terça-feira, 11 de novembro de 2014

Silvio Santos e o racismo no SBT

Da revista CartaCapital:

O apresentador e proprietário do SBT, Silvio Santos, cometeu mais uma de suas famosas gafes, neste domingo (9), durante a apresentação do programa “Teleton”. Desta vez, no entanto, a “brincadeira” ganhou teor racista e gerou críticas de telespectadores e internautas nas redes sociais.

O episódio aconteceu quando Silvio Santos entrevistava parte do elenco da novela Chiquititas, formado basicamente por crianças. Por isso, o apresentador perguntou a cada um dos integrantes o que eles quererem ser quando crescerem. Na vez da atriz Julia Olliver, uma atriz negra de 11 anos, ela respondeu que queria ser atriz ou cantora e o dono da emissora ironizou. “Mas com esse cabelo?”, perguntou. “Como assim?”, respondeu confusa a menina. O apresentador riu e continuou a fazer perguntas para as crianças.

O assunto acabou como um dos mais comentados do Twitter. Enquanto uma parte das pessoas defendiam o dono do SBT, alegando que foi “apenas uma brincadeira”, a grande maioria o acusou Silvio de racismo e pediu retratações do apresentador.

No mesmo dia, a própria atriz usou Twitter e Instagram para postar uma montagem em tom de resposta ao apresentador, que também é seu chefe. “Em um país como o nosso, onde a mistura de raças está por todos os cantos, fico triste em ouvir certos comentários maldosos, mas ainda assim agradeço à DEUS todos os dias por ser saudável, ter minha família, ter amigos verdadeiros e trabalhar no que amo, nada e nem ninguém vai apagar o meu talento”, afirmou.

Ela ainda postou uma montagem em que diz ter orgulho do cabelo. “Nada do que me falarem por essa vida afora vai fazer mudar meu caráter. Esse sim é mais importante que meu cabelo. Amo meu cabelo”, diz o texto.

Por conta disso, usuários da rede social escreveram para a menina para pedir que ela “não levasse” a fala como racismo. A criança respondeu, depois de algum tempo, que não estava chateada.

“Galera o mais importante é que ultrapassamos a meta do Teleton, mais de 30 milhões arrecadados. E o meu Patrão Silvio Santos.... Ahhhhh ele pode tudo né??? Não é à toa que ele é o maior comunicador da TV brasileira, inspiração para quem está começando como eu e como tantos. Admiração e respeito a família SBT”, minimizou mensagem no Instagram da menina.

Assista o trecho em que Silvio Santos ironiza cabelo de criança negra.

2 comentários:

Carlos Lima disse...

Passou despercebido um PIOR, o Silvio Santos em dos seus programas cometeu a meu entender um MALDADE, pois colocou a música "com muito amor e alegria" e dedicou aos palestinos quando estavam sendo bombardeados sem dó e nem piedade por Israel, quando no mínimo ele sendo Judeu e gozar da "paz" do Brasil pelo menos no diz a morte de crianças e mulheres e civis na faixa de GAZA, o afã da campanha política deixou essa covardia passar despercebida e o SR ABRAVANEL ainda disse que a sua intenção "causaria polêmica" e realmente passou despercebido. Enquanto os Palestinos levavam bombas na cabeça por israel e cantou e bobagem para os Palestino. Monstro.

esquerdista casca grossa disse...

o que se pode esperar de um sionista???