terça-feira, 30 de setembro de 2014

Datafolha: Vai ter segundo turno?

Por Altamiro Borges

A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta terça-feira (30) deixa várias perguntas no ar. Vai ter segundo turno das eleições presidenciais? Em caso afirmativo, quem será o rival de Dilma Rousseff? Aécio Neves, que subiu meteóricos dois pontos percentuais, ou Marina Silva, que caiu dois pontos e segue derretendo? Pelos dados da sondagem, que sempre manipula a chamada margem de erro, a atual presidenta manteve 40% das intenções de voto. Já a candidata-carona do PSB aparece com 25% e o cambaleante tucano surge com 20%. A pesquisa mostra que a vantagem de Dilma Rousseff sobre a segunda colocada aumentou 15 pontos, na comparação com a sondagem anterior do mesmo instituto.

Já na simulação do segundo turno, a presidenta seria reeleita com 49% dos votos, contra 41% da ex-verde; diante do candidato do PSDB, a vitória da petista seria de 50% a 41%. O site UOL, que pertence ao mesmo grupo empresarial do Datafolha e da Folha e que não esconde a sua “posição oposicionista” – segundo definição de Judith Brito, executiva do conglomerado e ex-presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) – noticiou o resultado da sondagem com uma leve, levíssima, esperança de que o tucano Aécio Neves ainda desbancará Marina Silva e disputará o segundo turno contra Dilma Rousseff. “A pesquisa mostra a tendência de acirramento da disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial”.

O site destaca que esta é quarta sondagem do instituto com “oscilação negativa de Marina e variação positiva de Aécio”. A diferença, que já foi de 20 pontos percentuais, agora seria de apenas cinco pontos. A torcida da famiglia Frias é evidente. O site nem cogita a hipótese da vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno – apesar das sondagens partidárias indicarem que a presidenta também tem sido favorecida pelo derretimento da candidatura de Marina Silva. Para o jornalão com “posição oposicionista” a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno seria o pior dos mundos.

*****

Leia também:











2 comentários:

Jose Manuel Martin Vega Garcia disse...

O que me estranha nestas pesquisas e o indice brancos e nulos (abstenção) nas ultimas eleições andaram por volta de 20% hoje as da datafelha e globope dizem que e de 8% e 7% alguma coisa esta errada ou o povo resolveu votar guardem este comentario para vermos as desculpas dos institutos se errarem.

José Claudio de Paula disse...

Sabemos que não podemos contar com os grandes veículos de comunicação. Está claro o posicionamento midiático de tentar favorecer o cenário de "todos contra Dilma" no segundo turno. Mas falta muito pouco. O esforço final de conquista de votos dos indecisos pode decidir a eleição e assegurar, já neste domingo, a continuidade dos projetos de inclusão social implantados no Brasil desde a posse do presidente Lula, em janeiro de 2003. Depende de todos nós.