domingo, 15 de março de 2015

Direita mostra suas garras. E agora?

Por Altamiro Borges

A direita brasileira, expressão dos interesses dos ricaços, mostrou a sua força nas manifestações deste domingo (15). Os sites dos jornalões e as emissoras de rádio e tevê difundem que mais de um milhão de pessoas participaram dos atos realizados em várias capitais e centros urbanos. Nas fotos e vídeos, imagens assustadoras de suásticas nazistas e pedidos da volta dos militares ao poder e do 'Fora Dilma' - reeleita há menos de cinco meses num pleito democrático. Com as suas diferenças históricas, elas lembraram as fatídicas 'Marchas com Deus pela Família' que prepararam o clima para o golpe militar de 1964. Diante deste cenário, o que fazer? Como dar resposta a essa barulhenta ofensiva da direita?

A tendência natural neste momento é discutir os motivos do afluxo de pessoas neste domingo. Muitos tentam relativizar a força do protesto afirmando que os manifestantes pertencem às classes abastadas - à chamada elite branca - e às egoístas camadas médias da sociedade. Mesmo que fosse verdade, isto não reduz o impacto das marchas. Há também quem acrescente que as manifestações foram induzidas pela mídia hegemônica, que inclusive usou a manhã do domingo para "esquentar" as baterias para os protestos no período da tarde. Isto também não alivia em nada a análise sobre o quadro atual.

Afinal, os barões da mídia há muito apostam na desestabilização dos governos Lula/Dilma. Foi assim no midiático julgamento do "mensalão petista"; na tentativa de pegar carona nas jornadas de junho de 2013; e na Copa do Mundo, quando até a paixão pelo futebol sofreu abalos. É assim, diariamente, nas colunas dos "urubólogos", que espalham o pessimismo sobre a economia. Na campanha presidencial de outubro passado, o partidarismo da mídia ficou ainda mais patente - a capa criminosa da 'Veja' foi a expressão caricata desta agressividade. Mas não adianta reclamar do posicionamento dos barões da mídia. Eles nunca esconderam seus intentos golpistas. Pena que o governo dormiu com o inimigo - e inclusive ajudou a financiá-lo, alimentando cobras! 

Ainda na análise das causas dos protestos deste domingo muitos concentram suas críticas na própria presidenta Dilma. Afinal, ela iniciou seu segundo mandato tentando acalmar o "deus-mercado", com a indicação de ministros ligados ao capital financeiro e a edição de medidas de ajuste fiscal contrárias aos trabalhadores. Com isto, ela afastou os setores que garantiram a sua reeleição - e, de quebra, não acalmou o insaciável "deus-mercado". A presidenta também é criticada por ter abandonado a batalha da comunicação, ausentando-se num período de intensa conspiração golpistas. Estas e outras críticas têm certa procedência, mas também não servem para decifrar o atual contexto político. 

Três personagens políticos decisivos

Mais do que realizar análises e balanços, que exigem maior distanciamento histórico e detalhes sobre os bastidores (internos e externos) da conspiração golpista, o momento exige traçar uma estratégica para enfrentar a ofensiva da direita nativa - antes que seja tarde. Esta é a tarefa mais urgente e requer analisar os personagens em cena. Diante deste cenário, três atores surgem como decisivos para barrar o retrocesso: a esquerda política e social; o ex-presidente Lula; e, principalmente, o governo de Dilma. O futuro da democracia no Brasil está nas mãos destes personagens!

No caso das esquerdas políticas-sociais, compostas por partidos e movimentos populares, a confusão ainda é grande. Numa plenária nacional realizada no sábado passado (7), isto ficou evidente. Ela foi representativa, mas muito polarizada. Alguns setores fazem uma defesa cega, acrítica, do governo e pregam cerrar fileiras em sua defesa - inclusive de suas medidas impopulares. Outros subestimam a força da direita e insistem no discurso - muitas vezes partidista - da oposição frontal ao governo. Os dois extremos estão errados. Talvez o impacto das manifestações deste domingo ajudem a calibrar melhor suas opções. O mais urgente agora é defender a democracia, contra os intentos golpistas da direita, e exigir que o governo Dilma assuma suas bandeiras mudancistas da campanha presidencial.

Já no caso do ex-presidente Lula, ele segue como a maior liderança popular do país - conforme atesta recente pesquisa Datafolha. A direita teme que ele assuma a reação ao golpismo. Não é para menos que ele virou o alvo das mentiras e intrigas dos fascistóides de plantão. Num evento organizado pela CTB da Bahia nesta sexta-feira (13), uma proposta ousada ganhou simpatias. Da mesma forma como Lula liderou a 'Caravana da Cidadania', percorrendo estados e mobilizando milhares de pessoas, não seria o caso de organizar agora uma 'Caravana pela Democracia', alertando a sociedade para os riscos do retrocesso político no Brasil? A partir do Nordeste, base principal de apoio às mudanças em curso nos últimos 12 anos, ele poderia contagiar a militância progressista em todo o país.

