sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Recessão pesada... no Japão e Itália!

Por Altamiro Borges

Nas manchetes dos jornalões e nos comentários ácidos dos telejornais parece que o Brasil é o único país do mundo em crise. Já nas notinhas, que não despertam a ira dos leitores e telespectadores, fica evidente que a crise econômica é planetária e atinge o coração do sistema capitalista. Os EUA continuam patinando na recessão, apesar dos recentes índices sobre o aumento do emprego. Nesta semana, a mídia colonizada confirmou, em notas de rodapé, que o Japão e a Itália, duas das maiores potências mundiais, também enfrentam enormes dificuldades.

No caso do Japão, o governo revisou para baixo o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Três semanas atrás, a previsão era de redução de 1,6% entre julho e setembro. Agora, segundo o “Financial Times”, a queda é “mais profunda do que as informações iniciais indicavam”: de 1,9% no trimestre. Enquanto o Brasil cresce 0,1% e a mídia oposicionista faz o maior escarcéu, no Japão a situação é mais dramática – de redução do PIB. Mas para os urubólogos da imprensa, com o seu oposicionismo doentio, o Brasil está no abismo e o restante do mundo está no paraíso!

Já no que se refere à trágica situação da Itália, na semana passada a sinistra agência de risco Standard & Poor's rebaixou sua nota para “BBB” – a mesma conferida ao Brasil e que gerou tanto estardalhaço na mídia. A S&P informou que “revisamos nossas projeções de crescimento do PIB real e nominal da Itália para 2014-2017 para 0,5% e 1,2%, respectivamente, ante o 1% e o 1,9% que prevíamos, porque uma baixa inflação persistente e um ambiente de negócios complicado continuam pesando sobre as perspectivas econômicas”.

O cenário econômico mundial segue trágico, o que confirma a grave doença do sistema capitalista. Mas a mídia brasileira, por motivos políticos, prefere enganar os seus ingênuos leitores e telespectadores. Tristes otários!

*****

Leia também:






0 comentários: