sábado, 10 de janeiro de 2015

Anastasia e o “lava-jato” de Aécio

Por Altamiro Borges

Em mais um vazamento ilegal da Operação Lava-Jato, o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi acusado nesta semana de ter recebido grana do esquema de corrupção na Petrobras. Segundo reportagem da Folha, "no depoimento de 18 de novembro passado, o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, disse que entregou R$ 1 milhão ao então candidato a governador a mando do doleiro Alberto Youssef em 2010". A denúncia caiu como bomba no ninho tucano. De imediato, o cambaleante Aécio Neves tentou lavar a imagem da sua criatura. O mesmo leviano e bravateiro que utilizou outros vazamentos ilegais para acusar a presidenta Dilma de ter sido reeleita graças "a uma organização criminosa", agora corre para salvar o seu correligionário mineiro. Haja cinismo!

Segundo o insuspeito jornal tucano, a citação do nome do ex-governador ainda está sob análise na Justiça Federal do Paraná. "Não foi encaminhada à Procuradoria Geral da República até agora porque Antonio Anastasia só recuperou o chamado foro privilegiado às vésperas do recesso judicial, quando foi diplomado senador". Ainda de acordo com a Folha, "na declaração, o policial afirmou que levou o dinheiro a uma casa em Belo Horizonte e que Youssef disse que o destinatário era o então candidato tucano, que se elegeu governador. 'Tempos mais tarde, vendo os resultados eleitorais, identifiquei que o candidato que ganhou a eleição em Minas era a pessoa para quem eu levei o dinheiro'', afirmou".

Diante das acusações, o atual senador demonstrou a sua indignação com os vazamentos ilegais. Ele também jurou que não conhece o policial e o doleiro. "Esta acusação é totalmente fora da realidade. Meu único patrimônio é moral, tenho toda uma reputação de honestidade. Fica até difícil comentar algo tão absurdo'', reagiu Antonio Anastasia. Já o cambaleante Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, afirmou que a acusação é "falsa e covarde" e garantiu que o seu pupilo é reconhecido "pela honestidade pessoal". Histérico, ele também tentou sair da defensiva e partir para o ataque. Para ele, "o objetivo desta farsa é intimidar e constranger a oposição". Curioso e patético! 

Quando Aécio Neves utiliza de forma irresponsável estes vazamentos ilegais, bem mais amplificados pela mídia tucana, qual é o seu objetivo? Derrubar ou sangrar a presidenta democraticamente reeleita? Instigar as marchas golpistas patrocinadas por alguns lunáticos da extrema-direita? Curar a ressaca da sua derrota eleitoral? Ou lavar a imagem de alguns políticos da oposição demotucana, mais sujos do que pau de galinheiro? Em outubro passado, quando apareceu a primeira denúncia de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras de um grão-tucano, Aécio Neves foi mais cauteloso. Afinal, o ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, já havia falecido. Agora, porém, a reação foi incisiva. Será que há mais sujeira a ser desvendada pela operação Lava-Jato? A conferir!

*****

Leia também:








2 comentários:

Anônimo disse...

Aécio não é de se desesperar por malfeitos de colegas. Tenho outro nome para este comportamento.

Anônimo disse...

Aécio fazendo uma auto defesa ao defender o Anastasía? Aí tem.