Por último, com relação ao governo Dilma, o papel da presidenta é decisivo. Qualquer subestimação das forças golpistas ou visão tecnocrática podem ser fatais para o seu futuro. O momento exige deixar a "bolha" do Palácio do Planalto, percorrendo o país; maior disposição para travar a "batalha da comunicação", enfrentando as polêmicas e desmascarando os golpistas; e, principalmente, a urgente apresentação de uma agenda positiva, que corresponda aos anseios de mudanças expressos na disputa presidencial do ano passado. Num país de tradição presidencialista, o papel de Dilma Rousseff é o mais decisivo de todos. Não há tempo a perder. O momento exige pressa e ousadia!   

*****

Leia também:






10 comentários:

Anônimo disse...

.
MANIFESTANTES PEDIAM DEMOCRACIA E CLAMAVAM
POR AÉCIO NEVES NO LUGAR DA PRESIDENTA DILMA.

.
PROTESTO CONTRA OS “CORRUPTOS” E “FORA DILMA”
EM SALVADOR - A CAPITAL COM MAIOR NUMEROS DE NEGROS NO BRASIL.
VEJA COMO FOI:-
http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploads/2015/03/salvador.jpg
.
.

Adenilson Vieira disse...

Eis um relato de quem viu o Golpe de 2015 Nascer e Crescer "Saudável" no mandato do PT:
O Partido dos Trabalhadores sem o Lula se mostrou que é apenas duas letras e uma cor.
99,9% de Sua militância completamente manipulável e viciada nos noticiários da Direita, assistem a mais um Golpe de Estado, desta vez, facilitado pela Esquerda. Se é o Fim, ainda não sei. Mas, já tenho certeza que é o Começo; do Fim.
Lamentavelmente fomos Traídos pelo Partido mais Covarde de todos os tempos. Que em plena tecnologia da comunicação, permitiu que uma emissora de TV de concessão pública organizasse, e por fim, concretizasse uma crise política desse porte que poderá facilmente resultar em Golpe de Estado. Não acredito que seriam incompetentes para tanto, acredito na Covardia do PT e seus Dirigentes. A militância está abandona aos leões..

Anônimo disse...

O mais ridículo é a mídia vendida colocando uma manifestação que defende a ditadura militar como algo lindo.

luisdiascastro disse...

Uma presidenta que se intimida com panelaço e agora ao invés de falar em cadeia nacional sobre as manifestações manda dois ministros, visivelmente constrangidos, a falarem por ela, esse fato nos leva a indagação cadê a guerrilheira? E é isso que está faltando no Governo liderança, coragem para enfrentar de frente seus inimigos, agora não mais adversários. Eles a estão chamando para luta e ela está se acovardando, se mire nos exemplos, de Cristina K da Argentina, e Maduro da Venezuela, governantes que não se intimidam e partem para a luta e assim conseguem atrair para as ruas os seus partidários, em igual ou até maior número de pessoas. Se Dilma pensou que mandando outros falarem por ela não haveria panelaço se enganou, aqui em Copacabana, no Rio, assim que os ministros começaram a falar um panelaço começou sem grande extensão. Por essa razão, Dilma não se intimide, o PIG quer lhe calar e todas as formas de pressão eles vão usar para alcançar esse objetivo. Portanto, cabe a você somente você reagir e partir para a luta de frente contra seus opositores.

Anônimo disse...

Ó !! Tem alguém lendo seu BLOG, em tempo real:
http://economia.estadao.com.br/blogs/reclames-do-estadao/marcha-da-familia/

Anônimo disse...

Ninguém protestou contra a corrupção do trensalão do PSDB?

Anônimo disse...

..

Anônimo disse...

Penso que as forças populares tem que assumir a dianteira da luta contra a corrupção, que sempre foi o modus operandi desta elite golpista. E o povo trabalhador sofre mais as consequências da corrupção.
Sair à rua cobrando a punição de TODOS os corruptos, de todos os escândalos. Fim da IMPUNIDADE para a elite.
Levantar tambem as bandeiras do combate à sonegação e do imposto sobre grandes fortunas.
Essas são bandeiras que retiram da área de influência da direita fascista os contingentes que estão cansados da corrupção, da impunidade e de serem eles os que se vêem pagando impostos que são desviados.

Anônimo disse...

Concordo com o texto, apenas me responda, Queremos que a Presidente governe com MP ? Ou esquecemos que existe um congresso ultra conservador?

Gabriel P. disse...

Texto perfeito.
E a essa altura nem sabemos mais quais os motivos que levam o governo e o PT além do Lula a não reagirem.
Há algo de muito estranho no ar.
A mídia e oposição destroem o governo no maior descaramento sem ao menos serem incomodadas.