Na última votação, ele só teve o voto do ministro Gilmar Mendes, que não esconde suas preferências partidárias. Arruda já anunciou seus substitutos na chapa do PR: o seu atual vice, Jofran Frejat, e sua mulher, Flávia Peres.

O ex-demo teve seu registro contestado com base na lei da Ficha Limpa, acusado de "improbidade administrativa". Vídeos e áudios flagraram o ex-governador e seus apaniguados recebendo propina de empresários. Ele chegou a ser preso por poucos dias, mas retornou à política e liderava as pesquisas para o governo do DF. A sua renúncia representa um baque para muita gente. Arruda chegou a ser cogitado para ser o "vice-careca" do tucano José Serra nas eleições de 2010. Ele também foi bastante paparicado pela revista Veja, que o tratava como exemplo de "gestor competente". Outro que deve estar chorando é o ministro Gilmar Mendes, seu protetor até o último minuto.

Será que Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, seguirá o mesmo caminho e também renunciará à sua candidatura? Não! Mas, de concreto, ele perdeu um importante apoio no DF. Arruda já havia manifestado publicamente apoio ao sofrível postulante do PSDB! 

*****

Leia também:






0 comentários: