quinta-feira, 2 de abril de 2015

Alckmin é destaque no "dia da mentira"

Por Altamiro Borges

Nesta quarta-feira, 1° de abril – nacionalmente famoso como o "Dia da Mentira" –, o governador tucano Geraldo Alckmin foi "homenageado" em São Paulo. Um vídeo produzido pela entidade ambientalista Greenpeace foi projetado na enorme fachada de um prédio na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação – um dos pontos mais movimentados da capital. O filme começa com o chefão do PSDB, em plena campanha de outubro passado, jurando que "não vai faltar água em São Paulo, não vai faltar água". Na sequência, ele apresenta inúmeros dados que comprovam a descarada mentira do candidato – que cometeu um verdadeiro estelionato eleitoral.

O vídeo mostra que, enquanto milhões de moradores da região metropolitana padecem com a falta de água diariamente, algumas empresas – os chamados grandes consumidores – pagam bem menos pelo consumo. O Greenpeace tem reivindicado que o governo tucano e a Sabesp suspendam os descontos que beneficiam 537 corporações – que consomem cerca de 2,25 bilhões de litros de água por mês, o suficiente para atender cerca de 400 mil pessoas. Com o fim dos benefícios, o Greenpeace estima que a Sabesp poderia arrecadar pelo menos R$140 milhões a mais por ano, em um momento no qual a empresa passa por dificuldades financeiras e precisa investir na melhoria dos serviços à população.

“Infelizmente a gestão da crise da água em São Paulo vem sendo marcada por graves mentiras e injustiças”, afirma Pedro Telles, porta-voz da campanha de Clima e Energia do Greenpeace. “Enquanto a Sabesp e o Governo do Estado cogitam aumentar novamente o preço da água para a população, é inaceitável que grandes empresas continuem recebendo descontos para consumir mais”. No site www.aguaparaquem.org.br, o Greenpeace incentiva a população a enviar emails diretamente ao Palácio dos Bandeirantes e à Sabesp exigindo o fim dos descontos.

O vídeo exibindo no "dia da mentira" está disponível no seguinte endereço:






0 comentários: